O deputado federal Assis Carvalho (PT-PI) propôs ao Ministério da Saúde que a região envolvendo os estados do Piauí, Pará e Maranhão seja usada como piloto para a experiência de implantação do cartão do SUS. O cartão permitirá que o estado que atender o paciente possa receber uma restituição dos gastos pelos estados de origem das pessoas internadas.o Cartão SUS no Piauí, anunciado pelo ministro Alexandre Padilha, há dez dias, quando esteve em Teresina.
A previsão é de que até o final do primeiro semestre o Ministério da Saúde implante em Teresina, como o primeiro estado a receber o serviço. Assis Carvalho defende que a primeira proposta seja feita por região para medir a qualidade e a quantidade de recursos que um estado gasta com pacientes dos outros estados.
Boa parte dos recursos gastos pelo Piauí na saúde é com atendimento a pacientes do Maranhão e Pará. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde de Teresina pelo menos 40% do total de atendimento do SUS no município são com pacientes de outros estados. Segundo o deputado federal, da forma como está prevista a implantação a abrangência, o Cartão SUS só chegará a todo Brasil no final de 2011.
Fonte: Brasil Portais
[ad code=4 align=center]