Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (22) mostra que o Pará tem o segundo maior excedente de população masculina do país. Há 97 mil habitantes homens a mais que mulheres. O estado mais populoso da Região Norte só é superado pelo Amazonas, que contabiliza 123 mil homens a mais.
As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu, que analisou os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referentes às características gerais dos moradores. O levantamento detalha até o nível de municípios das capitais, e nesse aspecto Belém destoa do restante do estado por contabilizar 109 mil mulheres a mais que homens. Não há informações para Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas e Castanhal, todos com mais de 200 mil habitantes, de acordo com a última estimativa populacional do IBGE.
Apesar da atualização da Pnad, os números oficiais de população só serão conhecidos quando forem totalizados os resultados do censo demográfico, cuja coleta terá início a partir do próximo mês. Os dados da Pnad poderão, assim, ser comparados com os números precisos e detalhados do censo a fim de avaliar o quanto a população do estado se transformou.
Pará tem 6,4 milhões de “morenos”
Uma curiosidade revelada pela Pnad divulgada hoje é a paleta de cores da população brasileira. O Pará se destaca como uma das Unidades da Federação com maior presença de pessoas de cor ou raça parda, totalizando 6,421 milhões. É praticamente quatro vezes e meia o total da população paraense que se autodeclara branca (1,452 milhão de habitantes) e oito vezes o volume populacional de negros (775 mil). Em termos percentuais, 73,5% dos paraenses se consideram pardos, 16,6% se enxergam brancos e 8,9% são pretos autodeclarados.
Também chama atenção o envelhecimento acelerado da população paraense. A cada ano, o número de “novinhos” está diminuindo e dando lugar aos “coroas”. Atualmente, 1,389 milhão de paraenses têm entre 30 e 39 anos, sendo esta a faixa etária mais adensada. Em 2021, a população na casa dos 30 anos era de 1,223 milhão.
Por outro lado, a garotada com entre 5 e 13 anos encolheu de 1,505 milhão para 1,302 milhão entre 2012 e 2021, assim como também diminuiu o total de crianças de 0 a 4 anos, que passou de 769 mil para 739 mil. Enquanto a taxa de natalidade cai, o número de idosos avança e é cada vez mais amplo. Hoje, o Pará tem 868 mil “sessentões” (ou mais de idade), muito acima dos 590 mil de 2012.
1 comentário em “DEMOGRAFIA: Sobram 97 mil homens no Pará, revela IBGE”
é muito chifre kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk