Nesta quarta-feira (2), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) iniciou a Operação “Corpus Christi 2021”, que visa garantir a segurança viária das pessoas que se deslocarem aos balneários e municípios do interior durante esse feriado prolongado. Ao todo, 250 agentes de fiscalização de trânsito atuarão em 22 municípios em todas as regiões do Pará, com ações preventivas, educativas e repressivas.
As equipes atuarão no controle de tráfego intermunicipal e no apoio na fiscalização de locais como praias, igarapés, balneários, clubes e similares que se encontrarem em desacordo com o decreto estadual 800/2020, que visa o restabelecimento econômico gradativo e seguro, no âmbito do estado, definido segundo a capacidade de resposta do Sistema de Saúde e os níveis de transmissão da Covid-19, por meio da aplicação de medidas de distanciamento controlado e protocolos específicos para reabertura e funcionamento gradual de segmentos de atividades econômicas e sociais.
Os agentes também estarão distribuídos nas balanças de Marituba, região metropolitana de Belém, e Tailândia, no nordeste do estado, diuturnamente. Além disso, as equipes estarão com ações educativas nos balneários mais procurados no Pará, a exemplo de Mosqueiro e Salinópolis, distribuindo materiais e orientando condutores, pedestres e ciclistas sobre comportamento seguro no trânsito.
Os municípios de abrangência da operação são Belém, Ananindeua, Marituba, Tailândia, Salinópolis, Santa Bárbara e o Distrito de Mosqueiro, Breves, Tucuruí, Abaetetuba, São Félix do Xingu, Barcarena, Bragança, Tailândia, Castanhal, Paragominas, Santarém, Itaituba, Marabá, Redenção, São João do Araguaia, Mojuí dos Campos, Igarapé-Miri, Rurópolis, Goianésia e Palestina do Pará.
Amanhã, quinta-feira (3), dia do feriado de Corpus Christi, uma equipe se desloca para Capanema, nordeste do Pará, que costuma atrair grande movimento de turistas por causa dos tradicionais tapetes de serragens coloridos, feitos nas ruas por moradores. No município, as abordagens também contarão com orientações e alertas sobre a Covid-19.
Tina DeBord – com informações do Detran