O deputado federal Joaquim de Lira Maia ficará no comando do Democratas (DEM) no Estado, pelo menos nos próximos seis meses. Ele assumiu a vaga que era do também deputado federal Vic Pires Franco. A Executiva Estadual do DEM comunicou a mudança ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no último dia 6 e ontem, Maia realizou a primeira reunião com a direção do partido.
Na pauta, os planos para o período eleitoral. Maia explicou que o objetivo nas próximas semanas é fortalecer as candidaturas dos Democratas que concorrem a vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa com vistas a aumentar as bancadas. O partido tem hoje dois deputados federais e três estaduais e planejava ampliar a bancada, mas sofreu um revés no período de registro das candidaturas.
As negociações com outros partidos, comandadas por Vic Pires Franco fracassaram e ele e a mulher, Valéria, cotada para disputar uma vaga ao Senado, optaram por não concorrer às eleições deste ano. A decisão surpreendeu até a cúpula do DEM.
Lira Maia ressaltou que o afastamento de Vic Pires Franco do comando do DEM é provisório. Disse que não tem tido contato com o deputado, mas garantiu que não houve atritos no interior da legenda. “O Vic sempre foi muito correto conosco, e embora não concordando com a decisão dele de não sair candidato, temos que respeitar”, disse o agora presidente da legenda no Pará. Para Lira Maia, a candidatura de Vic e Valéria contribuiria para o crescimento do DEM.
FORA DO AR
Vic Pires Franco tem evitado falar com a imprensa e até mesmo com interlocutores próximos. Não tem dado pistas sobre quais os planos a partir de agora.
Até mesmo o blog do deputado usado para falar de aliados e adversários saiu do ar. O deputado encerrou também a conta no twitter onde costumava fazer chamadas para as notícias postadas na página. Ontem o DIÁRIO tentou contato por telefone com Vic e Valéria Pires Franco, mas os celulares de ambos estavam na caixa postal.
Fonte: Diário do Pará
[ad code=2 align=center]