Denúncias sobre PSS da Prefeitura de Parauapebas lotam Ministério Público

Um denunciante pede ao promotor Mauro Messias que cobre seletivo simplificado como forma de acessar vagas temporariamente; outro critica forma de lotação para agentes comunitários de saúde; outro reclama que contratos temporários atrapalham vida de quem foi aprovado; e um grupo grande questiona PSS e suplica que lista de cadastro de reserva venha ser ampliada

Continua depois da publicidade

Começou a desembarcar na 4ª Promotoria de Justiça de Parauapebas, sob comando do promotor Mauro Guilherme Messias dos Santos, uma enxurrada de denúncias envolvendo o enigmático processo seletivo simplificado que a Prefeitura de Parauapebas intenciona realizar. Seja contra, seja a favor do PSS, que ainda nem saiu e nem sabe se vem, o assunto está na boca do povo e é “babado”. As informações foram levantadas com exclusividade pelo Blog do Zé Dudu.

De segunda (9) para terça (10), teve de tudo tramitando no Ministério Público. A primeira denúncia é do sindicalista Carlos Alessander Alves, o “Carlão”, um dos maiores defensores do funcionalismo. Ele aponta “suspeita de descumprimento de decisão judicial” por parte do governo municipal, que estaria contratando servidores de forma direta em vez de submetê-los ao PSS para preencher vagas temporárias enquanto não se realizam novos concursos.

Por isso, Carlos acionou a 4ª Promotoria para “minimizar os prejuízos que poderão ser feitos aos cofres públicos por contratações baseadas em interesses diversos”. Ela ainda solicitou que o promotor de justiça faça visitas “in loco” a prédios públicos para verificar eventual existência de trabalhadores sem vínculo, bem como pediu que o MP cobre documentação e publicidade de eventual processo seletivo simplificado.

Até o final do dia desta quarta-feira (11), a Prefeitura de Parauapebas não havia divulgado qualquer detalhe em seu portal sobre o PSS, como quadro de cargos e vagas, formas de seleção e datas, mas na última segunda publicou no Diário Oficial do Município extrato de contrato da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) como a banca escolhida para organizar o simplificado. A contratação fora feita na semana passada, dia 3.

Nesta quarta, o Blog do Zé Dudu viu no Diário Oficial o nome do servidor escolhido para fiscalizar o contrato firmado entre prefeitura e banca do PSS, mas nada além disso fora anunciado pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), responsável pelo processo.

Muitos são contrários

Enquanto Carlão busca o PSS como forma de legalizar temporariamente os contratados até que novos concursos sejam realizados, candidatos que estão como “aprovados” no certame em andamento, mas correndo o risco de não aparecerem como classificados dentro do limite das vagas, descem o pau no simplificado e mobilizam o parquet para que pressione a prefeitura a ampliar o número de vagas oferecidas no edital ou a convocar além do anunciado. Há queixas de toda sorte.

Um anônimo reclama para o MP dar jeito na distribuição das vagas para agente comunitário de saúde, uma vez que essa distribuição fora feita com base num zoneamento definido pela prefeitura, e não por bairros em si. “Aí a prefeitura decidiu dividir por zona, e a quantidade de bairros dentro em uma [zona] ultrapassa mais de 10 bairros”, indigna-se. “Então, acho injusta essa decisão de decidir por zona, sendo que o certo é por bairros, e assim garantir o que a Lei 11.350 pede, que é o ACS residir na sua área de atuação”, critica o denunciante. A lei a que ele se refere, de 2006, rege as atividades do agente comunitário de saúde e do agente de combate a endemias.

Outra denúncia feita poucas horas após pede desesperadamente para o Ministério Público barrar o processo seletivo simplificado e priorizar a convocação dos aprovados no concurso até cinco vezes o número do edital, o que dificilmente acontecerá. “Nós, que fomos aprovados, vamos ficar de fora”, alega a denunciante, queixando-se de que o PSS vai atrapalhar a convocação de quem ficar na reserva, ou seja, fora do número das vagas.

