No próximo dia 20, a segunda prefeitura mais rica do Pará, comandada por Darci Lermen, vai conferir propostas comerciais de um pregão eletrônico cujo edital ela acaba de lançar nesta quinta-feira (7) para escolher a empresa responsável por fazer a gestão de recursos financeiros destinados ao programa “Lar da Nossa Gente”, um dos mimos do prefeito para a população menos favorecida. A ideia é alcançar 4.000 famílias e garantir a elas moradia digna. As informações são exclusivas do Blog do Zé Dudu.
Orçada em R$ 80,55 milhões, a empreitada, uma das mais caras já realizadas pela Prefeitura de Parauapebas, é encabeçada conjuntamente pelas secretarias de Habitação (Sehab) e Governo (Segov). Até hoje, só licitações abertas no âmbito do Programa de Saneamento Ambiental de Parauapebas (Prosap), pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) e pela Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb) conseguiram superar esse valor.
Pelas regras do edital, a empresa a ser contratada será diretamente responsável por toda a logística de agenciamento da transferência do recurso financeiro, da saída dos cofres públicos à chegada às mãos dos beneficiários do “Lar da Nossa Gente”.
Os beneficiários, no entanto, só vão ver o dinheiro em forma de kit de construção, em lojas de materiais da rede habilitada pela empresa selecionada no pregão. De acordo com a prefeitura, a medida vai “diligenciar com eficácia o gerenciamento automatizado, mediante o uso de tecnologia de informação, proporcionando o bom funcionamento do programa”.
Lar da Nossa Gente
O programa habitacional de interesse social “Lar da Nossa Gente” é divido em quatro etapas. A primeira delas diz respeito à aquisição e ao financiamento de terreno para beneficiar 4.000 famílias contempladas no âmbito da ação. A segunda etapa consiste na liberação do recurso financeiro do kit construção.
Já a terceira etapa do programa aborda a assistência técnica que acompanhará a execução da obra e capacitará cada beneficiário sobre o desenvolvimento da autoconstrução, enquanto a quarta fase é específica à autoconstrução, sendo o beneficiário do programa o responsável pela mão de obra ― se fará ele mesmo ou se empreitará o serviço ― para erguer sua casa.
Conforme o plano piloto do programa “Lar da Nossa Gente”, elaborado pela Sehab, a disponibilização dos limites de crédito aos beneficiários será em etapas e haverá avaliação para comprovação da aplicação do benefício para a finalidade proposta. Neste sentido, há incerteza com relação ao tempo para disponibilização das parcelas e não haverá sincronia entre os beneficiários para disponibilização dos limites de crédito destinados às etapas de baldrame, levante e cobertura de suas habitações.
Esse é, também, um dos fatores pelos quais o governo Darci optou por realizar a licitação no sistema de registro de preços, já que os valores a serem desembolsados para a construção e o tempo em que isso se dará são incertos.
Sobre mais esse programa habitacional, o prefeito Darci Lermem encaminhou áudio ao blog dizendo que, durante seus mandatos, cerca de 10 mil famílias já foram beneficiadas com moradias dignas. Confira:
6 comentários em “Darci solta megalicitação de R$ 80 milhões para programa habitacional em Parauapebas”
Pingback: Saiba o que é notícia na Capital do Minério neste início de semana - ZÉ DUDU
Sou Gessica De Almeida Gomes Fiz meu cadastro Deus abençoe que eu seja comteplada
Aonde será feito o cadastro e quando comeca
Prestar contas kkkkkkk. Isso só pode ser piada. Tem uns aí que estão sorrindo a toa imaginando a grana que vão desviar. Prestar contas kkkkkk, boa piada.
Ganhei o lote fiz o requerimento do kit e ate hoje estou aguardando, morando de aluguel passando por muitas dificuldades, esperando anos e anos pra conseguir minha casa.
Seria muito bom que saisse esse ano de 2023 esse kit pq e dificil espera tanto tempo dessa forma pra quem precisa de vdd.
OLA Como faço para participar desse programa lar da nossa gente?