O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) inicia, na próxima sexta-feira (17), a Operação Carnaval 2023 com foco no combate a infrações de trânsito que possam causar acidentes, especialmente a alcoolemia. A falta de atenção e a combinação entre consumo de bebida alcoólica e direção estão entre as principais hipóteses de acidentes nas PA’s fiscalizadas pelo órgão estadual.
Além de combater as infrações, o Detran também estará atento ao controle de fluxo de veículos para evitar congestionamentos nos acessos à BR 316 e aos balneários de maior movimentação durante o período de carnaval. “As ações atenderão às diretrizes estabelecidas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) quanto à garantia da fluidez no trânsito, fiscalização de veículos e condutores nas vias de acesso aos municípios, bem como à condução de veículos por condutores que tenham ingerido bebida alcoólica”, explica o coordenador de operações e fiscalização do Detran, Ivan Feitosa.
Este ano 259 agentes de fiscalização do Detran farão a segurança nas vias de 34 municípios, em parceria com os demais órgãos de segurança. Em Salinópolis as operações ocorrerão nas PA’s 124 e 444, nas praias do Farol Velho e Atalaia, estendendo à faixa de areia para evitar excesso de velocidade na área de banho, além do controle de fluxo de veículos nos horários de preamar e baixamar.
A fiscalização fará uso do teste do etilômetro e das câmeras de monitoramento da Central de Operações Viárias – Sentinela. “Todos esses esforços humano e tecnológico objetivam manter o bom desempenho das últimas operações, nas quais temos registrado um baixo consumo de álcool na Operação Lei Seca, assim como de acidentes com vítimas nas rodovias onde o Detran está presente”, destaca Feitosa.