Internet de qualidade é WKVE Liga você ao mundo!
Conceição do Araguaia

Conceição investe no turismo e já é um dos principais polos do segmento no Estado

Em tempos de crise no comércio e na produção, município atrai turistas com shows nacionais durante o veraneio
Continua depois da publicidade

A pequena e bela Conceição do Araguaia, com pouco mais de 46 mil habitantes, localizada no sul do estado, bem na fronteira com o Tocantins, vem se destacando como um dos principais polos turísticos do Pará. A cidade é banhada pelo Rio Araguaia e nos meses de junho e julho é visitada por milhares de turistas de várias partes do País, que vão desfrutar das lindas praias de água doce que só aparecem no verão, quando o rio seca.

O balneário mais movimentado da cidade é conhecido como Praia das Gaivotas e tem vários quilômetros de extensão. No Ano passado, durante a temporada de veraneio, segundo as autoridades, a praia recebeu um público de mais de 40 mil pessoas em uma única noite para assistir o show do cantor Leonardo.

Um dos principais diferenciais de Conceição do Araguaia em relação a outras cidades da região é o investimento que a atual gestão vem fazendo no turismo. Um investimento de forma planejada e que tem trazido ótimos resultados para a população da cidade. Conceição sempre teve potencial turístico, mas este segmento nunca havia sido tratado como prioridade.

Jair Martins, prefeito do município, avalia que em momento em que todo o País vive uma profunda crise econômica e o índice de desemprego é altíssimo, era necessário criar mecanismos para movimentar a economia do município e gerar novos postos de trabalho para os conceicionenses. “A cidade tem um grande potencial natural para a atividade turística, faltava apenas aproveitá-lo de forma responsável”, disse.

Desde o ano passado, em dias de show, a rede hoteleira de Conceição do Araguaia fica lotada e o reflexo positivo ocorre também no segmento alimentício, que passa a contratar mais funcionários nesta época do ano. Uma voltinha pela Avenida JK – o principal centro comercial da cidade – já é possível perceber o enorme fluxo de veículos circulando e de pessoas entrando e saindo das lojas com sacolas de compras.

Conceição do Araguaia praticamente duplica a população na época do veraneio. Os turistas vão para a cidade atraídos pelas belezas naturais e pela programação de shows nacionais gratuitos oferecidos pela Prefeitura Municipal. No palco da Praia das Gaivotas, neste mês de julho, vão se apresentar nomes como: Maiara e Maraisa, Chitãozinho e Xororó, Psirico, Paula Fernandes – que já cantou no último dia 7 – e a Rainha do Calipso, Joelma, que irá se apresentar na próxima sexta-feira, entre vários outros artistas de renome nacional.

Marabá

Nem arraias afugentam multidão da Praia do Tucunaré

Maior balneário da região já registrou pelo menos seis casos da famosa dolorida e temida “esporada de arraia”
Continua depois da publicidade

Quem já foi esporado de arraia garante que “neguim vê estrela”, outros dizem que “borraram as calças” e há ainda os que afirmam que desmaiaram porque a dor é lancinante. Nos dois primeiros finais de semana na Praia do Tucunaré, o mais movimentado balneário da região, uma multidão desfilou na areia e um grande número de pessoas mergulhou nas águas do Rio Tocantins para afogar o calor.

A boa notícia que vem da Praia do Tucunaré é que nenhum afogamento foi registrado até agora, nem mesmo caso de brigas, tiros ou qualquer confusão. O Corpo de Bombeiros realizou a demarcação da área de banho no local mais frequentado com boias, criando uma área destinada ao lazer dos banhistas. “Pedimos que as pessoas permaneçam nessas áreas cobertas por guarda-vidas, para que o serviço tenha mais êxito. Além disso, temos o apoio de todo sistema integrado de segurança, com ambulâncias do outro lado do rio para dar suporte até os hospitais em casos mais graves. Entretanto, até o momento não houve nenhuma ocorrência grave, está transcorrendo tudo dentro da normalidade”, endossou o subtenente Moisés, do 5º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar).

Por outro lado, nos dois primeiros finais de semana já foram registrados pelas autoridades de saúde pelo menos seis casos de ferroada de arraia em banhistas na Praia do Tucunaré. Mas nem mesmo esses registros metem medo na grande multidão que frequenta o balneário diariamente, principalmente sábados e domingos.

