Em evento muito concorrido, o Democratas realizou na noite de ontem (12) em Parauapebas o seu III Encontro Regional com o tema “Uma Região Rica Merece Uma Política Forte!”.
O auditório do CEUP recebeu políticos e autoridades de municípios da região, entre eles o presidente do partido no Pará, deputado federal Lira Maia. Buscando renovar ideias e inovar no cenário político das regiões de Carajás e Tapajós, o DEM deu um passo inicial buscando a mudança de hábito na relação político eleitor. “Essa proximidade com o eleitor não deve acontecer somente em época de campanha”, disse Lira Maia, conclamando os presentes a criar um vínculo com os candidatos das duas regiões, fato que culminará com o fortalecimento das mesmas.
Durante a tarde a direção do partido se reuniu por várias horas em um hotel de Parauapebas quando discutiram as diretrizes do partido. Logo após, houve uma entrevista coletiva onde o presidente informou que esse encontro serve para orientar os militantes de como o partido vai agir nas próximas eleições.
Lira Maia afirmou ainda que o DEM tem um quadro completo para disputar as próximas eleições e que isso deixa o partido em uma situação de independência para fazer ou não coligações, enfatizando a importância dos militantes do DEM em conscientizar o eleitor em declinar seu voto para candidatos regionais, já que, segundo Maia, “nenhum deputado de outra região vem aqui defender os interesses locais na hora do pega pra capar”.
O presidente afirmou que as discussões políticas visando o majoritário só devem ocorrer no início do ano que vem, todavia, o DEM já discute se sairá ou não com candidatura a governador. Lira Maia afirmou que não será candidato em 2014 e que trabalhará na coordenação do partido.
Lira Maia disse que o DEM vai se fortalecer a partir das próximas eleições e fará um trabalho de ampliação e preparação do partido visando as eleições de 2016, quando o partido deve lançar candidatura própria em diversos municípios.
Marcelo Catalão disse que o partido vem se fortalecendo, buscando novas lideranças principalmente nas regiões de Carajás e Tapajós, todavia, esse crescimento está sendo feito com muita cautela, já que o horizonte são as futuras eleições.
Questionado se o DEM irá lançar o deputado goiano Ronaldo Caiado à presidência da república no ano que vem, Lira Maia disse que hoje não há muitas opções de candidaturas, já que a presidente Dilma, em sua opinião, não vem fazendo um bom governo; que a candidatura de Aécio Neves ainda está titubeando e sem uma definição partidária pelo seu nome; que a candidatura de Eduardo que com a anexação de Marina Silva é um perigo para a Amazônia, já que ela foi terminantemente contra a produção na Amazônia. Com isso, afirmou o deputado, a candidatura de Ronaldo Caiado vem ganhando força por se tratar de um político sério, corajoso, de reputação ilibada e de uma liderança ímpar. Para Lira Maia, Caiado será um nome interessante para ser colocado em discussão para a sociedade brasileira e se tudo der certo o lançamento dessa candidatura será feita em fevereiro do ano que vem.
Sobre Parauapebas, Lira Maia afirmou que vários militantes do DEM estão no atual governo de forma direta ou indireta, mas que política não é algo que se faz sem projeto. Para ele há de se ver as conveniências, pois “político que bate na mesa e diz que tem que ser assim não é um grande político”. O partido tem que ter a ansiedade de ocupar cargos, tem que ter projetos para isso. Contudo, afirmou Maia, isso não significa que projetos devem ser atropelados. Em política o importante e anexar outros projetos aos seus e se ter um rumo a seguir, sem constrangimentos, respondeu Maia quando perguntado se o DEM terá candidatura majoritária em Parauapebas nas eleições de 2016.
Marcelo Catalão se disse pré-candidato do partido a deputado federal e que “estará fazendo o seu trabalho dentro e fora do partido para isso aconteça, salientado que cada município tem suas particularidades e que conhece sua região como poucos, assim como conhece suas necessidades e a falta de políticos para defendê-la.
Confira as imagens do II Encontro Regional do Democratas aqui.