Custo do Festival do Futuro tem valores revelados

Apelidado de Lullapalooza, a festa é organizada pela futura primeira-dama Janja
Chamado de Lulapalooza, evento festivo da posse de Lula vai reunir nomes de peso do mundo da música e das artes

Continua depois da publicidade

Brasília – O Festival do Futuro, nome oficial do evento musical que deve ser realizado para comemorar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, dia 1° de janeiro de 2023, em Brasília terá um custo estimado de R$ 8 milhões. “O valor está reduzido porque os artistas abriram mão do cachê que normalmente cobram em suas apresentações”, revelou Rosângela Lula da Silva — a Janja, futura primeira-dama, que coordena os eventos da cerimônia de posse do marido.

Apelidado nas redes sociais de “Lullapalooza”, o evento será realizado na Esplanada dos Ministérios para comemorar o retorno de Lula ao Palácio do Planalto. A Esplanada é o local oficial da cerimônia de posse do Lula e quem estiver no local poderá assistir aos shows gratuitamente.

O Festival do Futuro ou Lullapalooza, ocorrerá após a cerimônia institucional de posse de Lula que receberá a faixa presidencial pela terceira vez — será comandado pelo humorista Paulo Vieira, da TV Globo e Titi Müller, apresentadora do Multishow.Dentre as 20 atrações musicais já reveladas, quatro novos nomes foram anunciados: Margareth Menezes, Paulinho da Viola, Leonardo Gonçalves e Kleber Lucas. Eles se apresentarão em um dos dois palcos instalados na Esplanada dos Ministérios.

O festival deve reunir, portanto, figuras que apoiaram a campanha do presidente. “A alegria vai tomar posse! O Festival do Futuro vai ser histórico!”, afirmou Janja em seu Instagram, já prometendo divulgar mais nomes de artistas.

Informações do Gabinete da Transição indicam que 20 artistas já confirmaram presença. Assim, Janja afirmou no portal quem vai estar no palco: “Os artistas que estiveram conosco nessa caminhada, na vitória do Brasil da Esperança. Artistas que nos acompanharam durante na campanha, que participaram do clipe o Brasil Sem Medo de Ser Feliz, que participaram conosco no segundo turno, que nos apoiaram”.

Como será o Lullapalooza?
Janja antecipou que as atividades culturais devem acontecer ainda pela manhã do dia 1°, com apresentações de artistas do Distrito Federal. Dessa forma, as atrações do Lulapalooza devem começar a partir das 18h30, logo após a cerimônia de posse no Palácio do Planalto.Assim, haverá dois palcos, um ao lado do outro, nomeados de Palco Gal Costa e Palco Elza Soares. “Uma grande homenagem a nossas duas cantoras que perdemos”, revelou Janja.

O que esperar da posse de Lula
O Governo do Distrito Federal também fará a festa da virada do Ano na Esplanada do Ministérios com várias atrações e show pirotécnico, pela primeira vez, após interrupção de dois anos devido a pandemia da Covid-19.

No dia seguinte, 1º de janeiro, haverá a posse de Lula. O turismo em Brasília já está fervilhando, com voos e hotéis lotados para a data.

Confira abaixo os 44 já confirmados:

Aíla, Alessandra Leão, Almério, BaianaSystem, Chico Cesar, Daniel Ganjaman, Duda Beat, Fernanda Takai, Fernanda Abreu, Francisco El Hombre, Gaby Amarantos, Geraldo Azevedo,  Os Gilsons, Jaloo, Jards Macalé, Johnny Hooker, Juliano Maderada, Kaê Guajajara, Kleber Lucas. Lirinha, Luedji Luna, Lukinhas, Leonardo Gonçalves, Leoni, Marcelo Jeneci,

Margareth Menezes (fututa ministra da Cultura), Maria Rita, Martinho da Vila, MC Rahell, Odair José, Otto, Pablo Vittar, Paulinho da Viola, Paulo Miklos, Paulo Vieira (apresentação), Rogéria Holtz, Salgadinho, Tereza Cristina, Thalma de Freitas, Titi Müller (apresentação), Tulipa Ruiz, Urias, Valesca Popozuda e Zélia Duncan

Segundo Janja, outros artistas estão sendo convidados como Gilberto Gil, Emicida, Ludmilla e Caetano Veloso, mas que ainda estão em negociação para participarem do evento.

Exposição de arte
O coordenador do GT de Cultura e integrante da coordenação da posse presidencial, Márcio Tavares, explicou que a festa da posse contará também com a exposição “Brasil do Futuro, as formas da democracia”, com a curadoria feita por ele, pela historiadora Lilia Schwarcz e pelo apresentador e humorista Paulo Vieira.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.