Depois de quatro horas reunidos, na busca de uma solução, SINTEPP e Prefeitura de Parauapebas entraram, finalmente, em acordo. A prefeitura concederá reajuste salarial de 6,49% ( percentual dentro do limite prudente para que a gestão municipal não ultrapasse a barreira legal da Lei de responsabilidade fiscal) e em contrapartida os professores retornarão ao trabalho na próxima segunda-feira.
“Fizemos todas as contas e para que a categoria não tenha dúvidas, pedimos que formem uma comissão para calcular os números. Tenho certeza que os 6,49 está mais que no limite”, disse o prefeito Darci Lermen, esclarecendo ainda que “o acordo só foi possível por que a categoria de professores se sensibilizou e aceitou voltar às salas de aulas, fato que deixou a administração muito mais tranqüila para reunir com o Sindicato”.
Com relação à ocupação do prédio da prefeitura, o prefeito Darci afirmou que em nenhum momento esteve em cárcere privado, e caso ocorresse acionaria a justiça para tomar as providências cabíveis. “Fiquei trabalhando no meu expediente normal, até 22 horas como todos os dias. Não me senti acuado, logo porque são trabalhadores fazendo suas reivindicações”, esclareceu.
Os professores tentaram entregar para o prefeito um abaixo-assinado, com 500 assinaturas, pedindo a demissão do Secretário Municipal de Educação Raimundo Neto. Entretanto, Darci Lermen não recebeu o documento, e afirmou que poderia até receber, mas não acataria a decisão da categoria.
O restante da pauta de reivindicações ficou para ser discutido posteriormente, em reuniões com a direção dos sindicatos e PMP, que serão ainda marcadas.
[ad code=2 align=center]
25 comentários em “Depois de quatro horas reunidos, PMP e SINTEPP chegam a um acordo”
Apesar de alguns estarem escancaradamente ostilizando os professores, e de certa forma culpando-nos pela eleição do Sr. Darci, uma vez que o nosso voto e o nosso empenho foram fundamentais nesse processo, é preciso deixar claro que os outros candidatos, que já tinham passagem pela prefeitura devem lembrar que fizeram o mesmo ou pior. É certo que a atitude do atual prefeito tem o agravante pelo fato do mesmo já ter sido da classe e infelizmente ter feito promessas que pelo visto não pretende cumprir. Não atrubuam ignorância e falta de informação a nossa categoria, pois a maioria é sim muito bem informada e deixamos claro o que queremos. Ir as ruas dizer o que sentimos é pra nós uma questão de honra e orgulho, pois o nosso movimento deu uma aula e uma lição em muitos que consideravam tal greve impossivel. Se os pais soubessem as carências que existem nas escolas públicas certamente engrossariam as fileiras de nossas manifestações. Ficou claro que a nossa sociedade é omissa e que não consegue sentir a propria dor, como o sapo que pode ser cozido se a água aquecer aos poucos.
Os filhos daqueles que se beneficiam do poder – Prefeito, vereadores e puxa sacos – não estudam nas escolas públicas. Isso é o reflexo de que ela não funciona a contento.
Falta informação a essa sociedade, e nós, em nossos dias de luta, promovemos um grande debate e escancaramos os graves problemas da educação em parauapebas para todos que abriram as suas mentes a essa informação.
Zé Dudu o teu espaço pode até ser criticado por muitos de nossa classe, mas eu o considero fundamental e necessário, uma vez que aqui também se faz o debate.
Uai, a “Mae consciente”, Vania Ribeiro, enlouqueceu?
que comida de rabo é essa no “desembargador”?
Ele só disse a verdade.. O darci já tem dinheiro suficiente para não querer ser mais politico e assim serão com os demais que irão gerir o municipio no futuro.. Politica e corrupção tem o mesmo signficado.. Besta somos nós que não temos a chance que eles tem de “pegar uns trocados extras”.
Ps: O professor marcos ta bravo com vc hein zé? rs
É 13 E PRONTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
AGORA aguenta
eu ja darcydi!!!!! é 13
aguenta agora bando de baderneiros puxa saco
AGORA É JUQUIRA VÂNIA RIBEIRO!!!!! JUQUIRA E PRONTOOOO……..
