Domingos de Jesus Oliveira da Silva, mais conhecido como Dominguinhos, 58 anos, um dos pioneiros do futebol na cidade de Parauapebas, sudeste do Pará, não resistiu e acabou falecendo vítima de câncer de tireoide no início da noite desta terça-feira (5). Dominguinhos lutava há anos contra a doença, sendo um guerreiro, fazendo diversos tratamentos e tomando medicamentos no combate a doença.
Dominguinhos quando foi jogador, atuou como zagueiro em diversos clubes da cidade, inclusive conquistando títulos por onde passou. Jogou um bom futebol pela equipe do CRAP, na época de seu Rui, também já falecido, Vila Romana, Bahia, Society Boca Juniors, Seleção Master de Parauapebas, Seleção de Conceição do Araguaia e no Santos de Conceição (time que disputa campeonato naquele município).
Apaixonado por futebol, Dominguinhos também atuou na turma do PEC (Projeto Esportivo Comunitário), criado por ele mesmo no campo da CIAM. Inclusive, criou também uma escolinha de futebol na própria CIAM, com garotos de 12 a 18 anos, que mais para frente rendeu frutos ao trabalho, quando muitos desses jovens conquistaram o título de campeões do Campeonato Municipal Sub-18, defendendo o Bahia.
“Ele era meu parceiro. Aquele irmão de verdade. Conheci na juventude e tenho muita recordação boa desse cara. Veio a falecer de câncer, já tinha uns 10 anos lutando. Ajudei quando apareceu essa doença e eu estava trabalhando na rádio Arara Azul e ele precisava operar. Dentro de campo joguei com ele na Seleção de Conceição do Araguaia, no Santana e fui campeão com ele no Vila Romana. Ele criou o futebol pelada dos sábados pela manhã na CIAM. Estou muito triste”, falou emocionado Jovane Curado, desportista de Parauapebas e amigo particular de Dominguinhos.
O agora saudoso Dominguinhos revelou alguns jogadores para o futebol parauapebense comandando o time do Bahia. Devido ao tratamento da doença, estava afastado dos gramados e morando em Conceição do Araguaia, ao lado de sua família, mas sempre estava em Parauapebas em visita aos seus filhos Mel Silva, Raidom, Rodrigo e Juninho, sendo que os dois últimos são jogadores.
Rodrigo joga na mesma posição que o pai atuava, de zagueiro, sendo campeão por diversos clubes da cidade. Já Juninho é meio-campo e além de atuar nos clubes do município, também passou em equipes como o Parauapebas Futebol Clube e Atlético Clube Goianiense. Em relação a sua filha, Mel Silva, foi eleita a musa do carnaval 2020 de Parauapebas, defendendo a escola de samba Mocidade Independente do Primavera.
Familiares e amigos se despediram de Dominguinhos até às 10h, desta quarta-feira (6), quando seu corpo foi velado em uma igreja católica, no bairro Liberdade. Em seguida, o corpo foi levado até a cidade de Conceição do Araguaia, sua terra natal, município distante a 385,7 km, da cidade de Parauapebas, onde será enterrado pela parte da tarde.
Por Fábio Relvas