DC-3 exposto em Carajás faz 70 anos

Continua depois da publicidade

image

O avião que estamos habituados a ver em exposição no aeroporto de Carajás modelo Douglas, DC-3 (versão civil), C-47 (versão militar), faz 70 anos em 2012. Hoje ele é um dos cartões postais da cidade. O que poucos sabem é sua longa trajetória até chegar onde está.

image

DC-3 na década de 50, ainda com matricula PP-AVJ

Foi construído em 1942 originalmente para ser um avião civil, mas foi desviado para o uso militar durante a Segunda Guerra Mundial. A ele foi atribuído o número de série 42-15538 na Força Aérea Americana.

Após a Segunda Guerra Mundial foi vendido para a companhia aérea Taca Airlines de El Salvador, e, em seguida, foi transferida para a Taca Airlines da Costa Rica, e finalmente em 01 de Junho de 1954 foi enviado para o Brasil para uma companhia do mesmo grupo a Real / Aerovias Brasil onde recebeu a matricula brasileira PP-AVJ e o nome “Bahia”, que por sua vez foi vendida para a VARIG em agosto de 1961. VARIG vendeu a aeronave para o Governo do Estado da Guanabara, que alterou sua matricula para PT-CGL, que a empregou no Departamento de Serviços Aéreos e Defesa Civil, no entanto quem a operava era a Jahu Transportadora Aérea Ltda, onde recebeu o nome de “Esperança”. Em 1966, a VARIG comprou o avião de volta e alterou novamente sua matricula para PP-VDM “inscrição que vemos atualmente”, a VARIG vendeu novamente a aeronave para a Companhia Meridional de Mineração S.A. em janeiro de 1972, que por fim a vendeu para a Amazônia Mineração em 1980, sendo o primeiro avião a pousar no aeroporto de Carajás.image

A aeronave em 1971 no aeroporto de Itaituba/PA

Devido ao alto custo de manutenção e a dificuldade de encontrar peças de reposição, a aeronave foi aposentada em 1982.

image

Réplica no Museu Aeroespacial

Curiosamente, no Musal – Museu Aeroespacial, que é o maior e mais importante museu de aviação do Brasil, há um DC-3 restaurado que ostenta a matricula PP-AVJ. Na realidade, este aparelho foi da Força Aérea Brasileira, e nada mais é que uma “replica” que e foi restaurando nas cores que o “nosso” DC-3 ostentava na década de 50 na extinta Aerovias Brasil.

Colaborou o leitor Robson Ferreira Oliveira, contador e apaixonado por aviação. Robson, inclusive, enviou vídeo que é fragmento de um filme antigo onde a aeronave aparece sendo operada ( target=”_blank”>clique aqui).

19 comentários em “DC-3 exposto em Carajás faz 70 anos

  1. william antonio da silva Responder

    Tive o prazer de ter sido uns dos pioneiros na implantacao do projeto CARAJAS..Ate hoje nao tive a oportunidade de retornar.. QUE SALDADES DOS DESAFIOS A CADA DIA..Nao tem preco que pague esta esperiencia de vida..

  2. Denis Responder

    este avião exposto no aeroporto de carajás em Parauapebas, vir muitas informações sobre ele. procurei muito mas não encontrei, ele pousou neste aeroporto vindo de onde? aos amigos que tem esta informação, me respondam quem souber , desde já agradeço.

  3. José Augusto do Rosário Castelo Responder

    Aos amigos pioneiros informo que também faço parte desse grupo de pioneiros, pois cheguei em Carajás em 15 de maio de 1970. Empregado Cia. Meridional de Mineração S/A, fui empregado da Cia. Vale do Rio Doce, até outubro de 1997, mas continuo trabalhando indiretamente do grande projeto Carajás. E foi com imenso prazer que li esta matéria e fica aqui meus agradecimentos.