Os professor estão lutando por um direito que é justo. o que não ficou bem foi falar da vida pessoal dos outros. coisa feia. cada um faz da sua vida o que quizer não é da conta de ninguém. ou alguma professora tá com inveja da vida dos outro.
parabéns zé dudu pelo espaço ao leitor.
Lena
Concordo com professor Raimundo, as cabeças do SINTESP com certeza levaram o deles pra greve parar!!!!!!!!!
Esses são os comandantes do PT. Coitado do caditado do PT, se tiver voto no Peba Sei que população merecer sofrer………..
Prefeito que vergonha pra quem já foi professor e era lider de greve, não da a menor importancia para categoria.
por que moderação ferir com minhas palavras alguém… – se ferir, desculpa. Porém dentro de uma democracia ou qualquer forma de governo a classe de professores deve ser respeitada…….. porém vejos os professores sem preparo sindical e literário…. Peço a eles que sejam verdadeiros nos seus desejos e que fiquem unidos pq o pior estar por vim……. as retaliações estão por vim…. mais uma vez obrigado.
olha são poucos os comentários que tem argumentos lúcidos sobre este assunto “Greve dos Professores” – O sindicato dos professores, provocou e promoveu um desgate politico enorme ao personagem Raimundo Neto, que usa “sua” secretaria como um orgão repressor…… as vezes acho que a sec. de educação é sinônimo opressão “Opressão é o efeito negativo experimentado por pessoas que são alvo do exercício cruel do poder numa sociedade ou grupo social” – NO CASO OS COITADOS DOS PROFESSORES, que tb nao deixam de ser despreparados…. deviam ter agido estrategicamente, devem ler mais, ser agente politicos de fato …. não de manobras curvas que levam ao abismo e o descréditos. Porém não faz mal vcs tiveram pelo o menos á ação nao erraram pela omissão……. VC DONO DO SITE, faça uma análise mais profunda da matéria para que não haja comentários errôneos e difamatórios sobre seu site……… Ei professores se unem …..os erros que vcs cometeram e normal ….. vcs nao foram discipulos de raimundo neto e companhia
obrigado…….
Ta certo o DESEMBARGADOR .parabens falou a verdade ,hheheheheheheehehehehehehehehe
EX companheiro DARCI provou que é um grande canastrão, tudo que era possível de ser feito com a verba que entra anualmente não foi feito. Para onde foi o dinheiro a população quer saber.
Quero aqui refrescar a sua memória: O HOSPITAL MUNICIPAL É O SÉRGIO REIS QUE VEM FAZER OS ACABAMENTOS? E A PONTE MAL FEITA COM ENGENHEIROS INCOMPETENTES E SEM LICITAÇÃO VÃO CONTINUAR CAÍDA? OS BAIRROS DO COMPLEXO ALTAMIRA VÃO CONTINUAR AQUELA CALAMIDADE? E A QUESTÃO DA ÁGUA? A ORLA SAI OU NÃO SAI? E A UNIVERSIDADE QUANDO SAI? VOCÊ DIZIA COM RAIMUNDO NETO QUE OS CURSOS ERAM PAGOS E ERA UMA VERGONHA; CONTINUAM SENDO PAGOS. E A SEGURANÇA QUE IA INSTALAR CÂMERAS NA ENTRADA E SAÍDA DA CIDADE………….. !!!!!!!! E AS OBRAS – QUE O DINHEIRO QUE PARAUAPEBAS RECEBIA DAVA PARA CONSTRUIR A CADA MÊS UMA OBRA DE UM MILHÃO!!!!!??????? O TURNO DO INTERMEDIÁRIO VAI ACABAR OU ERA SÓ BALELA.
FORAM TANTAS PROMESSAS EM DARCI E AGORA O QUE DIZER NESSE ANO POLÍTICO. OLHA AS VAIAS QUE VÃO SER MUITAS.
DESEMBARGADOR LAVA ESSA BOCA PODRE, REVOLTADA antes de se referir aos professores dessa forma. Ao que me consta você foi e ainda é um grande BADERNEIRO E PUXA SACO. Vai procurar o que fazer desocupado. Os professores estudaram e lutam pelos seus diretos.
MAIS RESPEITO COM A CLASSE DE PROFESSORES. SE não fosse um deles hoje com certeza esse IGNORANTE DESEMBARGADOR estaria COMENDO CAPIM NO PASTO COM OS CAVALOS, BURROS E JUMENTOS. Vá catar coquinho sujeito asqueiroso.
(Vânia Ribeiro )
É lamentável é triste é deprimente ficar cara a cara com O OPRESSOR que antes com alguns de seus secretários chamava para lutar pelos mesmos interesses que a categoria de professores hoje almeja.
TENHO ESPERANÇA QUE A CLASSE DE EDUCADORES AINDA SERÃO RECONHECIDOS PELA NOBRE MISSÃO QUE DESEMPENHAM NA VIDA QUE É EDUCAR. CREIO QUE TODOS QUE CONSTITUEM A SOCIEDADE. PASSARAM PELA ESCOLA E POR PROFESSORES, QUE COM CERTEZA LHES ENSINARAM ALGO DE BOM.
EM RELAÇÃO AOS POLÍTICOS VALE RESSALTAR QUE LUDIBRIAM DE QUATRO EM QUATRO ANOS NÃO APENAS PROFESSORES MAS GRANDE PARCELA DA SOCIEDADE ESCLARECIDA OU NÃO. USAM A MAIORIA COMO MASSA DE MANOBRA COM FALSAS PROMESSAS. ELES TEM UM ÚNICO OBJETIVO MELHORAR DE VIDA E SE ESQUECEM RAPINHO DO POVO QUE VOTOU QUE DELEGOU ESSE PODER A ELES(AS). CONSTROEM PATRIMÔNIOS GIGANTESCOS EM QUATRO ANOS QUE COM CERTEZA COM O SALÁRIO QUE GANHAM NEM COM A AJUDA DO GÊNIO DA LÂMPADA MARAVILHOSA.
PARABÉNS A COORDENAÇÃO DO SINDICATO. PARABÉNS AOS PROFESSORES, PAIS, ALUNOS, EMPRESÁRIOS EM FIM TODOS QUE SE SENSIBILIZARAM COM A LUTA DOS PROFESSORES TENTANDO GARANTIR UM SALÁRIO DIGNO E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO.
SANDRA MANCINI (mae de aluno )
É, meu caro companheiro Raimundo Neto da Educação,
Quinhentos (500) professores assinaram pela sua saída, o que tens a dizer? É pouco esse número? No alta da sua empáfia o que achas tu? O Sonho de ser reconhecido (bem reconhecido) parece que vai se esvaindo não é mesmo? Talvez o mesmo sentimento que eu tenho com relação ao nosso governo…
Tudo poderia estar saindo bem mais fácil… O que será que deu errado em nosso governo? Gostaria de uma análise fria, mas sei que não a fará… apesar d tudo, boa sorte, isso parece que vc tem, só isso, vc, joão bernardino e companhia ltda
O TEATRO ACABOU!
Mais uma vez os PROFESSORES serviram de massa de manobra. Ou algém acreditava que essa coordenação do SINTEPP, 90% petista, estaria do lado dos trabalhores? São um bando frustrados e oportunistas sem espaço no governo que querem conquistar poder a qualquer custo, fizeram os professores de palhaços.
Atos e manifestações todos os dias para quê? Somente, para terem um encontro privilegiado com o Prefeito e mais nada, tanto é que assinaram um documento de retorno às aulas sem se quer consultar a Categoria, quanto desrespeito! Ou para se promoverem enquanto lideranças, aparecem, estarem na mídeia e nas próximas eleições serem CANDIDATOS? Cadê os resultados e benefícios concretos? Ou fizeram acordos individuais com benefícios próprios? Porque para os professores mesmemo nada de ganho, só o que ofereceram desde do inicio (6,49%), cadê o 20%? Para ganhar esse reajuste vergonhoso nem se precisava de greve? Ah! prometeram cobrir as quadras. Eu pergunto qual será a empresa que vai superfaturar essas coberturas, uma coisa é certa dos professores de sala de aulas não serão, mas quem sabe poderá ser de um ex-professor?
