DEMOGRAFIA: Sobram 97 mil homens no Pará, revela IBGE

População paraense é majoritariamente morena e está cada vez mais “coroa”, enquanto total de “novinhos” despenca. Mudança demográfica do estado na Pnad será comparada com censo

Continua depois da publicidade

Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (22) mostra que o Pará tem o segundo maior excedente de população masculina do país. Há 97 mil habitantes homens a mais que mulheres. O estado mais populoso da Região Norte só é superado pelo Amazonas, que contabiliza 123 mil homens a mais. 

As informações foram levantadas pelo Blog do Zé Dudu, que analisou os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referentes às características gerais dos moradores. O levantamento detalha até o nível de municípios das capitais, e nesse aspecto Belém destoa do restante do estado por contabilizar 109 mil mulheres a mais que homens. Não há informações para Ananindeua, Santarém, Marabá, Parauapebas e Castanhal, todos com mais de 200 mil habitantes, de acordo com a última estimativa populacional do IBGE.

Apesar da atualização da Pnad, os números oficiais de população só serão conhecidos quando forem totalizados os resultados do censo demográfico, cuja coleta terá início a partir do próximo mês. Os dados da Pnad poderão, assim, ser comparados com os números precisos e detalhados do censo a fim de avaliar o quanto a população do estado se transformou.

Pará tem 6,4 milhões de “morenos”

Uma curiosidade revelada pela Pnad divulgada hoje é a paleta de cores da população brasileira. O Pará se destaca como uma das Unidades da Federação com maior presença de pessoas de cor ou raça parda, totalizando 6,421 milhões. É praticamente quatro vezes e meia o total da população paraense que se autodeclara branca (1,452 milhão de habitantes) e oito vezes o volume populacional de negros (775 mil). Em termos percentuais, 73,5% dos paraenses se consideram pardos, 16,6% se enxergam brancos e 8,9% são pretos autodeclarados.

Também chama atenção o envelhecimento acelerado da população paraense. A cada ano, o número de “novinhos” está diminuindo e dando lugar aos “coroas”. Atualmente, 1,389 milhão de paraenses têm entre 30 e 39 anos, sendo esta a faixa etária mais adensada. Em 2021, a população na casa dos 30 anos era de 1,223 milhão.

Por outro lado, a garotada com entre 5 e 13 anos encolheu de 1,505 milhão para 1,302 milhão entre 2012 e 2021, assim como também diminuiu o total de crianças de 0 a 4 anos, que passou de 769 mil para 739 mil. Enquanto a taxa de natalidade cai, o número de idosos avança e é cada vez mais amplo. Hoje, o Pará tem 868 mil “sessentões” (ou mais de idade), muito acima dos 590 mil de 2012.

1 comentário em “DEMOGRAFIA: Sobram 97 mil homens no Pará, revela IBGE

Deixe seu comentário

Posts relacionados