Foi incluída na programação oficial do Curta Carajás uma mostra específica de filmes produzidos em Parauapebas e região. Serão cinco curtas de Parauapebas e um de Canaã dos Carajás. A mostra ocorre no sábado, dia 14, a partir das 10h, na Praça de Eventos.
Segundo Ivan Oliveira, curador da mostra e coordenador do Núcleo de Comunicação e Audiovisual da SECULT, essa é uma forma de valorizar e incentivar a produção local. “Todos os filmes locais inscritos no festival serão exibidos, mesmo que não tenham sido classificados para a mostra competitiva. Assim, valorizamos o que é nosso, sem cair no bairrismo”, afirma.
Para o Secretário Municipal de Cultura, Cláudio Feitosa, o festival é o primeiro passo para fortalecer a produção audiovisual no município. “Ainda não temos uma produção forte, mas o Curta Carajás inicia um trabalho nesse sentido. A prefeitura oferece não só o contato com a diversidade de produção cinematográfica, mas uma possibilidade de qualificação por meio das oficinas”, diz.
O festival começa na terça, 10, e vai até o sábado, 14, na Praça de Eventos, em frente à Câmara Municipal. As oficinas de Roteiro e Direção, Produção, Fotografia e Edição ocorrem no Centro Universitário de Parauapebas – CEUP, de 11 a 13 de novembro. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Cultura, rua D, 330, Cidade Nova.
ASCOM CURTA CARAJÁS
Nota do Blogger:
É claro, restam ainda algumas arestas a serem aparadas entre a secretaria e os que fazem a cultura em nosso município, quase sempre excluídos dos eventos por falta de patrocínio. Como bem disse certa vez uma amiga que trabalha com a cultura em Parauapebas, “o papel da secretaria é fomentar a cultura e os que buscam de alguma forma mostrar seus trabalhos. Não cabe a ela emitir juízo de valor, e no caso da desqualificação dos filmes da região isso foi feito”.
Espero que no futuro, o secretário tome pessoalmente certas decisões no tocante ao apoio direcionado ao valores da terra. Acima de tudo, é a decisão politicamente correta, que certamente trará uma maior qualificação e competitividade aos futuros eventos.
12 comentários em “Curta Carajás terá Mostra Local”
Primeira noite do festival de cinema, público comparece numa terça qualquer para assistir o cinema nacional de todos os gêneros e vertentes.
Hoje (11/quarta) começam as oficinas, logo mais a noite, mais filmes, destaque para mostra labirinto que exibirá BREGA S/A, um panorama sobre a cena tecnobrega do estado.
Então…
Com tempo tudo vai se definindo.
Bom festival à todos.
tambem concordo com todos os comentarios. digo mais, as secretaria tinha que ser alocada com pessoas que intende do ramo, como a do caro Feitosa, essa bandeira ele sabe lhe dar, parabens……… nao pegar um Evaldo, vendedor de sapatos pra admin uma secretaria de saúde ai nao tem cada a ver. olha so a secretaria de urbanismo a calamidade que anda nossa cidade, ainda hoje passei no viadulto onde era a entrada da cidade e me deparei com uma obra simplismente ridicula que é aquelo do Sr. Amilton Ribeiro, aquilo é um absurdo mais dizem que estar toda legalizada, é bom a sociedade dar uma olhadinha. os amigos ali de perto estar na hora de se manisfestarem pois as consequencias viram e logo , com a natureza ninguem se brinca e polo que a gente ver ele vai mesmo é manilhar o rio, como a gente sabe que o darci nao pode barrar a obra devido acosdor politicos deveriamos pelo menos manifestar nossos direitos al mp. ou a quem seja cabivel.
É notório ver a secretaria de cultura como a mais atuante este ano entre todas as secretarias de Governo, principalmente no último semestre. Meus comentários vai a diversidade dos eventos e da abrangencia a nível nacional. Se já tivemos fomentado uma identidade cultural no município isso seria negativo, mas como Parauapebas ainda é muito jovem e comporta cidadãos de todo o país, é gratificante ver que nos eventos realizados através da secretaria abrange todos as culturas.
Promover o nome da cidade por meio de realização de evento é o que se busca com ações em um tipo de turismo: o de evento, como assim faz outras cidades no país.
