Tirada por Damir Sagolj, uma extraordinária fotografia de um menino morto, cujo corpo estava coberto por uma manta e os olhos cobertos por folhas, foi escolhida a “Foto do Ano de 2018” por um júri internacional na 4a Premiação Fotográfica de Istambul.
A foto foi tirada no campo de refugiados de Balukhali, em Bangladesh. O menino Abdul Aziz e sua família haviam fugido de Myanmar dois meses antes de sua morte por febre. Infelizmente, Abdul Aziz não é a única criança vítima dos contínuos conflitos na região.
Kevin Frayer ganhou o primeiro prêmio na categoria “Story News”, com foto que tirou para a Getty Images. Lukas Schulze ganhou o primeiro prêmio na categoria “Single Sports”, enquanto Pavel Volkov ganhou o primeiro prêmio na categoria “Story Sports”, com sua série de fotos tiradas para o jornal Vechernaya Moskva. Marcus Yam ganhou o primeiro prêmio na categoria “Story Nature & Environment” com seu trabalho para o Los Angeles Times.
Para conferir todos os ganhadores, visite http://istanbulphotoawards.com/
O editor digital sênior da revista Paris Match, Marion Mertens, disse: “Penso que a vencedora deste ano é realmente forte. É uma foto que explica muito sobre o que foi a grande notícia do ano. É uma foto muito comovente”.
O premiado fotógrafo-chefe de esportes da Getty Images, Cameron Spencer, disse que a Premiação Fotográfica de Istambul é importante porque disponibiliza a jornalistas de todo o mundo uma plataforma para mostrar seus trabalhos pelo mundo através de exposições. Segundo Spencer, a Premiação Fotográfica de Istambul oferece aos jornalistas “uma plataforma para mostrar seus trabalhos ao mundo, resultando em uma grande exposição para os fotógrafos”.
O júri formado por profissionais internacionais se reuniu em Istambul de 18 a 21 de março de 2018 e premiou 27 fotógrafos de 22 países. A Istanbul Metropolitan Municipality (IBB), a Turkish Airlines e a Turkish Cooperation and Coordination Agency (TIKA) foram patrocinadores do concurso.
Júri do Concurso Fotográfico de 2018
Foram membros do júri neste ano: Marion Mertens, editor digital sênior da Paris Match, na França; Cameron Spencer, fotógrafo-chefe de esportes da Getty Images; Yuri Kozyrev, fotojornalista da Noor Images; Georges De Keerle, fotógrafo e consultor de mídia visual; Michel Scotto, diretor de desenvolvimento de negócios fotográficos da AFP; Andrei Polikanov, editor de fotojornalismo; Frederic Lafargue, vencedor da Premiação Fotográfica de Istambul do ano passado; Ahmet Sel, editor-chefe de notícias visuais da Agência Anadolu e Firat Yurdakul, editor fotográfico da Agência Anadolu.