Em uma virada impressionante e histórica, o Canaã Futebol Clube pela primeira vez vai disputar o Campeonato Paraense da primeira divisão em 2024. O acesso veio na tarde deste sábado (28), diante do Parauapebas Futebol Clube, em uma partida emocionante dentro de casa, no Estádio Municipal Benezão, em Canaã dos Carajás. Após o primeiro tempo sem gols, a segunda etapa foi dramática com uma virada épica.
O Gigante de Aço abriu o placar com um golaço de Ronald, que acertou um chutaço de sem pulo, no ângulo do goleiro Pedrão, aos 35 minutos. O Falcão não desistiu e virou a partida. Após cruzamento pela esquerda, Flávio Ticó marcou de calcanhar, aos 44, e Marudá acertou um chute forte de fora da área e marcou, aos 54 minutos, o gol do acesso para a equipe de Canaã. Ambos os jogadores do Falcão que marcaram os gols saíram do banco de reservas.
Com a classificação, o Canaã conquistou o acesso e vai disputar a grande final do Campeonato Paraense da Série B1 diante do Santa Rosa, de Icoaraci, que despachou o Santos de Moju e também conquistou sua vaga na elite do Parazão 2024. A Federação Paraense de Futebol (FPF) ainda vai divulgar a data da grande decisão do estadual da segunda divisão.
O jogo: Virada histórica!
A primeira chance foi do Canaã. Paulo Rangel recebeu na esquerda e chutou cruzado, o goleiro Cassiano defendeu com os pés e salvou o Parauapebas. O PFC respondeu com João Victor, que carregou bem pelo meio e chutou rasteiro, mas a bola foi em cima do goleiro Pedrão. Aos 33 minutos do primeiro tempo, o técnico Alexandre Finazzi, do Gigante de Aço, recebeu cartão vermelho do árbitro Dewson Fernando Freitas da Silva por reclamação.
Após uma lambança do zagueiro Mimica, a bola sobrou para Jefinho, que de frente, chutou para fora e perdeu uma grande chance para o Parauapebas. No segundo tempo, Vinícius chutou cruzado, a bola passou do goleiro Pedrão e o atacante Ricardo não conseguiu chegar. Em um contra-ataque, Ricardo recebeu dentro da grande área e chutou por cima da meta do goleiro Pedrão.
O Falcão quase chegou, depois de uma cobrança de escanteio, Railson cabeceou com perigo por cima da trave do goleiro Cassiano. Quem marcou foi o Parauapebas. Balão Marabá cobrou falta, a defesa cortou e na sobra, Ronald acertou um chutaço de primeira no ângulo do goleiro Pedrão, marcando um golaço, aos 35 minutos, 1 a 0 PFC. Só que aos 44 minutos, após um cruzamento da esquerda, Flávio Ticó emendou de calcanhar para o fundo do barbante, marcando o gol de empate do Canaã, 1 a 1. Após o gol houve uma confusão entre os jogadores e o árbitro expulsou dois atletas do Falcão no banco de reservas, Leonam e Alan.
As emoções ficaram para o último lance. Flavio Ticó inverteu o jogo do lado esquerdo para Marudá, que dominou, se livrou da marcação e chutou forte no meio gol do arqueiro Cassiano, marcando o segundo e o da virada do Falcão, aos 54 minutos, para a explosão da torcida no Benezão. Placar final: Canaã 2 x 1 Parauapebas.
“Nós merecíamos demais. É um grupo que trabalhou muito, incansavelmente e nunca desistiu. Essa vitória aqui não tem explicação a não ser Deus. Colocar a Deus sempre na frente de tudo. Não tem segredo, é Deus. A gente fez a nossa parte aqui, mas a gente busca Ele e nos recompensa como nos recompensou agora,” disse Emerson Almeida, técnico do Canaã Futebol Clube.
Por Fábio Relvas