  4. domingos trindade marques Responder

    Ola amigo rever essa materia me lembra o ano que trabalhei na VALE entre 81 e 85 tenho foto tirada com esse aviao que estava em exposiçaa em frente o clube carajas, Quantas saudades ,

  5. domingos trindade marques Responder

    Ola amigo trabalhei na VALE em 1982 ate 85 tenho foto que tirei com esse aviao o mesmo estava em exposiçao em frenti o ckube carajas, Quantas saudades isso e uma reliqua para mim.

  6. José Lourenço Responder

    Olá.
    Parabéns pelo site.
    tenho um projeto de um livro sobre o Dc-3/C47 e gostaria de saber se vc possui outra fotos do PP-VDM e se eu poderia utilizar estas na reconstrucao de nossa memoris?
    De certo todo o devido crédito seria dado.
    Deste ja muito Obrigado
    J Lourenco

  7. Robson Oliveira Responder

    Cara kasiany ,

    O que pude verificar na minha pesquisa, é que esse avião sempre teve uma alma paraense, desde sua chegada ao Brasil na década de 50, sempre vôo para o Pará, inicialmente na linha Rio/Belém, depois que foi vendido para Varig foi convertido para uma configuração executiva com apenas 16 lugares, e desde 1967 sempre fez vôos fretados e de linha para o Pará, até sua desativação em 1982.

  8. amigo Responder

    Parabens, pela reportagen, é muito bacana recordar, a 29 anos atras, tive a oportunidade de conhecer essa reliquia de aviao, gostei muito, e ate hoje moro em parauapebas, sempre acompanhando o crescimento da cidade, e estou feliz por ter voc que lembra desses detalhes, isso é bom para todos.

  9. Thomaz Braga Responder

    Frank – muito boa sua lembrança. Eram dois avioes que faziam a rota carajas (N1)/Belem/Carajás (N1). O PP-VDM que está em no aeroporto Carajás e o PP-VBW que foi pro Rio de Janeiro para reforma e não retornou. Realmente nós da área de materiais compramos o material para reforma do VDM, em um leilão aeronáutico. Trem de pouso, Pneus, hélices e outros. Eles pousavam na pista de canga do N1. Temos muitas saudades. Parabor, 19, seu Olavo, Osvaldo, tio gala, baleia e muitos outros. Que tempos bons.
    Estive conversando com o Marcel (jornal hoje) e ele tem também algumas boas histórias dos idos anos 80.

  10. kasiany Responder

    Zé li trechos que falam que essa aeronave pousou em carajás, mas só pra tirar uma dúvida de uma discursão que presenciei, eu queria que vc postasse bem claro e por fontes fiéis se essa aeronave fez viagens no pará, desde quando e até quando. grata
    kasiany

  11. De S . Domingos Responder

    Zé você precisa visitar mais MARABÁ .Aproveite e fassa também a sua pesquisa . Assim saberemos se você é bom observador . Hoje tá tudo mudando .Mais já tem outra pesquisa no pau , isto não muda.

  12. Velhos Tempos Responder

    OS PIONEIROS DE CARAJÁS – “VITORIANO, 19(DIZENOVE), PARABÔR E MUITOS OUTROS; SALDADES DOS VELHOS AMIGOS.
    Sr. DELCIO DE OLIVEIRA, FOI O HOMEM QUE TEVE A MISSÃO DE REFORMAR POR COMPLETO E TRANSPORTAR O AVIÃO DO “N5” ANTIGA VILA DO N-5, O MESMO FICAVA PROXIMO DO CLUBE CARAJÁS ENFRENTE, PROXIMO DO CLUBE “CCI”
    MINHA TAREFA FOI EMITIR DUCUMENTOS DE MATERIAIS PARA O SETOR DE COMPRAS “VALE”
    O MATERIAL FOI TODO ORIGINAL, PARA NÃO FUGIR DA ORIGINALIDADE DO AVIÃO.
    TRANSPORTE FOI DE CARRETAS, FOI PRECISO RETIRAR AS DUAS ASAS, TUDO FOI UM SUSSEÇO.
    PARABENS……….MUITO LEGAL REVIVER ESSE MOMENTO. FRANK

Deixe seu comentário

Posts relacionados