Deputado Zimmer que criar município de Palmares de Carajás, hoje um Núcleo Urbano de Parauapebas.

Continua depois da publicidade

O deputado estadual paraense Milton Zimmer (PT) publicou a seguinte nota em sua página pessoal no Facebook:

“Hoje apresentei projeto de lei que solicita a emancipação política da região de Palmares II , localizada em Parauapebas para se transformar em município. O objetivo e garantir a emancipação e o desenvolvimento da região e entorno com políticas públicas efetivas para melhorar a vida das milhares de famílias que lá residem.

A área foi transformada em assentamento há 18 anos com uma certa infraestrutura como quatro escolas, sendo uma de ensino infantil com doze salas de aulas; outra de ensino médio com quatro salas. Possui posto de saúde, farmácia, praça pública, entre outras.

Em 2011 o Ministério do Desenvolvimento Agrário baixou portaria transformando a área rural em núcleo urbano.

Agora o projeto vai para análise das comissões para depois entrar em votação”.

Nota do Blogger:

Não tomei conhecimento do inteiro teor do projeto, todavia, será que o nobre deputado tomou precauções para que o projeto apresentado seja aprovado? Já que tramita no Congresso Nacional PL 416/2008, do Sen. Mozarildo Cavalcante, que visa normatizar a emancipação ou fusão de municípios e este aponta que alguns requisitos prioritários que devem ser observados na apresentação do projeto. São eles: 

  • Exigência de um núcleo urbano, com um mínimo de edificações com base em 20% da população da área que almeja se emancipar e na quantidade média de pessoas por família.
  • Estudo de viabilidade exigido no Projeto de Lei Complementar deve mostrar a capacidade econômica, político-administrativa e socioambiental e urbana, causadas pela mudança. Esse estudo só pode ser elaborado por instituições públicas com capacidade técnica comprovada.
  • Viabilidade financeira – leva em consideração as receitas de arrecadação própria de agentes instalados, receitas de transferência da União e dos Estados, gastos com pessoal, custeio e investimento.
  • Provas da capacidade de aplicação mínima em Educação (25%) e Saúde (15%), exigidas pela Constituição Federal. Além disso, comprovar que poderá cumprir com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
  • As exigências em relação à viabilidade político-administrativa são as seguintes: o estudo para a criação do novo Município deverá mostrar o número de servidores e a população estimada.
  • No caso das características socioambientais, a área pleiteante precisa fazer um diagnóstico de ocupação urbana, com os dados sobre o abastecimento de água e redes de esgoto, além da estimativa de produção de resíduos sólidos e efluentes.
  • Os limites das cidades desmembradas deverão ser identificados, visíveis e de acordo com o Sistema Cartográfico Nacional ou o Sistema Geodésico Brasileiro.

Importante lembrar que não podem ser aprovados os estudos que mostrem a perda de continuidade territorial e da unidade histórico cultural urbano, quando houver alteração de divisas dos Estados, e se a área estiver situada em reserva indígena ou de preservação ambiental.

O estudo completo de viabilidade tem o prazo de 180 dias para ser feito e após ser apresentado à Assembleia Legislativa Estadual, qualquer cidadão pode entrar com ação de impugnação. Os deputados estaduais terão que promover ao menos uma audiência pública para debater o projeto e divulgar o texto por 120 dias para os interessados, inclusive na internet.

Com a palavra o nobre deputado petista!

11 comentários em “Deputado Zimmer que criar município de Palmares de Carajás, hoje um Núcleo Urbano de Parauapebas.

  1. Leonardo Soares Responder

    Mas que coisa ridícula! Palmares é uma favela, esse deputado deve ter bosta na cabeça!

  2. ZE DA HILLUX Responder

    Deputado ZE MANE CALDO DE PETECA a palmares noa teria como sobreviver ja nascia um municipio falido quer enganar os petista de novo nao e so os SEM TERRA SERIA FACIL DE ENGANAR NESTA ELEIÇAO.

  3. E noís oooo Responder

    Essa postagem me lembra uma celebre frase: “…as vezes não fazer nada é melhor do que fazer bobagem”…. O nobre deputado…vai procurar o que fazer de verdade.

  4. ZE Responder

    MILTON PRA NADA, ESSE É FRAQUINHO QUE SÓ…..”QUE CRIAR OQUE????”””””” KKKKK ERIKA INDIO QUE FAZE BARUIO!!!!!!!!KKKKKKK

  5. Ricardo Correa Responder

    Caro blogger, é muito provável que o deputado não tenha tomado as precauções que você tão bem enumera. Afinal, no reino da politicagem petista, qualquer falácia é válida para enganar seus eleitores.

  6. Aline Alves Responder

    Me parece que o nobre Deputado está bem afim de que a população de Parauapebas recorde que tem um deputado rsrsr…e sobre o outro projeto de criar a região metropolitana de Carajás…alguém sabe dizer como isso está?

  7. MP Responder

    Deputado !
    O povo de Parauapebas lhe elegeu não foi para criar curral eleitoral e sim para defender , presentear e pleitear junto a seus pare na assbleia lesgislativa do Para os anseios sociedade de Parauapebas !

    Pense bem !

    Reflita !

    Deste jeito apenas o Palmares não lhe reelege !

  8. José Carlos Azambuja Responder

    Acho que o dep. Milton Zimer encontra-se desesperado tendo em vista a aproximação das eleições. Sabe o autor do projeto (Zimer) que não terá a mínima chance de vir a ser eleito novamente deputa estadual, daí o absurdo da proposição. Palmares II é um núcleo paupérrimo, sem nenhuma perspetiva de autonomia financeira, além de não compor quantidade suficiente de população. Só mesmo na cabeça de louco petista.

Deixe seu comentário

Posts relacionados

plugins premium WordPress