A denúncia mais recente, que deu entrada nesta quarta (11), tem as digitais de 69 candidatos aprovados que fizeram apelação coletiva para que o MP intervenha a fim de que, se possível, venham seja ampliado o cadastro de reserva, que leva em conta apenas cinco vezes o número das vagas de provimento imediato previstas no edital. No abaixo-assinado, os candidatos incentivam o MP a “questionar o real motivo por trás da limitação de vagas em cadastro de reserva”.

Por essas e outras, a 4ª Promotoria vai ter muito trabalho para dar respostas a todas essas questões, neste curto começo de ano, que promete ser agitado para o titular do cargo.

44 comentários em “Denúncias sobre PSS da Prefeitura de Parauapebas lotam Ministério Público

  1. Paula do liberdade II Responder

    Pessoal vamos pedir concurso para coordenador pedagógico e auxiliar de turma na área da educação!!
    Aviso ao nobre pedagogo aprovados e não classificados vocês devem que ficar unidos, pois há muitas vagas, vão tentar esconder de todos os lados.
    Boa sorte !!
    Não conte com o sindicato dos professores, uma vez que eles são vendidos, querem manter seus familiares no contrato.
    A Luta é de você, então não levem nada para o sindicato que tem um lado totalmente oposto ao de vocês, pelo sindicato nem teria concurso.

  2. Prof Gil Responder

    Sintepp? O que esse sindicato mequetrefe faz pela classe??????????? Responda quem puder…. sumiu com o precatorio da educação junto com a semed e vocês acham que ele vai dar a mínima pra professor aprovado no fim da fila de um concurso??????????? Amigos e amigas, vamos cair na real!!!!!!!!! De ilusões e fantasias bastas as criadas pelo governo municipal, que está tentando a todo custo enrolar quem estudou e foi aprovado nesse concurso mais enrolado do Brasil….

    • Carlos Augusto Responder

      Reclamem menos, estudem mais, esse é o segredo do sucesso. Cada um tem de lutar pra pontuar o suficiente que permita ficar dentro do limite das vagas em um concurso, daí acaba essa tensão e deixa de existir “uma nuvem de lágrimas sobre seus olhos”, como diria a poeta Fafá de Belém.

  3. Janaina Responder

    Cade o sintepp pra defender os professores aprovados?? Pode mudar o nome pra sindicato dos traidores educadores preguiçosos de parauapebas!! Vai ser o jeito reunir com o prefeito por conta própria pra resolver a situação. Vamos ficar de olho galera!!

  4. Anônimo Responder

    O certo seria fazer um concurso protegendo os locais, ou seja, quem quiser fazer a prova terá que se inscrever presencialmente, evitando que aventureiros tirem as vagas de quem já e de Parauapebas e já tem sua vida aqui e não vai embora porque não se adaptou a cidade, como já aconteceu em outros concursos em que o sujeito faz, passa, toma posse e não aguenta o tranco e pede arrego, então libera a vaga, nova chamada e começa tudo de novo, até que o prazo para chamadas termine, gerando rotatividade o que é prejudicial para o serviço público, uma vez que o município não consiga manter a continuidade dos servicos, com qualidade e eficiência que o cidadão merece, pois é ele quem paga os salários do serviço público com seus impostos recolhidos. Mas em se tratando de Parauapebas, com sua turma de corruptos, está é uma realidade que dificilmente iremos vivenciar, e enquanto existirem políticos preocupados apenas em saquear o município e enriquecerem cada vez mais, o povo que pagará com as consequências da má escolha dos gestores públicos e órgãos classista.

  5. mary Responder

    No edital fala que quem tirar acima de 50% ou igual não será eliminado . A prefeitura tem que chamar todos os aprovados , eu acredito que tem vaga pra todos os aprovados, nas escola tem muito professores contratados.

