O Brasil amanheceu com uma tremenda ressaca política em virtude dos acontecimentos do último fim de semana, quando a Polícia Federal conduziu coercitivamente o ex-presidente Lula para prestar depoimento em uma agência da PF. Se para alguns essa ação credencia o país a ingressar no rol dos países onde o Poder Judiciário realmente é isento de interferências políticas e a lei é aplicada “duela a quien duela”, para outros houve excessos por parte da PF e do juiz Moro, que determinou a condução de Lula.
Pessoalmente, legalista que sou, acredito na justiça brasileira apesar de sua morosidade. Assim como acredito que um juiz federal jamais tomaria essa atitude sem se debruçar incansavelmente nos documentos pertinentes ao caso. Colocando em risco toda a credibilidade que conseguiu desde o início da Operação Lava Jato, mesmo tendo o vazamento de informações supostamente sigilosas como seu tendão de Aquiles.
A operação Lava jato trouxe ao país a sensação de que a impunidade não mais prevalecerá. De que, tardiamente ou não, os corruptos e os corruptores devolverão bilhões roubados do povo brasileiro e ainda passarão uma boa temporada atrás das grades.
Mas, no meu íntimo, fica também a sensação de que os empresários estão pagando o pato por algo que se tornou incontrolável no Brasil. Tudo bem que dar dinheiro em troca de informações privilegiadas e de favores de quem “despacha” as licitações é crime. Mas, todos nós sabemos que se não fosse assim, não haveria obras para essas empresas. Barão de Mauá disse, certa vez, que “o melhor programa econômico de governo é não atrapalhar aqueles que produzem, investem, poupam, empregam, trabalham e consomem”.
Parafraseando Euclides da Cunha, eu diria que o brasileiro é, antes de tudo, um forte, já que negócios escusos existem nesse país desde seu descobrimento. De Tomé de Souza, o primeiro governador-geral, até D. Dilma, a atual presidente, todo o dinheiro público aplicado nesse país foi “carimbado” por mãos pouco republicanas. Estudo da Revista Carta Capital aponta que, em 2013 foi de cerca de R$67 bilhões o custo anual da corrupção no Brasil.
Por outro lado, a mesma revista aponta ser de R$500 bilhões os valores que deixam de ser recolhidos aos cofres públicos com a sonegação de impostos. Ou seja, você (governo) me rouba e eu sonego.
Stefan Zweig, escritor, jornalista, biógrafo e dramaturgo austríaco publicou, em 1941, um livro chamado “Brasil, pais do futuro”. O livro era um grande retrato do Brasil sob a ótica de um estrangeiro e um panegírico por uma terra que fascinou o autor. Passados 75 anos, o Brasil continua a ser um país do futuro, já que nossa saúde, nossas estradas, ferrovias, educação… não melhoraram muito, apesar dos pequenos avanços nos últimos 20 anos.
Melhoraremos quando nós, brasileiros, criarmos vergonha na cara, como bem disse Capistrano de Abreu, que propôs trocar todos os capítulos da Constituição por artigo único: todo brasileiro fica obrigado a ter vergonha na cara. Vergonha na cara na hora de escolher seus governantes; na hora de propor uma ajuda ao guarda de trânsito, pois anda com o documento do carro atrasado; na hora de furar uma fila alegando que está ocupado demais para perder tempo ali; vergonha na cara quando sonega impostos, tirando (assim como o político que rouba o dinheiro público) uma sala de aula ou um leito de UTI dos menos favorecidos. Melhoraremos quando pararmos de discutir política partidária e passarmos a discutir ideias; quando pararmos de comparar Lula e FHC; quando nos dermos conta que temos a força e basta sabermos usá-la.
Quem sabe a Operação Lava Jato venha para nos amadurecer. Para mostrar aos nossos dirigentes que é possível fazer diferente e que somos um país sério.
Utopia?
Não, desejo!
