Por Fábio Relvas
Acabou o sonho da equipe da Desportiva Paraense na 49ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018. Na tarde desta segunda-feira (15/01), o time da cidade de Marituba, não conseguiu segurar a boa equipe do Internacional-RS e foi goleado, por 4 a 0, no Estádio Municipal Breno Ribeiro do Val, o Brenão, na cidade de Osvaldo Cruz, no interior paulista. A partida foi válida pelas oitavas de final da Copinha.
Favorito para conquistar a vaga para as quartas de final, o Colorado foi logo para cima da Desportiva. Em um chute rasteiro, o goleiro Lucas salvou para escanteio. Na cobrança, a bola passou de todo mundo e o zagueiro do time paraense despachou o perigo quase em cima da linha. Blitz total do Inter, Elias disparou de muito longe, a bola explodiu no travessão e na sobra, Netto chutou pela linha de fundo.
Com muito mais posse de bola, o time gaúcho continuou tentando. Lançamento em profundidade para Netto, que bateu rasteiro para a boa defesa de Lucas. Em uma bela troca de passes, Vinicius lançou para Netto, que tocou no meio para a chegada de Brenner, que dividiu com a zaga e marcou, aos 41 minutos, 1 a 0. No lance seguinte, aos 42, cruzamento saiu da esquerda para Netto, que tocou mais uma vez para a chegada de Brenner, o goleiro Lucas defendeu, mas a arbitragem confirmou o gol dizendo que a bola ultrapassou a linha, 2 a 0.
A Desportiva não entrou ligada para o 2º tempo e foi logo tomando o terceiro. O meia Richard arriscou de longe e o goleiro Lucas acabou aceitando, aos cinco minutos, 3 a 0 Colorado. O time paraense não conseguia passar do meio de campo, e o Internacional aproveitava para seguir pressionando. O atacante Brenner disparou um chutaço de fora da área, o goleiro Lucas se redimiu e espalmou com estilo para escanteio.
Elias do Inter saiu driblando e só foi parado dentro da área por Léo, pênalti assinalado pela arbitragem. O lateral-esquerdo Eduardo cobrou com muita categoria no canto de Lucas que pulou, mas não alcançou, goleada gaúcha, 4 a 0, aos 13 minutos. Netto avançou pela direita e chutou forte, parando no goleiro da equipe paraense. A Desportiva finalmente chegou com o perigoso atacante Maranhão, que cabeceou no travessão do goleiro Carlos Miguel.
Apesar dos 4 a 0, a Desportiva Paraense se despediu da Copa São Paulo, com três vitórias, duas derrotas e um empate, sendo a melhor campanha de uma equipe do Pará na história da Copinha. Por sua vez, o time do Internacional segue como favorito para a conquista da competição e agora espera o vencedor de Atlético-PR e Santos-SP para conhecer seu adversário nas quartas de final.