    • Taynã Responder

      Concurso é PÚBLICO. O próprio nome já diz que não existe isso de prova só para quem mora na cidade.

  6. Mauricio Responder

    Tem uma galera que ficou lá atrás no concurso e que vem aqui fazer do blog um muro de lamentações. Vão caçar o que fazer e estudar pros próximos!!!!!!!

  7. Mirian Brito Da Costa Responder

    Tem uma renca de gente aprovado no concurso que poderia preencher muitas vagas pois era só entrevista Los e ver que muitos possuem várias qualificações, como por exemplo quem fez pra professor tem várias especialidades no currículo pois podem atuar e vários setores.

  8. Kelen Soares Responder

    Edilene, penso que esta mal informada, por lei concurso público é aberto para todos os candidatos de qualquer lugar do País. Não entendi sua colocação.

  9. Valeria Responder

    Esse CARLAO tá querendo aparecer e ganhar nome por causa da eleição do SINSEPAR. Esses defensores dele devem ser da mesma panelinha. Se ele fosse presidente de sindicato, estaria calado igual o do SINTEP, que só mostra a cara em época de eleição, no resto do tempo fica comendo pelas beiradas. O presidente do SINTEP tem parentes e aderentes nomeados e contratados na SEMED, então é conveniente ver o pau correr frouxo.

  10. Marcelo Responder

    Verdade. Tem que da prioridade pra nos q fomos aprovados nesse concurso. Isso é injusto. Deixa nos de lado e derrepente lança processo seletivo. Pra afeta nos

  11. Luís Carlos Responder

    Concordo com o Evandro, eu sou um que fiz a prova para professor pedagogo, tirei uma nota boa mas corro o risco de não ser classificado. Teriam que aumentar o número de vagas e não fazer um PSS.

  12. Chega de maracutaias Responder

    Dá-lhe Carlão!!!! Se não fosse ele batendo na porta do MP direto, nem esse concurso furreca teria acontecido.

  13. Dania Responder

    Eu tbm não entendi a tal “cota” reservada pra negro, no edital é claro que 5% das vagas é para pcd…

  14. Edilene Responder

    A Banca já começou errando, por não pedir na entrega de documentos o título de eleitor, assim facilitando a entrada de pessoas de outras cidades .

  15. Sousa Responder

    Quer passar? Faz igual eu! Estuda e garante a vaga! Paga o preço, sai do blog e vai ficar que a posse é mera consequência. Passei para dois cargos aguardando a nomeação… glória a Deus

    • Carlos Sindeaux Responder

      O MP deve entrar com ação pedindo anulação do concurso nos próximos dias. Vamos aguardar.

  16. Rosangela Silva Responder

    O certo, o legal, é chamar pelo concurso atual todos Professores que a Prefeitura necessitar, mesmo que tenha carência de Professores de disciplinas especificas(Port, Mat, Cien etc), pois tenho certa que entre os aprovados há vários professores com outras formações além de Pedagogia.

    • Anônimo Responder

      Esse Carlão aí está defendendo o pss do ingresso do contratado… Se for por prova é bom , agora se for por mero currículo já é falcatrua! Chamem os aprovados primeiro, depois façam esse pss.

  17. Paulo Ribeiro Responder

    Nos esforçarmos para estudar para passar no concurso publico, o justo é a Prefeitura aumentar a quantidade de vagas oferecidas em edital, pois esse PSS é uma grande evidencia que há necessidade de muitos servidores sim.

  18. Kelen de Jesus Soares Responder

    Eu sou de Santarém Pará,fui fazer o concurso para professora fundamental 1,me surpreendi com esse PSS,sendo que ainda nem fechou as formalidades para assim chamarem os classificados,gera uma incerteza na lisura de todo esse processo,o certo seria ampliar as vagas do edital e realmente lotar e suprir a realidade de demanda do Município. Já estava com o pensamento de entrar com uma ação no MP de Paraupebas solicitando vistas dessa realidade de vagas.