Entretanto, para o bem da cultura local não podemos confundir política de turismo, com política cultural, esta sim está voltada para o apoio e fomento da cultura da cidade, que também é cultura brasileira.
Dessa forma ficam as indagações:
Por que os festivais de cultura que estão acontecendo em Parauapebas, como vários outros nacionais, não destinam uma categoria local com premiação?
Se os artistas locais não têm apoio e respeito em nossa própria cidade, aonde eles encontrarão?
Um forte abraço, Zé Dudu!
Espero ver você seus leitores na exibição dos filmes locais, no sábado.
Parabenizo a iniciativa da Secretaria de Cultura por este evento. Que ele se torne uma tradição e se engrandeça.
O festival de cinema – CurtaCarajás, trás um novo olhar para Parauapebas e região, mais de 150 filmes inscritos, 16 estados brasileiros participando, estamos entrando no circuito de festivais de cinema brasileiro. 4 oficinas sobre a produção audiovisual. A mídia especialidade comentando sobre o festival, jornais do nordeste, centro-oeste e sul do país fazem referência ao festival, por consequência a Parauapebas. O primeiro festival de cinema do interior do Pará.
Realizado em parceria com entidades e iniciativa privada.
Dando acesso as produções de curtametragens nacionais, documentários e animações, gêneros
que não estão no circuito-comercial.
A grande valia deste festival é estar levando o nome da nossa cidade para o resto
do Brasil de uma forma positiva, produtiva, sincera e verdadeira.
E há de se dizer, ouvir e pensar:
Meus caros…
Com o tempo tudo vai se definindo.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
assista cinema nacional.
CurtaCarajás,
Bom festival à todos!!!
Claudio, parabéns sua secretária está sendo um exemplo.
Acho importante todos nós destacarmos o que há de bom, estamos necessitando de boas notícias.
José Rinaldo
Finalmente o Cabra Indignado se dignou a deixar de estar sempre indignado.
Hehehe, brincadieras à parte, concordo com os comentários de todos, em especial o último que cita a célebre frase dque devemos produzir também cultura e não só o minério.
Porque Parauapebas não é uma boa cidade para os que gostam de uma boa formação cultural?
Onde estão os cinemas, teatros, espaços culturais, bibliotecas e livrarias? Penso que com tanta receita disponível, tais empreendimentos deveriam ser corriqueiros. Nada melhor que uma boa peça de teatro, um bom e atual filme, uma boa leitura e espaço de discussão.
É pedir demais?
Alguns diariam que faltam moradias e eu concordo; que faltam alimentos, e eu concordo; que falta uma saúde digna, e eu também concordo. Concordo que falta muito pra nos tronarnos uma cidade atraente social e culturalmente e não uma cidade onde só se pensa em ganhar dinheiro.
Há 25 anos quando aqui cheguei, pensava em morar alguns anos e ir gastar os lucros em uma outra boa cidade. Fui ficando, sem reclamar que está ruim, mas fui ficando, ganhei com muito suor o suficiente para uma boa aposentadoria e o bom sustento da família.
Agora, penso nas minhas filhas, será que as solicitações acima não trariam aos nossos jovens um crescimento intelectual mais apurado, certamente que sim, mas isso fica pra outra hora, pois ja me alonguei mas do que devia.
Acelera o CDC Claudio..vai ter palhinha ?
Deixo de estar indignado nesse momento para parabenizar a equipe da organização do Curta Carajás. É importante valorizar a cultura local, temos qualidade, competência e conhecimento, e muita gente disposta a arregaçar as mangas e produzir coisas boas nos quatro cantos dessa cidade. Precisamos de apoio e grana, pra produzir. Produzir cultura também, não só minério. Porque minério vai embora, o povo fica. Né não, Baena? Djair faz falta na equipe da cultura.
Parabéns à secretaria. Claro que há muito a fazer, mas já é possível ver um pequeno novelo se desdobrando e tomando formas diversificadas, culturalmente. À comunidade, deixemos de ser tão imediatistas, achando que de uma hora para outra teremos os tapetes vermelhos do ‘festival de Gramado’ aos nossos pés. Vale no momento, participar e colaborar com sugestões.
Olha só ai
uma demonstração que há politicos e bons partidos em Parauapebas e fazendo a diferença, essa secretaria está sob a responsabilidade do PPS. muito BOM