Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Redenção

Governador Simão Jatene visita obras do Estado em Redenção e região

Ele e sua comitiva estiveram também em Pau D’Arco, Rio Maria, Xinguara e Sapucaia, cidades também beneficiadas com obras do governo estadual
Continua depois da publicidade

Esteve na manhã desta quinta-feira (6) em Redenção o governador Simão Jatene. Ele e sua equipe visitaram obras que estão sendo executadas com recursos destinados pelo Estado ao município, tais como: a construção de uma escola de Ensino médio no Setor Parque dos Buritis II, 10 km de asfalto distribuídos em vários setores e a duplicação da Avenida Araguaia.

Na ocasião Jatene disse que essas obras são fruto dos impostos pagos pela população. “As obras tiveram início no começo do mês de junho e estão em ritmo acelerado, muitas já até foram concluídas, como é o caso da Avenida Araguaia. É importante ressaltar que quem está pagando as obras são vocês. Isso é dinheiro dos impostos de cada um, agora quem está executando é o governo do Estado”, finalizou Simão Jatene.

Após visitar o município de quase 100 mil habitantes, o govenador e sua equipe seguiu foram até Pau D’Arco, onde o prefeito Fredson Pereira inaugurou obras que foram executadas pelo governo do Estado. De Pau D’Arco, Jatene e comitiva seguiram para Rio Maria, Xinguara e Sapucaia.

Canaã dos Carajás

Governo destina R$ 6,5 milhões para asfalto, drenagem e calçamento em Canaã

O convênio foi assinado na sexta-feira (11), com a presença da titular da Semsu, Izabela Jatene; do presidente da Alepa, Márcio Miranda; e do prefeito Jeová Andrade
Continua depois da publicidade

Canaã dos Carajás, a Terra Prometida, receberá, nos próximos meses, mais 10 quilômetros de asfalto, drenagem e calçamento de vias. O avanço na infraestrutura chega ao município por meio de convênio com a Semsu (Secretaria Extraordinária de Municípios Sustentáveis). À frente da pasta, Izabela Jatene esteve presente na cidade na tarde de sexta-feira (11) e assinou, junto com o prefeito Jeová Andrade e o presidente da Alepa (Assembleia Legislativa do Pará), deputado Márcio Miranda, o tratado que possibilitará o início das obras. O recurso é de R$ 6,5 milhões, oriundo do Programa Asfalto na Cidade, e atende a uma das principais demandas da prefeitura.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação, que esteve lotado para receber as autoridades. Além de Izabela, Márcio e Jeová, o senador Flexa Ribeiro, os deputados estaduais Celso Sabino e Miro Sanova, o secretário Regional de Governo, Jorge Bittencourt, e o prefeito de Água Azul do Norte, Renan Lopes Souto, também estiveram presentes na ocasião.

Segundo Izabela, os benefícios contribuirão para o bem-estar da população local: “Com as pessoas que moram aqui ficando mais felizes, Canaã será uma terra cada vez mais próspera. Acredito que
todos nós temos uma só bandeira, que é o Pará e o Brasil. Precisamos trabalhar cada vez mais para o bem-comum”.

Márcio Miranda, por sua vez, destacou o potencial que Canaã possui: “Canaã dos Carajás é um verdadeiro fenômeno. Nenhuma cidade no Brasil cresce nessa proporção. Por conta disso, parabenizo a gestão pelo esforço para lidar com esses problemas. Todos nós sabemos da importância do asfalto para o bem-estar da população e também para a saúde pública. Acredito que isso é um grande avanço para o município”.

Jeová Andrade lembrou que o município avançou bastante nos últimos anos com a expansão do Programa Asfalta Canaã e que o convênio é de grande valia para a cidade: “Essa parceria nossa com
o governo do Estado é bastante positiva. Fico muito feliz por isso e Canaã dos Carajás só tem a ganhar. Hoje são 10 quilômetros de asfalto, posteriormente será a nossa tão sonhada Transcarajás, que trará benefícios ao nosso povo”.

