Objetivo é reduzir distâncias entre segurados e postos que, no Pará, chegam a 600 quilômetros
Até o fim deste ano, o governo pretende implantar mais 182 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), segundo anunciou ontem a presidente Dilma Rousseff, no programa semanal de rádio “Café com a presidenta”. Dilma, que elogiou o sistema de monitoramento da Previdência Social, disse que a intenção é diminuir as distâncias entre os segurados e os postos do INSS. Ela afirmou que, no Pará, as pessoas têm de percorrer muitos quilômetros para chegar a uma agência.
— Queremos melhorar cada vez mais esse atendimento, levando as agências para perto das pessoas. Para isso, vamos abrir, até o fim do ano, 182 novas agências em todo o país. Queremos diminuir a necessidade de as pessoas viajarem para tratar de serviços da Previdência — disse a presidente.
O INSS tem hoje uma rede de 1.353 agências pelo país. No Pará, segundo a presidente, serão inauguradas, em 2012, 14 novos postos. Dilma disse que, para fazer a expansão, serão realizados concursos públicos nos estados onde houver carência de servidores.
— No Pará, às vezes uma pessoa tinha que se deslocar até 600km para ir a um posto da Previdência, que era o mais próximo, afirmou a presidente.