O post “Direito de resposta”, que publica o Boletim de Ocorrência lavrado na 20ª DEPOL de Parauapebas onde a Sra. Francinete afirma ter sido admoestada por um leitor anônimo do Blog e afirma ainda não ser ela a leitora que usa o pseudônimo de “Fermina Daza” para aqui comentar, colheu o seguinte comentário, que, por se tratar de ótima visão da conjectura que se tornou a postagem, é elevado à condição de post. Confira:
“Lembrei da contenda envolvendo dois grandes nomes da dramaturgia do Brasil, no comecinho dos anos setenta: Dias Gomes e Nelson Rodrigues. O primeiro colocou como personagem na maravilhosa novela “O Bem Amado”, um bode que recebia todo tipo de impropérios e que atendia pelo singelo nome de Rodrigues.
Nelson, por sua vez, tão ferino quanto Dias Gomes, criou um personagem chamado Alfredo (primeiro nome de Dias) o qual era corno e tinha outros atributos pouco gloriosos. Estava ai a pilhéria para registrar publicamente a desavença de foro íntimo entre os dois autores.
Hoje, num mundo onde liberdades são cada vez mais anunciadas e, concomitantemente, mais cerceadas, encontramos outra Sucupira… O Peba de todos nós, onde personagens se digladiam e pessoas se atropelam.
Firmina Daza é direta e não agride, além de escrever muito bem, o que por si só, já deveria ser motivo de comemoração. Por outro lado, vejo pessoas ruindo aos toques de caracteres escritos por esta contestadora virtual.
O que me assusta é que, cada vez mais, sem ter estofo para recorrer a idéias, as pessoas materializam suas prevenções e defesas, antecipando algo que o poder público, em qualquer esfera, tem deixado de lado constantemente: a preocupação com o bem estar social.
E para finalizar, louvando os dois grandes dramaturgos citados no início, registro: nesta “comédia dos moralistas”, quem perde mesmo é a opinião pública que, ao ver buscado o desnudar de personagens, espera que estes sejam castigados, para que ninguém mais tenha de tocar no assunto principal que, segundo os posts de Firmina, é a saúde pública de Parauapebas”
6 comentários em “Dias Gomes x Nelson Rodrigues”
é verdade mais não esta tão bonitinho assim não pois pelo q eu sei é q os vereadores querem esplicações por q eles tambem não participaram da festa se é q vc me entende.eles vão se reunir hoje na camara ñ sei a hora + q vai vai.passa lá pra vc comentar algo real .
É Sandrinha , a Oscip ta funcionando e muito bem, o Prefeito e Hernandes estão satisfeito, a final a 1ª fatura já rolou dizem as más linguas que o sec. de Saude gastou R$ 12.000,00 em comemoração com os funcionários, comemorando o dia mundial de Saude lá na sombra do coqueiro Cidade Jardim, eita mais o tiro com a polvora dos outros sai grande, esse sec. mal chegou já ta com mão na cumbuca e mal desse governo senhor piedade de nós Parauapebense.
Hum, sei não, essa fermina daza tá querendo coisa. Entendi a intenção do texto em alfinetar indiretamente a oscip, mas entendi também que nas entrelinhas a franci… ops, digo a fermina daza gosta mesmo de uma enroladinha.
Espia que essa tal de Sandrinha tá mais perdida que surdo em bingo!
Mana velha, vou te colocar bem pareadinha assim com os ocorrido. O tal do monitor não falou nada de ocip e só ofendeu a franci. A moçoila firmina não ofendeu a franci e só falou de ocip. Da próxima vez, lê as coisa primeiro antes de falar. Tu vai entender que eu sei. Vê eu, o único doutorado que eu tenho é em ignorança, eu li e entendi. Imagina tu.
Ninguém sabe até o presente o por causo da franci ter ficado mais nervosa que anão em comício com a moçoila firmina. Acho que é por causo da mestreza da moça com as palavra, aí todos fico cuíra pra saber quem é, até a franci, até o monitor, até eu.
Querida Sandrinha,
Eu jurei pra mim mesma que não mais falaria de OSCIPs, que agora só falaria de mim mesma, do meu cotidiano, do meu microcosmo enfim. Olha só o que me aconteceu um dia desses:
Minha filha estava começando a limpar a casa como faz todos os sábados e eu a interrompi, explicando:
– Filha, não precisa mais você me ajudar a limpar a casa. Contratei umas pessoas pra fazer esse trabalho.
– Mas mãe, nós fazemos isso muito bem e ainda economizamos dinheiro – Ela retrucou.
– Essas pessoas que contratei fazem melhor. São especialistas.
– Mas eles cobram muito caro?
– 700 reais
– Mãe, isso tá caro demais. Vai faltar pro aluguel. Talvez até falte pra comida – Minha filha é alarmista mesmo – Isso é muito estranho, mãe.
– Eu vou lhe falar logo o que é que tá acontecendo. Esse pessoal, na verdade cobra R$300 pela “higienização” (eles chamam assim a nossa faxina). O seu pai vai pagar os 700 a eles e depois eles vão me devolver 400, entendeu?
– Mãe, isso não tá errado?
– Veja bem filhinha, ultimamente não tô sendo uma boa esposa. Passo muito tempo na frente do computador, no Blog do Zé Dudu. Passo mais tempo ainda viajando pra casa da sua avó. Então eu tô desconfiando que seu pai tá se interessando por outra pessoa. Aí eu resolvi fazer essa pequena economia pra comprar umas roupas e umas jóias pra ficar mais bonita pra ele voltar a me amar como me amava antigamente.
– Mãe, a senhora é muito bonita, mas o papai sempre diz que não é só por isso que está com a senhora. É muito mais pelo seu caráter e dedicação, mas parece que a senhora está perdendo mesmo essas qualidades.
– Será mesmo? Acho que preciso repensar a minha estratégia então.
Foi isso que me aconteceu.
Fermina Daza.
parabens pelo seu comentario,quem perde realmente é a populaçaõ pois tanto a firmina darsa quanto o tal monitor não tem mais nada a falar sobre a tal osip , que por sinal já esta atuando no municipio e diga se de passagem não tem agradado .pelo menos por enquanto.então eu fico a pensar será que essas pessoas estavam querendo ajudar a comunidade ou será que a intenção era agredir verbalmente a companheira francinete. bem o que eu sei é que muitas coisas estão acontecendo e parece que essa boa samaritana depois de ter feito isso ,deu um tempo.será que a fonte secou ou ela não participou mais das reuniões do conselho de saude em quem ela tanto fala é algo a se pensar.