Cuxá com Jambu se prepara para animar o Carnaval em Parauapebas

Criado há três anos, bloco vai às ruas ao som de antigas marchinhas, com acesso gratuito à folia. Organizadores oferecem rifa para levantar fundos para o evento

Continua depois da publicidade

O Carnaval está chegando, e quem curte se fantasiar e brincar ao som de antigas marchinhas já pode anotar na agenda: no dia 1º de março, o bloco Cuxá com Jambu vai invadir as ruas do já proclamado roteiro turístico boêmio de Parauapebas. A concentração acontece às 16h na Associação Búfalos de Ferro (ABF), realizadora do evento, com paradas no Quiosque Algodoal, Raul Rock Bar, The House Boralá, Central da Mídia e Casa de Rock.

É o terceiro ano consecutivo que o Cuxá com Jambu puxa os foliões para um evento que se propõe a resgatar antigos carnavais, com muita brincadeira à base de maisena, confete, serpentina e fantasias criativas e engraçadas. Nada de abadás, com todo mundo vestido igual. Inclusive, haverá concurso de fantasia, com prêmios para as três mais votadas. 

“Muita gente sente falta desse Carnaval lúdico em que, inclusive, os pais podem levar seus filhos sem preocupação para brincar juntos numa mesma folia, assim como pessoas idosas. É a democratização do acesso ao bom Carnaval.  Essa é a proposta do Cuxá com Jambu,” diz Pedro de Oliveira, da ABF, ressaltando que o acesso é gratuito. “Ninguém paga para entrar nessa deliciosa e divertida brincadeira. Nossa lei é diversão para todos, sem distinção”.

O bloco foi criado despretensiosamente em 2023 por um pequeno grupo de amigos, e levou não mais que 50 brincantes para as ruas. Contudo, no ano seguinte, já eram mais de 500 foliões na brincadeira momesca. Para 2025, esse número pode dobrar. “Não esperávamos tanta gente no ano passado. E agora, como a participação deve aumentar, precisamos de recursos para pagar músicos, carro-som e garantir estrutura mínima de segurança para os brincantes se divertirem, e estamos correndo atrás desse apoio,” explica Pedro de Oliveira.

O Cuxá com Jambu já conta com colaboradores e parceiros que doaram produtos para a realização de uma rifa cultural, no valor de R$ 50, a fim de levantar fundos para o bloco. São produtos que vão desde caixinhas de cerveja, quadro artístico até show com o músico André Grijó. “Para produzir o que a gente curte e animar a cidade com responsabilidade, todo apoio é bem-vindo. Inclusive, agradecemos ao Zé Dudu pelo apoio na divulgação,” diz o artista.

Serviço: Quem tiver interesse em comprar a rifa e colaborar com o bloco, deve entrar em contato através do telefone (94) 99146-5666.

plugins premium WordPress