Mais um TEATRO, talvez nem chege a tanto, um CIRCO seria melhor, uma tremenda palhaçada desse SINTEPP que continua sendo uma vergonha, defende interesses desconhecidos e como sempre, o mais prejudicado serão sempre os mais fracos.
Caros colegas professores fiquemos mais atentos com essa corja de oportunistas que se dizem SINDICALISTAS.
Os dirigentes desse sindicato são um bando de aproveitadores, usaram a categoria para auto promoção dentro do PT de Parauapebas.
Não houve acordo de aumento salarial entre Sintepp e Governo, acabei de chegar da Assembléia dos professores e ouvi toda a ata e isto não está presente, apenas foram re-abertas as negociações. O governo é que continua afirmando que só dará apenas 6,49%, mas enfim diz que abrirá as contas da SEFAZ para convencer o Sintepp. O retorno as aulas é apenas um cumprimento de ordem judicial que prezando pela direito à aula dos alunos, deu 24 horas para o retorno. Porém, está claro na liminar que a GREVE é legal, tanto que não haverá corte de ponto e mais o mérito principal ainda não foi julgado pelo Juiz.
Mais uma vez vc Zé Dudu divulga uma informação equivocada, tenho a certeza que se ouvisse os dois lados da moeda não teria errado, parece que faz o jogo da P.I.G. (Partido da Impressa Golpista), se não quer ser tratado assim, procure ouvir os dois lados, colocar os fatos e então dê a sua opinião, mas cuidado com a lei.
kkkkkkkkkkkkkkkkkk essa é boa, brigaram tanto pra nada!! “nadaram, nadaram e continuaram no seco” esses 6 não dar pra nada. ah e sobre o secretario tah dificil mesmo ele tirar ele pq ele era o braço direito do darci desde a primeira candidatura dele, ele era o babão do darci, ele eo professor alipio!!! é assim mesmo dpois piora… mais eu falei q quem ia ser prejudicado eram os alunos q nao tinham nada a ver com isso. ea questao das escolas?? das quadras??? kkkkkk empurraram com a barriga pra proxima, agora só ano q vem… pq os professores nao vao lembrar disso mais…
realmente precisa de concurso urgente para professores, pois os daqui deste municipio estão sem qualificação nenhuma, parece ate que nunca leram um dicionário!!!
e ainda querem 20% de aumento???
COMO QUE ERA MESMO? “DEIXA O HOMEM TRABALHAR”,”MEU CORAÇÃO É VERMELHO”,
AGORA AGUENTA CALADO BANDO DE BADERNEIROS PUXA SACO!!!
E QUANTO A NÃO VOTAR MAIS EM DARCY,VOCES ACHAM QUE COM O TANTO DE DINHEIRO E PATRIMONIO QUE ELE TEM AGORA ELEAINDA VAI QUERER SABER DEPOLITICA DE PARAUAPEBAS?FALA SERIO NÉ BANDO DE BESTA,ELE VAI É PARA O SUL DO PAÍS CURTIR AGRANA DOSBABACAS COMO NÓS!!!! E PROOONNTOOOOOOO
Aprendam a escrever bando de analfabetos funcionais!!!!!!!!!!!
Bom, O que tenho a dizer é que lamento muito o SINTEPP subsede de Parauapebas ter aceitado esta vergonha que é o reajuste de 6.49%, tenho certeza de que se fosse nos tempos quando o Darci era professor concerteza ele era o primeiro a dizer não a esta falta de vergonha. Darci aproveite bem este resto de mandato por que aque em Parauapebas você, se depender da população não ganha mais nem grémio de escola, quanto mais uma eleição.
Companheiros e amigos profissionais de educação, não vamos desanimar, somos todos trabalhadores, o reajuste salarial foi uma vergonha, más nós mostramos para essa turminha que está aí do que somos capazes. Afinal paralizar por cerca de 20 dias os serviços educacionais de um município como Parauapebas não é facil.
Em palanque Darci disse que na administração de Faisal os professores tinha tancado Faisal na prefeitura, e agora Darci, vc que é tão cheio de ética porque ficou sob marcação dos professores na prefeitura (V Ex. se escondeu porque não podia sair) essse palanque vai ter o que falar nas próximas eleções.
Como diria Boris Casoy este reajuste é vergonha!