“A Vale do Rio Doce deveria mudar para Vale do Rio Azedo”, a frase foi pronunciada pelo deputado Domingos Dutra (PT-MA) durante discurso na manhã de ontem (24), em plenário. O pronunciamento é uma manifestação de apoio às denuncias contra a Vale originadas pelos deputados Gastão Vieira (PMDB-MA) e Pinto Itamaraty (PSDB-MA).
De acordo com o deputado, “a Vale está duplicando sua ferrovia São Luís-Carajás. Assim, está invadindo territórios indígenas, territórios de comunidades quilombolas, de forma autoritária, sem garantir a contraprestação necessária e sem respeitar esses demarcações que são sagrados de acordo com a Constituição”, enfatizou o deputado ao denunciar que várias pessoas são mortas e atingidas na sua integridade física porque a mineradora não faz viadutos para permitir, com segurança, a passagem de pessoas em suas obras.
De acordo com o deputado, “as empresas que prestam serviços para a Vale no Estado do Maranhão e no Estado do Pará estão quebrando pela irresponsabilidade da mineradora — que é a maior empresa de mineração do mundo, é a segunda maior produtora de níquel”, disse o parlamentar.
O deputado Domingos Dutra denunciou que a Vale fatura bilhões de reais mensalmente, mas trata os trabalhadores e as empresas prestadoras de serviço de forma desumana. Disse ser inadmissível e inaceitável que uma multinacional como a Vale maltrate os trabalhadores.
Audiência pública – Para ouvir a versão da mineradora, os sindicatos das empresas e dos ferroviários que prestam serviços à Vale, Domingos Dutra sugeriu aos deputados Gastão Vieira, ao Pinto Itamaraty e a bancada maranhense que solicitem aos deputados do Estado do Pará uma audiência pública, na Comissão de Minas e Energia.
Por Luís Cardoso – S.Luís do Maranhão
3 comentários em “Deputado quer que a Vale repare danos da mineradora”
A vale vai suga todas as riquse do Pará e vai deixa um buraca pro povo paraense, nos temos q bota um basta nessa enpresa q so vai tira nossas riquesa e no dia q acaba ela vai da as costa e deixa parauapebas ,
vamos para de ser besta povo do para e maranhao
Indico o documentário Justiça nos Trilhos nele podemos perceber o qto a VALE é cruel e desumana com seus funcinários e com a comunidade por onde ela passa.
Talvez agora alguém dê ouvidos já que é um deputado que esta falando. E só para reforça o que ele diz a Vale oprime todos por onde ela passa… Quem sabe muito bem disso é o pessoal as margens da estrada do Salobo que tem sofrido umilhações e ameaças. A Vale chega, faz o que bem entende com as propriedades alheia e com o meio ambiente e temos que aceitar tudo ou pagamos as conseguencias.