Um mergulho no final de tarde terminou mal para o comerciante Antônio Augusto de Oliveira Junior, de 38 anos. Ele foi ferroado no pé por uma arraia no momento em que saia da água. Ele disse que retornava tranquilo para a barraca onde está acampado com amigos e acabou sendo “presenteado” com uma esporada. “Cara, eu vi estrela. Chorei igual criança, é muito rápido e a dor parece que não vai parar nunca. Só depois de três horas que me aplicaram medicação é que melhorou”, conta.

O acidente aconteceu na tarde do último sábado (14). Junior conta que, por pouco, a vítima não foi uma criança. Pois, várias brincavam ao lado de onde estava o animal. “Estava com a minha esposa e meu filho recém-nascido. Como estava muito calor, meu irmão e eu resolvemos dar um mergulho. Na hora que fui sair, a arraia esporou meu pé”, relata.

A vítima da ferroada de arraia sente uma dor aguda e sofre um ferimento de cicatrização difícil, de consequências como necroses (morte de tecidos) ou problemas cardiorrespiratórios. Ainda assim, acidentes fatais com humanos são bastante raros – é preciso que um órgão vital seja atingido ou que a pessoa seja muito sensível à peçonha.

Assim, é bom ficar longe delas. Evite nadar em lugares com lama, o predileto das arraias. Pescadores e ribeirinhos, vítimas comuns desses animais, costumam dar outra dica: ao entrar na água, não dê passos largos – arraste os pés para avisar a arraia, que tem tempo de fugir sem que ninguém saia ferido.

Por Ulisses Pompeu, cuja mãe foi esporada por uma arraia na Praia do Meio e tem medo que se pela ao ver um animal dessa espécie
Palestina do Pará

Paraquedistas fazem abertura do veraneio em Palestina

Praia do Porto, a 100 km de Marabá, recebe centenas de turistas em praia considerada tranquila no Rio Araguaia, que também tem muitas ilhas
Continua depois da publicidade

A 100 quilômetros de Marabá, a cidade de Palestina do Pará se torna um recanto para os veranistas que procuram nas águas do Rio Araguaia descanso, contemplação da natureza e diversão. No mês de julho, o rio exibe a beleza da praia do porto. No último final de semana a pequena cidade ficou movimentada com a abertura oficial do veraneio, marcada com shows e apresentação de paraquedistas. Na orla, dezenas de barqueiros levaram pessoas de várias localidades para conhecer o local. Uma delas foi a técnica de enfermagem de Parauapebas, Denise Rodrigues, que foi a Palestina aproveitar o aniversário na praia.

 “É a segunda vez que venho aqui. É muito bom porque é uma praia limpa, organizada, com segurança. Vim com meu esposo, aproveitar meu aniversário e participar do show”, contou.

Dos 65 anos de vida de seu Solino Machado, conhecido como Pebas, 15 são dedicados ao ofício de atravessar os veranistas para a praia durante o mês de julho e, assim, garante uma renda extra.

“Dá para ganhar um pouquinho. Acho bom viver aqui e fazer o povo feliz. Aqui é muito bom, tem que vir conhecer”, convidou.

O barqueiro Marcelo Pereira, que assim como os outros, é pescador, explica que com a baixa dos rios surgem dezenas de ilhas, que são ocupadas por muitas famílias nesse período.

“A pessoa escolhe qual ilha quer acampar ou se quer ficar na praia do porto. Tem várias: a Ilha da Duda, do Jumento, do Galego, do Zé Fernandes e da Mamona. Muitas pessoas de fora preferem as ilhas”, contou.

A ilha do Galego ganhou esse nome de uma das famílias mais antigas a acampar no lugar. Atualmente, várias outras também montam barracas feitas de madeira e palha. O agente de saúde Cícero Rocha, que mora em Marabá, vai passar o mês de férias todo na ilha.

“Venho todos os anos porque tem a tranquilidade, fora da muvuca da cidade grande, temos muitos amigos, a gente fica à vontade, o lazer é bem seguro. Há muitas coisas bonitas para se ver aqui”, garantiu.

Quem prefere a Praia do Porto pode se deliciar com a gastronomia do lugar, e mais de 20 barracas de comida disponibilizam um cardápio variado. Dona Nilza Moraes há 16 anos monta a barraca da Nilzinha, e esclarece que dois pratos principais são os preferidos.

