O Águia de Marabá Futebol Clube entrou em campo na noite desta quinta-feira (2) para o jogo mais importante de sua história. O Azulão Marabaense encarou o São Paulo Futebol Clube, o Tricolor Paulista, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. O duelo foi no Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém, já que, pelo regulamento da competição para a atual fase, apenas estádios com a capacidade para 10 mil pessoas em diante podem receber as partidas, e o Zinho Oliveira, em Marabá, comporta 5 mil torcedores.
O Mangueirão estava com 70% de torcedores do São Paulo, que aproveitou o momento e venceu pelo placar de 3 a 1. Antes do primeiro gol da partida, o árbitro expulsou o atacante Wander, do Águia, logo aos 31 minutos do primeiro tempo. A equipe do Azulão chegou a abrir o marcador com o golaço de Wender, aos 34 minutos. Só que o Tricolor virou rapidamente, com dois gols de cabeça do atacante Juan, aos 36, e aos 40 minutos ainda da primeira etapa. No segundo tempo, o São Paulo ampliou a vantagem com Luiz Gustavo, aos 17 minutos.
Os dois times voltam a se enfrentar no dia 22 de maio, às 21h, no Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o MorumBIS, em São Paulo. O Águia tem a missão árdua de tentar vencer o Tricolor por dois gols de diferença para levar a decisão da vaga para os pênaltis, ou três tentos para avançar direto para as oitavas de final. Já o São Paulo pode até perder por um gol de diferença que mesmo assim conquista a classificação.
O jogo: Águia caiu para o São Paulo dentro do Mangueirão!
O São Paulo iniciou a partida tendo a maior posse de bola e buscando o ataque. Michel Araújo cruzou dentro da área, Galoppo ajeitou para a chegada de Juan, mas a zaga do Águia conseguiu fazer o corte. Em mais uma tentativa do Tricolor, Michel Araújo recebeu passe e ficou de frente para marcar, o zagueiro Betão conseguiu cortar e aliviar o perigo. Na sequência do lance, Galoppo fez uma grande jogada individual e chutou cruzado, a bola desviou em Caíque Baiano e quase entrou na meta da equipe marabaense.
A pressão era toda do São Paulo. Luiz Gustavo chutou e a bola explodiu na trave; na sobra, o garoto Juan chutou com a meta aberta, e também acertou a trave, perdendo um gol inacreditável no Mangueirão. Em mais uma tentativa do Tricolor, Rodrigo Nestor cruzou para Galoppo, que acertou um belo chute, a bola desviou e passou muito perto da meta do goleiro Axel Lopes. Em uma disputa de bola, Wander acertou um chute no rosto do atleta são-paulino Patryck e recebeu o cartão amarelo. O árbitro foi chamado pelo VAR e mudou de ideia, expulsando o jogador aguiano, aos 31 minutos.
João Moreira cobrou a falta e o goleiro Axel Lopes mandou para escanteio. Na primeira chegada, o Águia abriu o placar. Após cobrança de falta, a zaga do São Paulo cortou mal e Wender acertou um chutaço no ângulo, marcando um golaço, aos 34 minutos, 1 a 0. Só que não deu nem tempo para comemorar. Galoppo cruzou da direita na medida para o atacante Juan, que de cabeça, mandou para o fundo do barbante, aos 36 minutos, 1 a 1.
Logo depois, o Tricolor virou a partida: em mais um cruzamento pela direita, Juan novamente mandou de cabeça para o fundo do gol, aos 40 minutos, 2 a 1 no Mangueirão, para a festa da torcida do São Paulo, que lotou o estádio em Belém. Já no segundo tempo, o time paulista seguiu mandando no jogo. Erick fez boa jogada e chutou, o goleiro Axel Lopes defendeu e na sobra, Michel Araújo chutou e parou em mais uma defesa do arqueiro aguiano.
O VAR analisou um possível pênalti em Michel Araújo, mas o árbitro central mandou o lance seguir. Logo em seguida, João Moreira arrancou pela direita e cruzou para a chegada de Luiz Gustavo, que acertou um belo chute, ampliando para o Tricolor, aos 17 minutos, 3 a 1. O São Paulo queria mais. Bobadilla arriscou de fora da área, a bola passou muito perto da meta de Axel Lopes.
Em uma boa triangulação, Patryck deu passe para Bobadilla, que viu a chegada de Ferreira, o jogador do Tricolor chutou para fora, a bola passou com muito perigo, mas a arbitragem assinalou impedimento no lance. Já nos descontos, William Gomes fez boa jogada individual e finalizou, o goleiro Axel Lopes salvou o quarto gol paulistano. Placar final: Águia 1 x 3 São Paulo.
FICHA TÉCNICA
Águia 1 x 3 São Paulo
- Local: Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém
- Data: 2 de maio de 2024
- Árbitro: Arthur Gomes Rabelo (ES)
- Assistentes: Guthieri Javarini Rodrigues (ES) e Adilson Gomes de Oliveira (ES)
- VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (VAR FIFA – RN)
Águia de Marabá: Alex Lopes; Bruno Limão, David Cruz (João Pabllo), Caíque Baiano, Betão e Wender; Júnior Dindê (Kaique), Patrick Maranhão (Marino) e Hitalo (Daelson); Braga (Alan Maia) e Wander.
Técnico: Mathaus Sodré
São Paulo: Jandrei; João Moreira, Ferraresi, Diego Costa (Sabino) e Patryck; Luiz Gustavo (Ferreira), Rodrigo Nestor (Rodriguinho), Galoppo e Michel Araújo (Bobadilla); Juan e Erick (William Gomes).
Técnico: Luis Zubeldía
- Cartões amarelos: Caíque Baiano, Braga, Wender e Betão (Águia); Rodrigo Nestor, Galoppo e Bobadilla (São Paulo);
- Cartão vermelho: Wander (Águia);
- Gols: Wender, aos 34 minutos do primeiro tempo para o Águia; Juan, aos 36, e aos 40 minutos do primeiro tempo para o São Paulo; Luiz Gustavo, aos 17 minutos do segundo tempo para o São Paulo.
Por Fábio Relvas