Transcarajás

O asfaltamento da estrada do Posto 70, que ligará Canaã dos Carajás, no Pará, a Araguaína, no Tocantins, também esteve na pauta da comitiva. Segundo o senador Flexa Ribeiro, a obra trará uma nova cara para toda a região: “Essa estrada é de grande importância para toda a população. Vai encurtar mais de 200 quilômetros no trajeto até o Tocantins. Isso será positivo para as pessoas e para os empresários que virão investir aqui. A economia local avançará com certeza”.

Jeová Andrade também destacou a importância da futura obra: “Essa estrada vai alavancar o nosso desenvolvimento e vai tirar a região sudeste do isolamento”.

Segurança Pública 

Márcio Miranda, presidente da Alepa, por seu turno falou sobre Segurança Pública. Comentou a respeito da necessidade de reforçar esse setor em todo o Estado e lembrou que esse é um problema que hoje afeta todo o País: “Precisamos nos unir para vencer essa guerra. Precisamos intensificar o combate às drogas nas fronteiras. Além disso, acredito no incentivo à Educação e aos pequenos negócios. Canaã está de parabéns por isso. Precisamos pregar a cultura de paz; sou do time que quer fazer a união”.

O deputado Celso Sabino destacou o fato de que Canaã receberá, a pedido do gestor municipal e de vereadores, um reforço na segurança: “Conseguimos, com o governo do Estado, que Canaã receba mais uma viatura para o patrulhamento de ruas. Além disso, o batalhão de Polícia Militar local será transformado em Companhia Independente, o que representará mais autonomia nas decisões e melhor cobertura policial para o município”, anunciou.

Por Silvia Lopes – Correspondente em Canaã dos Carajás – Fotos: Jefferson Almeida Ascom/PMCC

Pará

Em nota, vice-governador Zequinha Marinho diz que não renunciará. Atitude inviabiliza candidatura de Jatene em outubro

O projeto de Jatene era a renúncia, para abrir as portas à reeleição de Marcio Miranda, que assumiria com a renúncia do governador e vice.
Continua depois da publicidade

Circula hoje (21) nas redes sociais uma nota de esclarecimento assinada pelo vice-governador do Pará, Zequinha Marinho (PSC), dando conta de uma suposta renúncia do vice. Especulava-se que seria uma notícia falsa, como tantas outras que circulam diariamente país a fora. Todavia, a nota é verdadeira. Apesar de mal redigida, já que em nenhum momento a nota diz que Zequinha renunciou, a verdade é que ele não renunciará ao cargo, inviabilizando, portanto, a saída de Jatene para se candidatar.

Fontes palacianas, em off, afirmam que um acordo estava sendo costurado entre Jatene e Zequinha Marinho para que ambos renunciassem, com o atual presidente da ALEPA, Marcio Miranda, assumindo o cargo e. assim, ser o candidato natural do governo a reeleição.

Ainda segundo a fonte, não existe a possibilidade de Jatene renunciar para que Zequinha assuma. Portanto, na atual conjuntura, Jatene  não será candidato nas próximas eleições.

Na nota, logo abaixo, Zequinha diz: “Lamento não ter como colaborar com o projeto do governador renunciando ao meu mandato”, Ora, todos sabemos que o projeto do governador era a renúncia de ambos.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Sempre fui solícito e colaborativo com todos. Quem me conhece, sabe disso!

Após ouvir exaustivos debates, com a Executiva Estadual e a Executiva Nacional do meu partido, as duas, unanimemente, discordaram da possibilidade de renúncia.

Por uma questão de princípios, quem me conhece sabe que tenho uma linha de conduta, uma palavra, firmeza e um estilo próprio de pensamento e comportamento. Dessa forma, meus amigos, lamento não ter como colaborar com o projeto do governador renunciando ao meu mandato. Não nos furtaremos ao diálogo na construção de qualquer outra alternativa.

Deixo claro que não tenho nada contra ninguém. Só quero continuar tendo condições de andar na rua de cabeça erguida nesse difícil momento da política do Brasil.