29 comentários em “Desabafo de quem só observa”
lula mete medo nessa coja de puritano que ser dono verdade que na verdade sao mais sujo do que pau de galinheiro vejamos o aecio foi citado em tres vezes na delaçao mais foi varrido para debaixo do tapete na questao do dinheiro da capanha do psdb recebeu 45 milhoes das inpreteira que dizer que pt dinheiro e sujo e tambem o finado sergio guerra recebeu 10 milhoes para abafar uma cpi tao nao venha com essa agora sobre apatarmento do fhc em paris refinaria na argentina quando opsdb recebeu 100milhoes quero saber sobreo dinheiro da venda vale cade esse nao tem moral de falar de corupçao mais tem uma coisa que ogorverno da dilma ta invertigando quando gorverno psdb era abafado
“Se é a vontade do povo brasileiro eu promoverei a abertura política no Brasil. Mas chegará um tempo em que o povo sentirá saudade do regime militar, pois muitos desses que lideram o fim do regime não estão visando o bem do povo, mas sim seus próprios interesses”
“General Ernesto Geisel”
O GENERAL GEISEL DISSE TUDO A MUITOS ANOS!!!!
“Se é a vontade do povo brasileiro eu promoverei a abertura política no Brasil. Mas chegará um tempo em que o povo sentirá saudade do regime militar, pois muitos desses que lideram o fim do regime não estão visando o bem do povo, mas sim seus próprios interesses”
“General Ernesto Geisel”
Elio, tens razão, Lula, o presidente mais corrupto da história da república, ainda tentou se sair de vítima.
esse mau caráter fez escola em Parauapebas
pau tem de da em chico Francisco não seja inpacial juis moro em caso coercitiva do lula o tiro saiu pela culatra
a única diferença do lula para os outros marginais já encarcerados
está nas mãos, as do lula falta um dedo.
Concordo em gênero, número e grau com o Molotov!
vamos invertiga mesalao tucano otrensalao tucano o merendao tucano o povo agradece juis moro
Tu já vem de novo né animauro?
Zé, esse negócio de que o Brasil é roubado desde o descobrimento, não cola mais,é exatamente isso o que eles querem,já passou a hora do basta…
Em relação a sonegação,não adianta os pobres mortais cumprirem com sua obrigação,é preciso fazer a faxina antes.
Nos falta civismo básico,aqui é a “terra dos espertos,”país do futebol,terra do jeitinho,levar vantagem por aqui é regra,enquanto o povão achar que a solução está no governo,seremos liderados por malandros,vagabundo na nossa terra é chamado de vossa excelência,aquele que se diz o mais honesto dos mortais,montou uma quadrilha e tomou de assalto o país,pior,tem um montão de cúmplices que se orgulham de eleger esses quadrilheiros a cada quatro anos.
vamos esquecer o passado,deixar o futuro pra depois,precisamos de um país melhor pra hoje…
Concordo em gênero, número e gral com o Ziribomba. Nós somos um povo covarde. Adoramos quando entramos em desgraça e tem um político ladrão para colocarmos a culpa… Outro dia um amigo meu ”faio”, ”broxou”. Olhou pra mulher e disse: – A culpa é do prefeito dessa cidade! – Porque Juvenal? – Porque hoje bati o carro pois o farol lá do centro estava embaçado! – Sim mais ainda não entendi! Retrucou a mulher. – Bati o carro por isso, estou estressado e você sabe, assim não consigo! – Sim e o que tem a ver o prefeito? – É por que o sinal de trânsito é de responsabilidade dele e tava embaçado… kkkk
“Como indício não é prova, podem ter dado um passo maior que a perna. Sobretudo porque a condução coercitiva deu ao episódio uma teatralidade desnecessária. Lula foi presenteado com o papel de vítima, que desempenha há 40 anos com maestria.”
Vítima são os mortos de fome que votam nele e no PT.mesmo entendendo seu raciocínio,também entendo que a justiça não deve se prender as práticas oportunista peculiar a esse pilantra.
Tem que ser conduzido a força quantas vezes se fizerem necessárias.
