Terminou há pouco a primeira sessão da 7ª Legislatura da Câmara Municipal de Parauapebas, assim como a sessão de posse do prefeito, vice e vereadores.
O que se viu por lá foram ânimos exaltados em torno da eleição do presidente da casa para o biênio 2013/2014. Duas chapas foram apresentadas, encabeçadas por Professor Josineto (PSDC) e Pavão ( PTB).
Logo mais publicarei post sobre a posse, agora pretendo me debruçar a contar os fatos ocorridos durante a discussão para a eleição da nova mesa diretora.
Abertos os trabalhos de escolha da mesa, o vereador pavão, pela ordem, solicitou ao vereador Odilon Rocha de Sanção, que presidia a mesa dos trabalhos por ser o mais velho dos vereadores, uma suspensão da sessão pelo prazo de vinte minutos para que, segundo ele, fosse discutida uma nova versão da chapa apresentada.
Democraticamente, Odilon colocou a solicitação para que os vereadores decidissem se haveria ou não a suspensão. Houve empate em sete votos, ficando decidido através do “voto de minerva” do presidente que o prazo não seria dado e que a sessão continuaria.
Isto foi o bastante para que os vereadores que supostamente apoiavam a candidatura do vereador Pavão a presidência se revoltassem, alguns chegaram a acusar o então presidente de ditador. Os ânimos ficaram acalorados, a população que lotava o plenário se revoltou e como massa de manobra também começou a vaiar e xingar o vereador peemedebista.
Depois de muita discussão, acusações e até ameaças ( os vereadores Major da Mactra e Braz disseram ao vereador Odilon que havia terminado o tempo de ditadura naquela casa e que ele veria, no futuro, que as “coisas” por lá iriam mudar pois “essa casa agora tem vereador” ) foi estipulado um prazo de quinze minutos para que os vereadores discutissem um novo cenário.
Nos bastidores, o que se via era a tentativa do grupo de apoio ao candidato Pavão de cooptar o vereador Josineto para sua chapa, cedendo-lhe a presidência em troca da retirada dos nomes dos vereadores Odilon e Devanir na formação da mesa. Para seus lugares seriam inseridos os vereadores Braz e Irmão Luzinete.
Muito bate boca, invasão de pessoas alheias ao Legislativo e articulações depois os vereadores voltaram ao plenário e elegeram a chapa composta por Josineto (PSDC) como presidente, Arenes (PT) como vice-presidente; Odilon Rocha de Sanção (PMDB), como 1º secretário e Devanir Martins (PP) como 2º Secretário.
Para muitos foi a primeira derrota política do prefeito Valmir Mariano. Para outros, dizem, o prefeito não teve ingerência alguma nas chapas apresentadas. Josineto, apesar de compor sua chapa com vereadores eleitos por partidos que se opuseram ao PSD, foi eleito com o apoio de Valmir e até então continua na base aliada ao governo.
Fato curioso e que pode ter alguma repercussão política foi a mudança no cronograma da sessão. Em um primeiro momento estava previsto que prefeito e vereadores tomariam posse, o prefeito empossado apresentaria seu secretariado e depois concederia uma entrevista coletiva à imprensa que cobria a sessão. Não se sabe por qual motivo mas o anúncio do secretariado ficou para um outro momento, fato que gerou a especulação de que o PSDC, que foi contemplado com a Secretaria de Habitação, poderia perder a Secretaria se Josineto não retirasse seu nome da chapa apresentada. Josineto foi eleito, os secretários não foram anunciados mas, se haverá ou não mudança só o tempo dirá.
A polêmica sessão de hoje serviu para ratificar o poderio político de Odilon Rocha e Devanir Martins, os dois jurássicos edis mantiveram sob suas batutas o acordo pré-estabelecido, mostrando um grande poder de articulação. Serviu também para mostrar aos que agora chegam que o parlamento é o lugar correto para as discussões e que elas, em alguns momentos, podem ser acaloradas e até ríspidas, todavia, jamais se deve, no futuro, perder a ternura.