ZEQUINHA MARINHO
VICE-GOVERNADOR DO PARÁ

Parauapebas

Jatene e o descaso com a educação em Parauapebas

Continua depois da publicidade

A propaganda institucional do governo Simão Jatene prega incansavelmente o Pacto pela Educação no Pará. Todavia, creio que os gastos com a educação estão sendo canalizados apenas para a propaganda. Um exemplo disso é a Escola Técnica Estadual em Parauapebas, cuja as obras foram iniciadas em 2010, pela então governadora Ana Julia Carepa (PT), e foram totalmente paralisadas após a saída da petista e hoje só restam as ruínas do que um dia poderia ser uma Escola Técnica.

Escola Técnica

Consultada, a ex-govenadora lamentou que este projeto esteja parado, já que houve uma grande luta para se conseguir a liberação do dinheiro para a obra, que segundo ela trará desenvolvimento para o estado, e principalmente para que os jovens tenham a oportunidade de se profissionalizarem para o mercado de trabalho. Ana termina afirmando que o dinheiro para a obra está disponível desde o final do seu governo, não entendendo o motivo da paralisação.

destaque-298735-104-parauapebas-escola-foto-antonio-cicero-

“É notória em nossa cidade a ausência do Estado quando o assunto é educação. Jatene não investe em educação e ainda sucateia as poucas escolas existentes. Denunciamos o problema à Secretaria de Estado de Educação e simplesmente nos ignoraram”, diz o estudante Elton Montilla, que faz parte do grupo de estudantes que denuncia o pouco caso do atual governo do estado em Parauapebas.

O prefeito de Parauapebas, Valmir Mariano, anunciou na quarta-feira (04), durante entrevista à Rádio Arara Azul FM, que o governador Jatene lhe prometeu que construirá, em Parauapebas, um Campus da Universidade Estadual do Pará – UEPA, possivelmente com curso de medicina. Se a promessa for tratada da forma como vem sendo tratada a obra da Escola Técnica Estadual podemos afirmar que vai demorar um bom bocado para que o sonho dos alunos aptos a cursar uma universidade se realize.

Fotos: Antônio Cícero

Jatene anuncia Zequinha Marinho como vice

Continua depois da publicidade


Mais de mil pessoas, entre elas 11 prefeitos do sul do Pará, participaram na noite de ontem do anúncio da coligação entre os partidos PSC e PSDB, pela qual o deputado federal Zequinha Marinho (PSC) compõe como vice a chapa liderada por Simão Jatene, pré-candidato à reeleição pelo PSDB. O evento também reuniu dezenas de vereadores, vice-prefeitos, ex-prefeitos e lideranças comunitárias e líderes religiosos de todos os 20 municípios da região, realizado numa sede particular no município de Xinguara.

A aliança entre o PSDB e o PSC foi a responsável por reunir uma diversidade tão grande de políticos e representantes de diferentes segmentos sociais. Até mesmo membros de partidos adversários na atual conjuntura política paraense compareceram ao local para cumprimentar o governador Simão Jatene, que chegou ao evento na companhia do deputado federal Wandenkolk Gonçalves, do senador Flexa Ribeiro e do vice-governador Helenilson Pontes. “Há quem pense que trata-se de um convite recente, mas na verdade este mesmo convite já havia sido feito muito antes, o que mostra ser o meu apreço, respeito e consideração pelo sul do Pará antigo e recorrente”, falou Jatene em seu pronunciamento.

O deputado federal Zequinha Marinho mostrou-se entusiasmado e confiante com a aliança. “Há dois caminhos a serem seguidos quando um projeto tão promissor como o liderado pelo governador (Simão Jatene) começa a sofrer ameaças: ou você atira pedras ou você apoia. E nós, do PSC, resolvemos apoiar com unhas e dentes para que o desenvolvimento do Estado permaneça no caminho certo”, destacou, durante o pronunciamento, Marinho.

