A Polícia Militar de Canaã dos Carajás flagrou duas pessoas distribuindo santinhos de candidatos em locais próximos a colégios eleitorais. O material de publicidade foi apreendido e os infratores levados para a Delegacia da Polícia Civil, onde foram autuados e depois liberados.
A distribuição de santinhos é uma prática comum no dia da eleição. As pessoas costumam carregar o material publicitário de candidatos para os locais de votação, na tentativa de ganhar o voto de eleitores indecisos, usando os papéis distribuídos como “cola” para votar.
Canaã poluída
Durante a madrugada, os infratores aproveitaram também para espalhar o material pelas ruas das cidades, principalmente em áreas próximas a locais de votação. Canaã amanheceu suja, com muito material publicitário espalhado nas portas de colégios eleitorais.
De acordo com a legislação eleitoral, é permitida a distribuição de “santinhos” ou outro material de campanha até a véspera da eleição. No dia da votação, no entanto, isso é proibido e configura crime de propaganda eleitoral irregular e possível crime ambiental. Os infratores podem receber pena de seis meses a um ano de detenção e multas.
Por Dayse Gomes