Durante as buscas às vítimas do desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, realizadas na manhã deste domingo (29), mergulhadores retiraram do Rio Tocantins o corpo que havia sido localizado na última quinta-feira (26), preso em uma caminhonete. A vítima é o vereador Ailson Gomes Carneiro (PSD), de 57 anos.
Outro corpo também foi localizado, na cabine de um caminhão, mas ainda não foi retirado do local. Com isso, sobe para dez o número de mortos e sete pessoas seguem desaparecidas. A informação foi divulgada pela Marinha do Brasil, na tarde deste domingo.
Ainda segundo a Marinha, o órgão conta com 87 militares no local das buscas, além dos 20 militares que participam remotamente, em Belém (PA), do planejamento e logística da operação. Os Corpos de Bombeiros Militares do Pará, Maranhão e Tocantins seguem apoiando a operação.
A Marinha também informou que está à disposição do cidadão para receber informações a respeito de qualquer situação que possa comprometer a salvaguarda da vida humana nas vias navegáveis ou que represente risco de poluição ambiental. As informações podem ser enviadas por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais – 185; e para a Capitania dos Portos do Maranhão – 0800-098-8432 e (98) 2107- 0121.
A ponte na BR-226, que liga as cidades de Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), caiu na tarde do último domingo (22). Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do governo federal, o desabamento aconteceu porque o vão central da ponte cedeu. A causa do colapso ainda vai ser investigada, de acordo com o órgão.
Outras vítimas localizadas
Na terça-feira (24), o corpo de Lorranny Sidrone de Jesus, de 11 anos, foi encontrado no rio, segundo os bombeiros do Maranhão. Ela estava em um caminhão que transportava portas de MDF, com origem em Dom Eliseu (PA).
Por volta das 9h, também foi achado o corpo Kecio Francisco Santos Lopes, de 42 anos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele era o motorista do caminhão de defensivos agrícolas. Ainda na terça, por volta das 11h20, o corpo de Andreia Maria de Souza, de 45 anos, foi encontrado. Ela era motorista de um dos caminhões que carregavam ácido sulfúrico.
No domingo (22), o corpo de Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos, foi localizado. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que ela é natural de Estreito (MA), mas mora em Aguiarnópolis (TO). Um homem de 36 anos, Jairo Silva Rodrigues, foi encontrado com vida por moradores e levado ao hospital de Estreito.
Na quarta-feira (25), foram localizados os corpos de Anísio Padilha Soares, de 43 anos, e de Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos.
Na manhã de quinta-feira (26), mergulhadores localizaram mais dois corpos. Apenas um conseguiu ser retirado da água, após ter sido encontrado por equipes de resgate boiando no rio no fim da sexta-feira (28). A vítima foi identificada como Elisangela Santos das Chagas, 50 anos, esposa do vereador Ailson Gomes Carneiro. No mesmo dia, foi encontrada Rosimarina da Silva Carvalho, 48 anos.
(Fontes: G1 Maranhão e TV Mirante)