De fato, a quantidade de prefeitos que compareceu ao evento se preocupou muito mais em agradecer do que fazer novas solicitações. “Eu vim aqui agradecer pelos 45 milhões de reais que atualmente estão sendo investidos pelo governo na cidade de  São Domingos do Araguaia”, destacou o prefeito Pedro Paraná. Já o prefeito de Bannach, uma das menores cidades do Estado, ressaltou que pela primeira vez na história o município recebeu asfalto na área urbana. “O convênio de dez quilômetros de asfalto não só deixou a cidade mais bonita como acabou com a poeira e as doenças por ela provocadas”, revelou Valber Milhomem.

“Fica Jatene” – Os prefeitos e lideranças reunidos em Xinguara aproveitaram para lançar o movimento “Fica Jatene”, pelo qual pedem que o atual governador descarte qualquer possibilidade de se ausentar do cargo executivo durante o período da campanha política. “É uma vontade nossa, do povo, que o gerenciamento do Estado permaneça nas mãos do governador. É com ele que as coisas têm dado certo e é com ele que tem que permanecer o trabalho”, disse o prefeito de Redenção, Vanderlei Coimbra, que lidera o movimento. O governador recebeu o pedido com naturalidade e, ao final, declarou que a própria candidatura à reeleição já é uma prevalência da vontade coletiva sobre qualquer vontade pessoal que ele, Simão Jatene, possa ter. “Olhando por esse aspecto, quem sou eu para declinar a mais essa vontade coletiva do povo do Pará? Aqui estão lideranças de todas as partes do sul paraense. É uma vontade que há de ser respeitada”, completou Jatene.

:


Marabá

Jatene fará vento com chapéu alheio com curso de medicina em Marabá

Continua depois da publicidade

Por Paulo Costa – de Marabá

O governador Simão Jatene virá para a aula inaugural do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará em Marabá, que deverá acontecer na próxima segunda-feira, dia 12. Como o governador não fez o dever de casa e não construiu o prédio para abrigar o curso em tempo hábil, conforme prometera, a aula inaugural e o primeiro ano do curso vão acontecer nas dependências da Faculdade Metropolitana. Qual será a justificativa de Jatene em seu discurso pré-eleitoral para 2014? “Não fiz o prédio nem o hospital-escola, mas vou fazer”?

Por enquanto, os alunos do curso de medicina e de outros quatro vão estudar na Faculdade Metropolitana porque o governo de Jatene não conseguiu entregar as obras de reforma do prédio da Uepa, na Agrópolis do Incra, a tempo.

Esta semana, está acontecendo a semana do calouro e semana acadêmica, com o propósito de integrar os acadêmicos, professores e demais servidores à comunidade em geral. Os 20 calouros de medicina e dos demais cursos (Engenharia Florestal, Biomedicina e Engenharia de Produção) estão percebendo que a vida acadêmica não será fácil ao estudar em local cedido. Alguns deles já falam em realizar manifestações em breve, caso a estrutura oferecida não seja a ideal e se as obras de reforma e ampliação iniciadas em 2012 não sejam concluídas logo.

A aula magna, que marca oficialmente o início das graduações, está marcada para o dia 12 de agosto, quando os novos universitários da área da saúde participam da cerimônia do jaleco, marcada pelo simbolismo de entrega da tradicional vestimenta branca usada pelos profissionais.

Marabá

Jatene assina ordem de serviço para recuperação da PA-275

Continua depois da publicidade

Ulisses Pompeu – de Marabá

Na manhã desta terça-feira, 7, o governador do Pará, Simão Jatene, assinou em Marabá a ordem de serviço que dará inicio as obras de pavimentação da PA-275, do trecho do Entroncamento da BR-155, que liga o município de Eldorado de Carajás a Parauapebas. Serão no total 68 quilômetros de pavimentação, com previsão de entrega para maio de 2013.

Ordem de serviço de recuperação da PA-275O governador garantiu que até o final de seu governo deverá realizar mil quilômetros de asfalto em todo o Estado, ressalvando que a malha viária das estradas estaduais pavimentadas é de 3 mil quilômetros.

Na mesma cerimônia, Simão Janete participou do lançamento da pedra fundamental da construção do Centro de Convenções, obra prevista na Agenda Mínima do Governo do Pará, orçada em R$ 19 milhões, construída em área pertencente ao Estado, de aproximadamente 35 mil metros quadrados.