“No que tange à suposta crítica doutrinária, o instituto da condução coercitiva baseia-se na lei processual penal (cf. Código de Processo Penal, arts. 218, 201, 260 e 278 respectivamente e especialmente o poder geral de cautela do magistrado) e sua prática tem sido endossada pelos tribunais pátrios. Nesse sentido, a própria Suprema Corte brasileira já reconheceu a regularidade da condução coercitiva em investigações policiais (HC 107.644) e tem entendido que é obrigatório o comparecimento de testemunhas e investigados perante Comissões Parlamentares de Inquérito, uma vez garantido o seu direito ao silêncio (HC 96.981). Trata-se de medida cautelar muito menos gravosa que a prisão temporária e visa atender diversas finalidades úteis para a investigação, como garantir a segurança do investigado e da sociedade, evitar a dissipação de provas ou o tumulto na sua colheita, além de propiciar uma oportunidade segura para um possível depoimento, dentre outras.”
“A condução coercitiva é admitida apenas se houver a intimação prévia para comparecer e o cidadão se recusar a depor. Sem a negativa, a condução à força é desnecessária e ilegal.” Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB
Esse marginal já tinha se recusado duas vezes à comparecer para depor no ministério público estadual….o Moro tá corretíssimo.
“Eu só concebo condução coercitiva se houver recusa do intimado para comparecer. É o figurino legal. Basta ler o que está no Código de Processo.”
“Essas medidas investigatórias visam apenas o esclarecimento da verdade e não significam antecipação de culpa do ex-presidente.”
“Manifesto meu integral inconformismo com o fato de um ex-presidente da República que, por várias vezes, compareceu voluntariamente para prestar esclarecimentos perante as autoridades competentes, seja agora submetido a uma desnecessária condução coercitiva para prestar um depoimento.”
Esse é o problema da presidanta,ela confunde ser presidenta do país com ser presidenta do PT.ou seja se rebaixou ao nível do investigado,não que ele seja inocente,mas na condição de chefe de estado,jamais poderia ter externado tal apoio…quebrou literalmente a liturgia do cargo.
O modus operandi de Moro tem se repetido aqui e ali. Ele parece um escritor a ensaiar seus personagens em pequenos contos, preparando-os para um romance. Pois bem, feita a imprópria analogia, é forçoso convir que ele já lançou mão da condução coercitiva dezenas de vezes, como um ensaio da prisão definitiva. Assim, se fosse preciso apostar, diríamos que o ex-presidente Lula está com os dias contados de liberdade. Se pegarmos como exemplo o caso do companheiro Vaccari, que foi conduzido coercitivamente em fevereiro de 2015 e preso em abril, diríamos que Lula está tranquilo até o mês das noivas. Depois disso…
Essa história de condução coercitiva, guardadas as devidas comparações (e são muitas), é mais ou menos o que já disse o pastor Martin Niemöller, na fábula cantada e decantada que termina dizendo “als sie mich holten, gab es keinen mehr, der protestieren konnte”. Vernacularmente relembrando : quando levaram fulano, não protestei… quando levaram sicrano, não protestei… quando levaram beltrano, não protestei… quando me levaram, não havia mais quem protestasse.
juis moro aserviço das elite psdb
a justiça não tem so para pt mais para psdb o aecio foi citado em três delação sera que arquivaram semana passada o fhc foi citado no caso da refinaria na argentina eo psdb levou 100milhoes eo apartamento do do fhc na frança por que não investigação do psdb conta de campanha
Caro Zé Dudu,
Não tenha dúvida que essa operação vai pegar políticos de outros partidos, não só do PT, PMDB e PP. E acho isso muito salutar, porque a corrupção esta encalacrada em todos os partidos e na sociedade brasileira. O Brasil tem que ser passado a limpo.
Walmor Costa
Somos um país de corruptos mesmo, você está certo.
Ta faltando mesmo é vergonha pra deixar de votar nesses petistas
Muito bom texto e gostei também das citações que usou. Quanto ao comentário acima deve ser de um petista apaixonado.
Porque então Valmir mariano não está preso, zebabão. O mesmo já saquei Parauapebas