  19. Moura Responder

    Eu estudei muito e tirei a segunda melhor nota na área que eu fiz a prova, pra não correr o risco de ficar de fora kkkk

  20. Bestao de Canaã dos carajas Responder

    Parceiro!
    Se não fosse esse Carlão acredito que nem concurso teríamos. Não vou nem citar seu nome para não dar esse moral. Esse Carlão tem meu respeito, o teu ele nem precisa.
    Carlão sempre coloca informações relevantes, honesto por isso tem credibilidade.
    Acredito que até quem não goste dele deva respirar, como falei não conheço não sou amigo nem funcionário público, mas estou na labuta por um cargo em Canaã dos carajas.

  21. Anônimo Responder

    Será que esse ministério público vale de alguma coisa ainda? Se tem bastante aprovado chama os aprovados! O prefeito que se resolva com seus cabides de emprego.

  22. Canaã está sendo roubada Responder

    Enquanto Parauapebas está sendo o centro das atenções, Josemira gadelha finge não existir no mundo, muda e surda com relação as suas obrigações de realizar o concurso público em Canaã dos Carajás, com servidores contratados com mais de 16 anos de casa e contratando para o Idurb e demais secretarias praticamente todos os dias, a gestora vai se fingindo de morta e se dando bem nas compras de votos de cabides e praticando nepotismo cruzado com a câmara de vereadores, basta colocar os sobre nome dos vereadores no portal de transparência da prefeitura que os parentes aparece mamando nas tetas do executivo…. executivo e legislativo é igual a cumplicidade.

  23. Eli Azevedo Responder

    Tem de reivindicar mesmo, tá certíssimo!!! Concurso mais mal organizado da história e só saiu porque o prefeito rei das limiares ficou com medo. Agora mais essa de pss, tirando a oportunidade de quem tirou nota pra ser aprovado seja nomeado.

  24. Bestao de Canaã dos carajas Responder

    Boa tarde!!
    Não conheço o Carlão, mas respeito e admiro muito. Se em Canaã dos carajas tivermos meio Carlão o negócio era outro.

      • Rogério Cordeiro da Silva Responder

        Estou na torcida que a prefeitura chame todos os professores que alcançaram no mínimo 50% da pontuação da prova.#prefeito chame todos os aprovados

    • Rogério Responder

      Amigo quem não chora não mama…. atente para esses miseráveis vereadores da cidade que só vivem chorando, mentindo em nome da palavra de Deus….. e mamam como bezerro novo. Quem se ferra mesmo é o povo que não tem teta e vive apenas do suor do trabalho…..

      • Bestao de Canaã dos carajas Responder

        É tabu falar dos erros de Canaã aqui neste blog, tenho minhas suspeita, mas rsrs
        Não há concurso em Canaã desde 2014.
        Em 2024 vai fazer uma década sem concurso público na terra prometido.

    • Maria Responder

      Você deveria ter vergonha de vim comentar uma coisa dessas aqui. Desmerecendo quem estuda pra algo melhor pq não baba vereador e prefeito. Tão feio quanto esse prefeito que vem com PSS em vez de chamar gente mais capaz pra assumir as vagas. Você deve ser um que não passa de jeito nenhum em um concurso e quer a vaguinha por meio de vereador.

  25. Oziel Responder

    Eu só acho que todos os aprovados deveriam ir para a prova de títulos e ficar com uma classificação no concurso público.

    • Meire Responder

      A SENHORA CALADA E UMA PRINCESA LINDA NUM JARDIM ENCANTADO, MAS SE MANIFESTAR DE NOVO VAI FICAR LA NO PAVILHAO DAS TERRORISTAS GOLPISTAS, PENSE COM CARINHO!!!!!!

Deixe seu comentário

Posts relacionados