Também em Marabá, o governador inaugurou 10 novos leitos de UTI Adulto do Hospital Regional do Sudeste do Pará, Dr. Geraldo Veloso. Com isso, a estrutura do hospital passa a ter 38 leitos de UTI e terá capacidade para fazer 90 internações por mês.

O diretor do hospital, Paulo Czrnhak, explica que atualmente, o hospital recebe pacientes de 22 municípios, onde vivem 1,1 milhão de habitantes. “Essa ampliação será de suma importância para a segurança dos pacientes que fazem procedimento de média e alta complexidade e principalmente para pacientes que passaram por cirurgia de trauma, o que representa 80% dos pacientes”, ressalta Czrnhak.

A disponibilização dos 10 novos leitos também será importante na agilidade do atendimento de urgência. Outra vantagem é a ampliação das cirurgias eletivas nas especialidades de ortopedia e neurocirurgia. Com a implantação, o hospital chega a 115 unidades. Sendo, 38 leitos de UTI, nove de UTI neonatal, nove pediátricas, 20 UTIs adultos, além de 77 leitos de enfermaria.

Programação

O terceiro compromisso do governador na região foi no município de Nova Ipixuna, onde o chefe do Executivo foi vistoriar as obras de pavimentação dos 5 quilômetros de asfalto que o município recebeu, através do programa “Asfalto na Cidade”. Em seguida, ele visitou o terreno onde será construída uma nova escola estadual na cidade, através do projeto de reconstrução de novas escolas, com financiamento do Banco Mundial. Ainda no município, o governador também visitou o hospital municipal, que recebeu recentes investimentos do Governo do Pará.

Notícias

Pará: governos estadual e federal farão parceria para construção de aeródromos

Continua depois da publicidade

O governador Simão Jatene recebeu o comandante do 1º Comar, brigadeiro Carlos Eurico Peclat (e) e o chefe de Estado Maior do 1º Comar, coronel aviador Ivan Camarão Telles. Ele foi acompanhado pelo coronel Fernando Noura, chefe da Casa Militar do Estado.

Uma parceria entre o Governo Federal e o Governo do Pará para melhorar a infraestrutura dos aeródromos existentes e viabilizar a construção de novas pistas de voo no interior do Estado começou a ser discutida na manhã desta quinta-feira (2). O projeto faz parte de um Plano de Desenvolvimento Aéreo e Portuário, que está sendo estruturado pela presidenta Dilma Rousseff. O objetivo é descentralizar os voos do e melhorar o acesso às cidades do interior dos estados.

Em audiência no Comando Geral da Polícia Militar, o governador Simão Jatene recebeu o comandante do 1º Comando Aéreo Regional, brigadeiro Carlos Eurico Peclat, e o chefe de Estado Maior do 1º Comar, coronel aviador Ivan Camarão Telles, para tratar do assunto e assegurou o apoio do Estado. Simão Jatene destacou que uma parceria neste sentido já estava sendo avaliada por ele e que o governo está disposto a cooperar com o projeto, injetando inclusive, recursos do Tesouro Estadual.

O governador avaliou que a melhoria na infraestrutura dos aeródromos é uma questão estratégica para o desenvolvimento do Estado e que a descentralização dos voos é um antigo anseio da população. Jatene ressaltou ainda que, historicamente, as Forças Armadas têm sido uma grande parceira do Pará. Como exemplo, Jatene citou o Mangal das Garças, viabilizado junto a Marinha, o Forte do Castelo e o Complexo das Onze Janelas, junto ao Exército.

O brigadeiro Carlos Eurico Peclat informou que, além do Pará, também deverá visitar os Estados do Amapá e do Maranhão, para discutir a questão. As informações colhidas na Amazônia serão repassadas ao comandante da Aeronáutica. A coleta de informações junto aos governos estaduais quanto à adesão ao interesse de novas pistas de voo está sendo realizada em todo o país.

Fonte: Agência Pará de Notícias