A Prefeitura de Dom Eliseu, no sudeste do Pará, inaugurou neste início de semana duas unidades de saúde para reforçar a rede de atendimento à população, em especial aos pacientes acometidos pela Covid-19. Ontem (2), foi inaugurado o novo Hospital Municipal da cidade e, nesta terça-feira (3), a Unidade de Saúde do Bairro Bom Jesus.
As duas casas de saúde foram inauguradas pelo prefeito, Ayeso Gaston, de forma simbólica, em decorrência das medidas protetivas ao novo coronavírus, que proíbe aglomeração de pessoas. O Hospital Municipal, que leva o nome de Paulo Augusto Vidal de Lima, tem 39 leitos, incluindo obstetrícia, clínicas masculinas, feminina e pediátrica.
A casa de saúde conta ainda com um bloco cirúrgico, com duas salas de cirurgia e uma sala de parto; sala de atendimento ambulatorial; salas de especialidades médicas; e sala de pequenos procedimentos cirúrgicos. Segundo a prefeitura, todos os ambientes do hospital são climatizados, para dar mais conforto aos pacientes e servidores.
De acordo com o prefeito, realizar obras em momento de crise gerada pela pandemia foi um desafio. Ele destaca que, agora, nesse momento de caos na saúde pública por conta do novo coronavírus, a população de Dom Eliseu vai ter atendimento mais humanizado, porque as duas casas de saúde têm modernas instalações.
O gestor detalha que a nova Unidade Básica de Saúde, além garantir atendimento mais próximos à comunidade do Bairro Bom Jesus, tem estrutura diferenciada e está equipada com equipamentos modernos e conta com profissionais capacitados para receber bem e de forma acolhedora os pacientes. “Nesses tempos difíceis, em que a população está sofrendo com essa pandemia, oferecer atendimento humanizado ajuda a aliviar a dor de quem está enfrentando essa doença que, sabemos, não é nada fácil”, frisa o prefeito.
O município tem confirmado, segundo seu último Boletim Epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem, 318 casos de Covid-19, com 228 pessoas recuperadas e quatro óbitos.
(Tina Santos)