Durante a realização do “I Fórum Amazônico de Defesa Civil”, ocorrido nos dias 26 e 27 de novembro, em Belém, o município de Parauapebas foi reconhecido como melhor prestador de serviço na área de defesa civil no Estado do Pará. O fórum foi realizado dentro do “I Congresso das Cidades Amazônicas” e do “I Congresso Paraense de Municípios – em busca da sustentabilidade”, no Hangar, no período de 24 a 27 de novembro.
Por esse reconhecimento, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Parauapebas foi agraciada com o diploma e medalha “Mérito Defesa Civil”, concedidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar do Pará.
Os prêmios foram recebidos em Belém pelo prefeito Darci José Lermen e pelo coordenador municipal de Defesa Civil, Deuzimar Pereira da Silva, popularmente conhecido por “Branco”.
Em Belém, o prefeito Darci Lermen participou de duas palestras no I Congresso das Cidades Amazônicas: “Segurança pública ‘em estado de alerta’” e “Desenvolvimento local e sustentabilidade dos municípios amazônicos”, respectivamente como coordenador e debatedor dos temas.
Além de Darci Lermen e Deuzimar Branco, o Fórum Amazônico contou ainda com palestras proferidas por representantes do Ministério da Integração Nacional, Ministério da Saúde, Secretaria Nacional de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros do Pará, Defesa Civil da Sudam, Governo do Estado do Pará, Centro Regional de Belém do Cesipan, Universidade Federal do Pará, Prefeitura de Santarém, entre outros órgãos, além de representantes da Defesa Civil dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso e Roraima.
Na apresentação do painel “Experiência municipal em defesa civil – o caso de Parauapebas”, Deuzimar Branco destacou as políticas públicas executadas pela prefeitura junto à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
O coordenador falou do trabalho de acolhimento e apoio junto às famílias que residem em áreas baixas da cidade e todos os anos são despejadas de seus lares por causas da enchente do rio Parauapebas e do igarapé Ilha do Coco.
Durante a exposição, Branco informou que as famílias vítimas de enchente são acolhidas e transportadas para instalações decentes pela prefeitura, onde recebem boa alimentação, agasalhos, medicamentos e orientação higiênica sobre os cuidados que devem ter no período das chuvas.
Palestras como “A política nacional de defesa civil” (Ivone Maria Valente, secretária nacional de Defesa Civil), “Política pública e defesa civil na Amazônia” (Pedro Calmon Pepeu Garcia, superintendente da Sudam em exercício), “O Governo do Pará nas fases de gerenciamento de desastres” (André Luís Assunção de Farias, secretário estadual de Integração Regional) e “Emergência de saúde pública: eventos ambientais” (Wender Antônio de Oliveira, do Ministério da Saúde) também foram destaques no fórum.
No final do evento, as coordenações estaduais e municipais de defesa civil, municípios, instituições públicas e sociedade discutiram e elaboraram a Carta de Belém do I Fórum Amazônico de Defesa Civil.
Fonte: Waldyr Silva
6 comentários em “Defesa Civil de Parauapebas é reconhecida como a melhor do estado”
Branco, aqui é marcos silva da CEDEC. Meu irmão, vc pode nos ajudar enviando informações de sua cidade: quantidade de famílias desabrigadas, desalojadas, quanto abrigos, diariamente disponibilizar a cota do rio, por favor amigão .
kkk. nao precisa ficar nervoso nao anonimo, quando existem semelhança de nomes = a esses que a vanesia colocou ai, é bom que se esplique pra que nao hava duplo sentido tah? mais nao esquenta nao, os brancos estao se afundando mesmo? vai dar pra todos os mesmos sentidos.
Parabens ao Deuzimar pelo trabalho e pela competencia.
Ora caro ignorante anônimo, o Branco, Deusimar Pereira da Silva, o da Defesa civil que recebeu o premio….. qual outro branco recebeu um premio como esse para ser confundido??????????
qual branco vanmesia????? se nao explicar vai confundir muita gente.
Gostaria de parabenizar o Branco, pois ele é exemplo de dedicação e competência que muitos do setor público deveriam seguir. Parabéns Branco!!!