É preciso que os novatos tenham a consciência que a cada sessão interesses serão postos em jogo e que algumas vezes se ganha e em outras se perde. Aconselho aos mais intempestivos que doravante mantenham em seus gabinetes um bom estoque de maracujina para amansar a excitação e a ansiedade. Como diz o velho ditado: cautela e caldo de galinha nunca fez mal a ninguém!
Uma coisa não se pode negar. Populares, convidados e a imprensa simplesmente adoraram a sessão. Que venham outras!
34 comentários em “Depois de muita confusão, Professor Josineto (PSDC) é eleito presidente da Câmara Municipal de Parauapebas”
O cidadão tem livre arbítrio em sua decisão, porém uma vez dado a palavra e principalmente quando se trata de interesse publico, devemos honrar com os compromissos. Ao caro professor Josineto, não sei se por impulso, pressão e ou interesses pessoais, a decisão de não honrar com os compromissos firmados foi lamentável e com certeza manchará a sua carreira politica. Aos vereadores Major e Bras, parabéns por manter uma postura firme em sua primeira experiencia como parlamentares. Afirmo-lhes que a população de Parauapebas estará sempre do lado certo. E ao vereador Josineto, reflita sobre suas ações e o impacto das mesmas na moral de sua família e no caráter de um cidadão.
Sobre o despejo de hoje 04/01/2013. Não sou contra ajudar quem precisa, mas acho q vocês deveriam analisar melhora opinião que expõe diante da atitulde dk prefeito. Muita gente q diz precisar de moradia, nãi precisa! Só quer ganhar um pedaço de chão para passa-lo p frente.Denegrir a atitulde do prefeito sem analiza-la não eh inteligente. Essa gritaria e excesso de dram, pois esqueceram de analizar o outro lado. Moro miito próximo aquela àrea, e nunca antes alguém havia tentado entrar em minha residência, mas depois da invasão houve uma onda de assaltos na vizinhança, e não foram poucos. Acredito sinceramente que com aquela invasão fica difícil se ter segurança. Pois eh certo q ali tem gente honesta, mas também tem muito malandro atoa sem coragem de capinar um quintal,ou pegar uma faxina p fazer. Preferem adquirir as coisas do modo mais sujo. Não vou mentir que estou feliz com o despejo e me sentindo mais segura c a retirada daquele pessoal dali. Deus abençoe os que realmente precisam, mas os mal caráter que explodam!
Esse anonimo, que se acha entendido na politica , e escreveu esse monte asnera deve ser mais dos desmanmado da era “Bel Darci”, que graças a Deus acabou .
Valmir e prefeito de un mandatoo so. Enquanto ele pagava de gatinho, recitando un poema q dizia ter sido inspirado pellas mulheres bonitas de Parauapebas… Poema q na verdade e se autoria do poeta e rmancista Vitor Hugo. Eu olhava con meu olhar de eleitora e percebia claramente q ele nao tem copetencia para fazer metade do q promete. Esta no topo do poder vaidoso sem responsabilidade. Na mesma sequencia Pavao q con seua aliados e familia realizaram uma verdadeira baxaria, mostrando que nao governa nem suas proprias palavras, tratandi com falta de respeito o presodentw q ministrava os trabalhos. Lusinete bastoy falar em perder o cargo q esquceu das eacrituras sagrdas que tanto faliu em seu discurso. Bras faltou com respeito dentro da casa de leis. Uma balacada.
Pessoal na politica é muito comum esse tipo de manobra, vamos relembrar: No mandado passado o acordo feito pelos vereadores era que o então vereador Massud fosse o quarto presidente e na ultima hora mudou para o Zé Alves o próprio atual prefeito Valmir Mariano em 2010 foi candidato a Deputado pelo PDT para ser candidato á Prefeito em 2012, segurou até o ultimo momento para sai do partido, e agora meus amigos vocês que estão falando mal do Prof, Josineto fiquem atento pois alguns desses vereadores que se dizem de palavra vão mudar de lado logo, logo. Parabéns Josineto fez a coisa certa assim vai poder atender as pessoas que realmente te ajudou e daqui a quatro anos será reeleito assim como aconteceu com o Valmir.
Infelizmente o povo tem a memoria curta!
