José Omar, cursando faculdade de direito, comenta no post Vale quer explicações, via judiciário, do prefeito de Parauapebas:
Caro Zé Dudu:
“Dispõe o art. 144do Código Penal Brasileiro: “se, de referencias, alusões ou frases, se infere calunia, difamação ou injuria, quem se julga ofendido pode pedir explicações em juízo. Aquele que se recusa a dá-las ou, a critério do juiz, não as dá satisfatoriamente, responde pela ofensa.”.
O pedido de explicações é mera medida cautelar e preparatória, se ao ser apresentada a queixa, o juiz competente para sua apreciação a rejeitará se entender que as explicações apresentadas nos autos da providencia preparatória são satisfatórias.
Na realidade, alguma declaração publica do Prefeito Darci foi considerada,pela Vale, como caluniosa,injuriosa ou difamatória contra a companhia. Que declarações foram essas e em que contexto foram proferidas? O ponto central da questão é este.Para uma melhor avaliação dos seus leitores- e para a noticia ficar mais completa- seria importante que você apurasse o que de “tão grave”foi dito contra a poderosa companhia, para leva’-la a solicitar explicações via judiciário.”
Nota do Blogger: Estou aguardando a chegada dos autos na Comarca de Parauapebas para poder relatar corretamente de que assunto a Vale se refere nos autos, já que o mesmo não tramita em segredo de justiça.
1 comentário em “Declaração do prefeito de Parauapebas teria levado mineradora Vale a interpelá-lo judicialmente”
esse Darci è “doido” será que ele falou do “cemitério” de pneus gigantes que em breve estará ajudando o clima e meio ambiente?,será que falou das multas de coleta de animais silvestres,impetradas pelo instituto chico mendes?, será que falou das enormes crateras que serão deixadas no lugar das montanhas onde antes havia floresta e vegetação de canga e palntas êndemicas,agora substituidas?,ou continua batendo na tecla da inadiplência da vale?,diz ai dudu!