O 1º Seminário Interdisciplinar de Administração Pública de Jacundá teve como tema: “Os desafios do administrador público do exercício de sua função”. O evento foi realizado no espaço da quadra poliesportiva da Escola Rosália Correia, como atividade multidisciplinar dos acadêmicos de administração pública EAD UFPA, no sábado, 22.
Entre as propostas do evento o seminário teve como principal objetivo dialogar acerca da atuação dos gestores públicos, ao que tange à conduta profissional do administrador, ao conhecimento da macroeconomia e o uso da matemática para o bom desempenho da função do administrador público, bem como arrecadar recursos para o investimento do Polo da UAB – Universidade Aberta do Brasil.
Com quase 200 inscritos, o público do seminário foi composto por acadêmicos da rede pública e privada, empresários locais e das cidades circunvizinhas, professores, advogados, funcionários da rede municipal e autoridades locais.
Representando a Universidade Aberta do Brasil participou do evento a coordenadora do Polo, Eliana Cossioli Silva, e representando a Universidade Federal do Pará, Joandra Oliveira Santos, tutora presencial dos acadêmicos de administração pública de Jacundá.
Hugo Leonardo Abas Frazão, atualmente Juiz Federal – vinculado ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região atuando no município de Tucuruí – PA, palestrou o tema: A conduta profissional do Administrador Público perante a sociedade (marketing pessoal e ética); Vanildo Pereira da Cruz, professor da rede estadual e municipal de ensino, licenciado em Matemática, abordou “Como os conhecimentos da Matemática poderão auxiliar o Administrador Público, na realização do seu trabalho?”; e Evaldo Gomes Júnior, economista e professor do IEDAR / UNIFESSPA, discorreu sobre “Qual o papel do conhecimento da macroeconomia da atuação do Gestor Público Municipal?”