Diretoria da Coomigasp sofre derrota em Assembleia Geral Ordinária, mas o clima é de paz em Curionópolis

Continua depois da publicidade

Por Lima Rodrigues – de Curionópolis

A diretoria da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp) sofreu uma grande derrota no domingo (24) em Curionópolis (PA) durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada no galpão da cooperativa no bairro Planalto. O atual presidente Valder Falcão e os demais diretores apoiavam a chapa nº 1, liderada pelo garimpeiro João Paz, de Colinas (TO), para a presidência do Conselho Fiscal da Coomigasp, mas os apelos aos garimpeiros durante as pré-assembleias realizadas em cidades do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins não surtiram efeito e a oposição fez a festa elegendo Amarildo Gonçalves, da chapa 3, com 2.357 votos. A chapa 1 conseguiu apenas 484 votos, a chapa 2 ficou com 86 e chapa 4 com apenas 42 votos. Houve ainda 81 votos em branco e 54 nulos.

No sábado, ainda houve confusão já que a diretoria da cooperativa alegava que a chapa de Amarildo não podia ser registrada devido a “irregularidades”, mas ao final a oposição conseguiu o registro e disputou de igual para igual e venceu pelo voto, de acordo com o desejo da maioria dos garimpeiros.

Contas rejeitadas

A outra grande derrota da atual diretoria foi a rejeição das contas referentes ao exercício de 2012. Foram 2.189 votos contra, 741 a favor da aprovação das contas, 129 em branco e 74 contrários, em um total de 3.123 votantes.

Novo Conselho Fiscal

O novo Conselho Fiscal eleito no domingo já tomou posse nesta segunda-feira pela manhã: Amarildo Gonçalves, Comandante Sousa e Hélio Goulard, mas três suplentes.

clip_image004Amarildo Gonçalves se reuniu na tarde desta segunda-feira com Valder Falcão e outros diretores da cooperativa e, segundo informações de bastidores, a tendência é uma convivência amigável e que a paz continue em Curionópolis e em Serra Pelada.

Na noite de sábado, de acordo com o site oficial da ADEPAG- Associação de Defesa do Patrimônio dos Garimpeiros Sócios da Coomigasp, Amarildo chegou a dizer que se fosse a primeira providência que iria tomar seria “o afastamento imediato da diretoria comandada por Valder Falcão”, mas a conversa e o entendimento parecem que estão prevalecendo. Uma prova disto é que Amarildo e diretores da cooperativa devem ser recebidos ainda esta semana pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, em Brasília. Eles vão comunicar, por exemplo, que a Assembleia Geral Extraordinária de sábado (23) revogou a Carta de Intenções liberada pelo ex-presidente da Coomigasp, Gessé Simão, sobre as áreas de 123 e 700 hectares para a Colossus em Serra Pelada (PA). A maioria dos garimpeiros votou a favor da retomada das áreas.

“Temos compromisso com a sociedade garimpeira de dar em curso as ações que visam sanear a nossa cooperativa do mar de lama que foi submetida por gestões desastrosas”, disse o novo presidente do Conselho Fiscal.

Ainda de acordo com o site da ADEPAG, Amarildo Gonçalves participou de uma reunião interna dentro da Coomigasp, que reuniu os membros da atual  diretoria executiva e os membros do novo Conselho Fiscal, além  de advogados e partes interessadas no processo do registro da ATA.

A diretoria se comprometeu em formatar a Ata durante essa reunião e, em seguida, enviar a Junta Comercial para o registro. O fato é que os novos membros do Conselho Fiscal vão continuar em Curionópolis até o final dessa semana (quinta-feira) já que a “Sexta Santa” é feriado. “Na segunda-feira estaremos de volta para de fato começarmos a trabalhar no sentido de passar a limpo a cooperativa”, explicou Amarildo Gonçalves ao site da ADEPAG.

Produção

Independente da briga pelo poder, a previsão é de que a produção mineral comece em julho deste ano, quando os garimpeiros deverão a começar a receber os dividendos oriundos desta mega produção de ouro, platina e minério. A espera é grande, mas vai valer a pena.

Desvios

“A justiça precisa ser mais rigorosa e investigar e punir os verdadeiros corruptos e ladrões que desviaram milhões da Coomigasp e aplicaram o dinheiro em imóveis e fazendas em nome de laranjas. E olha que foram milhões. Dinheiro para encher carroceria de carreta”, concluiu Amarildo.

6 comentários em “Diretoria da Coomigasp sofre derrota em Assembleia Geral Ordinária, mas o clima é de paz em Curionópolis

  1. manoel pereira da trindade Responder

    alguem enteresado em compra acoes da serra enta em contato comigo!!!!

  2. luiz carlos Responder

    eu tinha postado um comentário pro seu milhomem e acabei postando o comentario errado nesse site, ma é isso aí, enquanto não mandar esses cinco pro meio dos infernos nada vai se resolver, pois o Brasil é a terra das autoridades vagabundas!!!!

  3. luiz carlos Responder

    Seu Milhomem até entendo do senhor confiar na lei de Deus e na lei dos homens, e o senhor tá certo disso, mas nós já estamos cansados de ser enganados e sermos roubados por esses gringos canadenses filhos de kenga, primeiramente eu ainda confio em Deus e na lei dos homens não se pode mais confiar mais. Na lei dos homens não se pode confiar, pois essas autoridades andam se vendendo como prostitutas, e enquanto a Valder Falcão, Célio sá, Jairo Leite, Gessé Simão, e Claudio Mancuso, esses aí só uma bala na cara deles que resolve. É só mandar esses aí pro meio dos infernos aí eu quero ver se esse dinheiro sai ou não saí, aí com certeza essa tolpeira dessa presidenta Dilma vai tomar uma atitude!

  4. Pedro Paulo Delfino Responder

    Amarildo Gonçalves eleito para a Presidência do Conselho Fiscal da Coomigasp elegeu-se afirmado aos garimpeiros e garantindo aos mesmos que” passaria a Coomigasp a limpo” afastando toda a diretoria a qual chamava de corruptos e ladrões. O que os associados da cooperativa, que votaram em Amarildo aguardam é que êle seja homem e cumpra com o que prometeu para eleger-se. Elegeu-se, recebeu o voto dos garimpeiros para cumprir rigorosamente com suas promessas e não para FAZER ACORDOS ESPÚRIOS E DUVIDOSOS que já, de imediato o colocam entre aqueles que êle mesmo atacava pois assim procedendo se assemelha aos mesmos. Amarido não foi eleito para fazer qualquer tipo de acordo. Amarildo foi eleito para EXPULSAR OS CORRUPTOS E LADRÕES DA COOMIGASP como êle próprio, Amarildo dizia aos quatro ventos. Se não fizer o que prometeu Amarildo estará traindo não só os grande líderes garimpeiros, Vitor Albarado e Airton Portilho que sustentaram sua campanha, mas estará traindo toda a classe garimpeira que nêle votou. Estamos esperando.

  5. Garimpeiro Feliz Responder

    Parabéns Amarildo! Você mereceu essa vitória, agora tenho convicção que os sócios da coomigasp terão seus direitos assegurados.
    Glórias a Deus por essa vitória.

Deixe seu comentário

Posts relacionados