Na vida de um grande homen seu carater deve ser incontestavel . O meio mais rapido de se esquecer disto é entrar pra politica .
so sei que todos roubam e muuuuuuuuuuuuito tenham certeza disso,so que tem uns que são mais honestos e que os interesses são menos egoistas.O prof° josineto é apenas vitima das articulações daqueles que não querem se meter na merda.
Parabéns ao Josineto pela postura firme, garantindo assim um lugar digno para um homem digno, que foi eleito e ajudou à eleger um prefeito e que e seguida foi colocado de escanteio sem posição no governo. Parabéns ao vice Jose Arenes, Odilon, Devanir e demais da mesa e chapa vencedora.
A quem diz que a relaçao da Camara e Prefeitura municipal não tem nenhuma importância e influência na sociedade, pergunto onde são aprovados os regimentos, projetos e orçamentos de obras da cidade? Na Camara Municipal meus amigos.
Portanto, esse prefeito Valmir sem palavra, deve se ver no espelho, pois politica não é um empresa do porte “Integral”, que não cumpre nem com suas obrigações trabalhistas.
Politica, um prefeito, tem fazer suas obrigações e com receio de não entender de politica, caso contário, vc poderá arcar até criminalmente pela sua futura falta de conhecimento pelo que acontece em suas Secretarias, com sua aminesia de conhecimento de todos…
O povo estava aguardando 2 anos pra esse governo de fixção, chegasse no topo do nada, mas pelo visto, não passa de uma grande armação entre pessoas mal intensionadas e o velho bode de barda de Belém, enfim NADA…
CHUPA PAVÃO….
Regimento Interno da Câmara Municipal de Parauapebas:
Art. 264 – A Câmara poderá cassar o mandato do Vereador quando:
III – proceder de modo incompatível com a dignidade da Câmara ou faltar com o decoro na sua conduta pública (Decreto-lei federal 201/67, art. 7º, III);
As consecutivas derrotas: percentual de suplementação; Liga Esportiva; e Mesa Diretora, apenas expõe o noviço Prefeito da clamorosa falta de habilidade política, quem coordenará a articulação política, o sr. Célio Costa, este nem conhece a cidade ou os políticos daqui, guardemos na memória o dito pelo Ver. Odilon “do poder que a câmara e seus vereadores detém…”, então caro Noviço Prefeito, ABRA SEUS OLHOS……
Já me decepcionei muito com a postura de alugumas pessoas qdo chegam ao poder. Na verdade, elas não mudam, apenas revelam o que de fato são! Quer conhecer alguém, delegue poder a ela! Aí, verás de fato quem ela é!!! Os políticos só se dizem preocupados com o povo qdo estão nos palanques. Passando essa fase, os interesses próprios prevalecem acima de qualquer coisa. Não me iludo mais com ninguém!!!! Para mim são todos iguais, infelizmente…
Isso que ocorreu na sessão de posse ontem foi de grande decepção,pois mostrou que as pessoas que vão nos representar não passam de um bando de descontrolados.
Não se iludam, pois os discursos onde falavam que o povo é prioridade nos mandatos dos vereadores, não passa de uma grande mentira, pois o que interessam pra eles (vereadores) são a quantidade de dinheiro que eles vão embolsar e o teatro de ontem demostrou isso..
Que isso sirva também pro Pavão refletir, depois de eleito tentou levantar as penas do rabo, penas essas que estao sendo depenadas de uma por uma…
A vcs que falam tanto mal dos vereadores…. principalmente do vereador Pavão, ele eh um homem que costuma cumprir sua palavra, uma pessoa que jah sofreu muito na vida, passando por grandes perdas, mas DEUS foi misericordioso com ele e com a familia dele, fazendo dele um vereador…
ele jah tem uma vida bem equilibrada e confortável, lutar ou tentar lutar pelo melhor para nossa cidade nao eh vergonhoso, e se calar diante de manobras politicas que defendem interesses proprios… que eh vergonhoso!!! PARABENS a todos os vereadores que nao se calaram diante das múmias do nosso cenário politico municipal!!!
