Por Fábio Relvas
Jornalistas e convidados das regiões e sul e sudeste do estado do Pará participaram na tarde desta sexta-feira (22), de uma coletiva envolvendo uma mesa formada por políticos dos Democratas (DEM). A reunião fez parte da programação do 4º encontro regional dos Democratas, realizada no auditório do hotel Vale dos Carajás, em Parauapebas.
Vários temas foram debatidos pela mesa formada por autoridades do partido como: Lira Maia (presidente estadual dos Democratas); Márcio Miranda (presidente da Assembleia Legislativa e Deputado Estadual); Hélio Leite (Deputado Federal); Haroldo Martins (Deputado Estadual); e Marcelo Catalão (presidente municipal dos Democratas).
Assuntos como a greve dos professores, Siderúrgica de Pecém, polêmicas com declarações de vereadores e principalmente o crescimento do DEM, foram levantados por militantes da imprensa local e debatidos pela mesa. Lira Maia aproveitou a ocasião e confirmou que o sindicalista Marcelo Catalão é o nome forte do partido em Parauapebas e que o partido vem muito forte para as eleições de 2016. “Nós estamos percorrendo o estado com diversos encontros. Tivemos em Santarém, agora estamos no sul e sudeste, depois vamos para a região do nordeste como Bragança e logo em seguida para o baixo Tocantins e para encerrar em Belém. Estaremos, em tempo legal, oficializando o nome de Marcelo Catalão e tentando ajudá-lo no que nos for possível.
O pecuarista Marcelo Catalão recebeu muitos aplausos dos presentes na reunião. Catalão concorreu nas eleições passadas para Deputado Federal e teve sua candidatura como ficha limpa. Agora mais fortalecido pelo partido, vem para brigar. “O partido já saiu do gatilho. Falo isso com humildade e não com propriedade. Estamos conversando para buscar uma melhor equipe com maior número de vereadores, tentando escalar o melhor time para o partido”, afirmou Catalão.
Após o debate com jornalistas e convidados, o encontro seguiu na Chácara Rio Verde, onde os políticos do DEM puderam dialogar com a comunidade em geral que foi até o local para poder conhecer mais o partido e tirar suas próprias conclusões. “É um momento de cada um de nós cidadãos comuns analisar a política de Parauapebas. Os políticos eleitos, como os vereadores foram escolhidos pela população”, lembrou Catalão.
No final do encontro um vídeo foi mostrado contando um pouco da história do DEM. Segundo as imagens apresentadas, políticos do partido buscam novas ideias, defendendo um liberalismo moderno. O DEM surgiu em 2007 com um slogan “A Força das Novas Ideias”. “Liderança não se impõe, se conquista. Estamos conversando sobre o crescimento do partido e estamos em fase de defensor do DEM. Somos orientadores do partido levando os interesses do crescimento das cidades”, finalizou Lira Maia.
Para Marcelo Catalão, o anfitrião do Encontro, o partido segue firme em busca de parceiros para a disputa eleitoral do ano que vem. “Eu e o partido estamos trabalhando diuturnamente para formar um time forte em 2016. Teremos nomes de peso para buscar a tão sonhada vaga na Câmara Municipal e, unidos, chegaremos ao Morro dos Ventos para mudar a forma de administrar esse rico município”, concluiu Catalão, que nas eleições de 2014 obteve 40.889 votos como candidato a deputado federal pelo DEM.