Um detento tentou entrar na Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira (Ferrugem), na cidade de Sinop, a 503 km de Cuiabá, no Mato Grosso, com oito aparelhos de celular com bateria, quatro plugs de cabo USB, sete chips de celulares e um fio de carregador de celular no ânus. O caso chamou a atenção do Sistema Penal do Estado pelo tanto de objetos que o detento portava na região anal.
Os objetos foram detectados através do scanner corporal durante a inspeção de segurança, que é adotada na casa penal para permitir a entrada parentes e detentos no local. O caso aconteceu na última sexta-feira (18), mas só foi divulgado ontem (22) pelo Sistema Penal do Mato Grosso.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), os policiais penais identificaram comportamento suspeito em um dos homens recém-chegados. Após busca pessoal, ele foi submetido à inspeção eletrônica e o scanner corporal, que revelou a presença dos objetos.
Diante do flagrante, o custodiado confessou que transportava materiais que seriam entregues a presos da unidade. Ele então foi isolado e, sem intervenção cirúrgica, expeliu os objetos.
O material estava protegido por bexigas e fitas isolante. Aos policiais penais, ele relatou que receberia uma quantia em dinheiro caso conseguisse fazer a entrega.
Diante disso, ele foi encaminhado para a ala destinada ao isolamento, como medida de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Foi aberto um processo de investigação e a direção da penitenciária investiga quem encomendou os objetos e a participação do preso nesse caso.
(Tina Santos)