Não sei de onde vem os conselhos dados ao Sr. Valmir. Mas sei que a tal receita de Paragominas orienta não importar muito com Camara. Cada um na sua. Executivo executando, Legislativo legislando.Tudo bem se funcionasse.Beleza em Paragominas. Mas Parauapebas vai funcionar? São duas cidades com características muito, mas muito diferentes. Se seu Valmir mudar isto, se acabar com essa relação horrível que existe entre Camara e Prefeitura será um marco que poderá até canonizá-lo(!!). É quase impossivel, até porque as habilidades não estão muito boas.Agora se der errado, aí o Velhote dança, mas dança sem música.
A relação Câmara e prefeitura não é um problema insolúvel, o que é necessário fazer para mudar? Participação dos eleitores, coisa que culturalmente não acontece, pois a grande maioria dos cidadãos, acha que o ato de votar é um fim, o que não é, é sim o início de um processo que precisa ser acompanhado, avaliado e redimensionado quando necessário. A participação popular é elemento principal para o sucesso ou fracasso de uma gestão. Precisamos ser mais atuantes, mais presentes nas sessões da Câmara, questionar com nossos representantes as propostas apresentadas e se contrapor com alguns descalabros que a sensação de poder causa. Omissão é covardia, pessimismo é como um elo trincado em uma corrente.
Realmente o que aconteceu hoje, só serviu para mostrar a população de Parauapebas, o tipo de pessoa que escolheram para nos representar. Trairarem do prof Josineto, ficou até o último momento dizendo que estava de um lado e no fim das contas já tinha sido iludido com a promessa de muito dinheio e poder…E vamos combinar, ele ficou deslumbrado com tudo isso e acabou não pensando nas conseguencias do seu ato.
Essa cupúla foi formada para bater de frente com o atual prefeito escolhido de forma unanime pela população!!!
Quanto a bagunça, esta só começou pq o Odilon não queria permitir a pausa na sessão!!
ABRAM OS OLHOS!!!!!
Isso ja era de se esperar…agora devemos ficar atentos aos atos secretos que ninguem sabe, servidores fantasmas, servidored que moram em outro lugar não trabalham e recebem pontualmente, enfim, essa eleicao foi apenas um detalhe que nao tem influencia nenhuma no poder executivo e para a população.
Segunda derrota do pavão. Eita homem sem prestígio perdeu a liga. E agora a Câmara..
vice e cachorro eh a mesma coisa! nao vale nada!!!!!!! e agora massud quem eh tu no cagar dos pintos????? sabe pq o vereador pavao tem esses perdas??? pq infelizmente a corrupção ainda eh maior do que pessoas boas como ele!
Psiu!Ei voces todos, acordem!!! Não estão vendo q isso tudo q aconteceu na CMP, hoje, é só para dar ibope, q tudo isso é somente teatro??? Voces pensam que “os q estão no poder”,se preocupam com o município e com o POVO??? Mero engano… por trás das cortinas são todos amigos íntimos e dividem o maior lucro. Depois, é só falar em GESTÃO, PROJETOS , PLANEJAMENTOS,blá, blá,blá e quem trabalha mesmo é o servidor honesto q. ai dele, se não bater o seu ponto todos os dias e fazer de tudo para q as coisas funcionem. Esse sim merece o maior respeito e aplausos!!!
As pessoas na maioria das vezes sempre julgam a atitude sem se ater aos fatos. Professor Josineto, cabra macho, honrado e em pouco tempo conquistou a minha admiração. Se levarmos em consideração a realização dos desmontes de compromisso quebrados pela administração municipal, acho melhor comemorar a independência do Poder Legislativo, levando em conta que o estafe do governo com certeza reavaliarão os seus conceitos, principalmente no que diz respeito aos seus interlocutores na construção de quaisquer resultados, sempre acima de tudo lembrando que todas as decisões impactam diretamente no processo de gestão.
Assim comemoremos a novo ano que se inicia e os nobres edis que estiveram com seus ânimos exaltados, já passou e cuidado com as futuras atitudes isso pode causar decoro parlamentar.
Tem dedo do Massud e Zé Rinaldo por trás de tudo isso, Massud tu é esposo de vice, Zé tu nem sentou lá ainda já cometeu graves erros serar que o Velhote não se liga.
vice e cachorro eh a mesma coisa! nao vale nada!!!!!!! e agora massud quem eh tu no cagar dos pintos?????
É uma vergonha o que o vereador Pavão e companhia demostraram na nova Camara municipal até a vereadora que Diz que foi Deus que a colocou lá deu o seu show… Queriam mudar o regimento na hora… Parabéns Odilon por manter a postura o cumprir o regulamento. Parabéns ao Josineto que manteve sua palavra até o final mesmo devido a grande pressão.. agora o tal de Pavão pega o rabo que cortaram e distribui uma pena para os demais vereadores para lembrarem dele daqui 02 anos.
VERGONHO EH VC APOIAR AKELES BANDIDOS.. TRAIDOR…QUE NAO EH HOMEM DE PALAVRA.. josineto eh um vagabundo que estava de um lado o tempo todo e no final se vende para o outro lado(dos bandidos)…. O grupo do vereador pavão estao coberto de razão, estavam e estao tentando lutar por uma cidade melhor. acabar com akela panelinha la dentrooooo…… eles fizeram oq foi certo e a populacao que estavam presente apoiaram eles…! esse tao de odilon num eh merda nenhuma ,se axa o tal so pq eh velho…lugar de velho eh no asilo !
e voce vai chegar lar na velhice um dia
lambendo chao e falando o que nao deve vao trabalhar e apreder votar em pessoas decentes.
O homem tem o direito de mudar de posição que melhor lhe atende, poréem acredito que o prof. Josinete fez da maneira indevida; agoraa não custa negar que ele comprometeu a credibilidade com esta mudança de ‘lado’,que pode lhe custar caro politicamente daqui a 4 anos.
Digamos que a eleição da Liga Esportiva não pode creditar como derrota do novo governo.(Insignificante…Tá nem aí para essa turma…etc…)Depois veio a votação do orçamento e agora a formação da mesa diretora. Sei não!!!. Parece vitoria do Massud. Orelha em pé Sr. Valmir! Aviso:PRECAUÇÃO E CALDO DE GALINHA NÃO FAZ MAL A NINGUÉM.
Estava na platéia vendo o show de algun vereadores que minutos antes em seu discurso até de Deus e das escrituras sagradas falaram. Foi só iniciar o embate e alguns interesses ameaçados que rapidamente mudaram de tom transformando o recinto em uma zona. Espero que todos reflitam nesse momento e lembrem-se o povo foi testemunha ocular desse triste episódio. Agora que cortaram o rabo do pavão no talo, não tenham duvidas.
HUm….mais q babado
Estreia foi hoje da nova novela politica de parauapebas
E foi o maior babado, quer dizer barraco…, ganhou das novelas da globo, rs rs
nao perco o capitulo de amanha por nada, é a partir das 8h no predio da pmp, rs rs
Macho todo mundo e agora Homems sao poucos
Boa Tarde!
Josineto , mostrou hoje o que um homem não deve fazer com sua família, envergonhá-la, fiquei com muita compaixão de vê sua irmã chorar a sessão inteira em troco de 02 anos de presidência na Câmara Municipal, e trair companheiros de base e acima de tudo negar até o último minuto. Sobre o Odilon e Devanir a população já conheçe, infelizmente ainda há pessoas que acreditam piamente na força do dinheiro. Ao prefeito que mostre possicionamento senão de agora em diante seu governo será recheado só de traidores.
Ao professor Josineto, que hoje conta as glórias de ser o presidente da nova Câmara, a que preço professor? Mas uma vez a categoria é envergonhada por um dos seus membros, que decepção! O que dizer aos seus eleitores? Como explicar? Não se encontram palavras para descrever a sensação de vergonha que muitos que o apoiaram estão sentindo agora. Pense senhor Josineto, não o considero mais professor, pois vc não deve ser modelo de comportamento. “O fim, não justifica os meios”, pense e pese bem as consequências des suas escolhas, 4 anos passam rápido e ao que parece, vossa excelência já está mostrando a que veio. Boa sorte!