“Ofereço desde o café da manhã, beiju e tapioquinha. A gente trabalha com tudo, mas as pessoas preferem peixe e galinha caipira. Quem não conhece nossa praia, peço que venha conhecer não só pela gastronomia, mas também porque é uma praia tranquila, muito limpa e os preços são bons”, disse.

Além da tranquilidade, o que tem atraído muita gente é a programação do veraneio com artistas regionais e nacionais. O vendedor Escione Maia, que é de Eldorado do Carajás, veio pela primeira vez com a família e colegas. “Viemos a convite de amigos, curiosidade de conhecer Palestina e influenciados pelo show do cantor Jonas Esticado. Aqui não deixa a desejar em nada, lugar atraente, pessoas bem acolhedoras, atendimento muito bom nas barracas”, avaliou.

A programação do veraneio vai até agosto. A estimativa é que mais de 100 mil pessoas passem pelo balneário nesta temporada.

Bombeiros – O local é ideal também para crianças, que podem brincar nos lagos que se formam no meio da praia. Pura diversão para o pequeno João Guilherme de cinco anos, que pode se banhar sossegado com a presença dos guarda-vidas do Corpo de Bombeiros. O tenente Frank Antunes esclarece que a cada final de semana, cinco bombeiros militares atuam no local.

“Do dia 29 de junho para cá estamos intensificando as orientações, identificação de buracos que conseguimos detectar, sinalizando área de banhistas, orientando barqueiros e aqueles que gostam de acampar nas ilhas para ter cuidado com as crianças. Graças a Deus até o momento não há alterações”, concluiu.

A praia também tem atraído pessoas de outros estados. A professora Edna Andrade veio de Alagoas com as filhas e o marido. Todos estão encantados com a estrutura montada numa praia que surge no meio do rio.

“Temos parentes aqui e há 20 anos que não nos víamos. Aproveitamos para conhecer. É uma maravilha, todo dia é praia, viemos para abertura da festa, para nós é tudo muito diferente da nossa cidade. Em Teotônio Vilhena não existe isso, estamos gostando muito”, ressaltou.

Os shows contam com reforço no policiamento e também de uma base de apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Por Kelia Santos
Marabá

Veraneio começa com “sol de rachar” e multidão na Praia do Tucunaré

Maior balneário de Marabá e região recebe turistas de diversas cidades e estados com programação esportiva o mês inteiro
Continua depois da publicidade

O sol estava pra “rachar a cabeça” de tão quente, mas mesmo assim milhares de pessoas elegeram a Praia do Tucunaré, em Marabá, como destino neste domingo, dia 8 de julho. O balneário é o que mais atrai turistas nesta época do ano em toda a região sudeste do Pará, numa ilha localizada em frente à cidade e no meio do Rio Tocantins. São cerca de 3 km de extensão e, para chegar ao local, é preciso atravessar em um barco, rabeta ou lancha.

A Praia do Tucunaré deve atingir seu tamanho máximo entre agosto e setembro, alcançando cerca de cinco quilômetros de extensão. Vários órgãos de segurança montaram acampamento no balneário, entre os quais o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e até a Marinha do Brasil, que enviou uma equipe de Belém para acompanhar as condições de segurança das embarcações.

A área para banho foi demarcada por boias no local de maior concentração de veranistas e o número de seguranças no balneário não é adequado o suficiente para atender a movimentação dos banhistas em quase 3 km de praia.

Durante todo o mês de julho, o Corpo de Bombeiros trabalha na segurança dos banhistas e alerta para os cuidados que se deve ter com as crianças na praia, porque geralmente os pais vão para brincar e esquecem o filho ali naquele local confiando que alguém fique reparando para eles e é o que geralmente acontece nas ocorrências, casos de perda de criança e afogamentos.

Muitos turistas que vêm à cidade pela primeira vez, acabam temendo a travessia de cerca de 800 metros. “A travessia é segura, a gente percebe que é bem organizada, mas também é uma aventura. Já começa um passeio diferenciado, principalmente para a gente que veio de Goiás e não conhecia essa beleza tão grande aqui do Pará”, disse o turista José Osvaldo Silva, 36, encantado com a quantidade de gente numa praia de água doce.

No último fim de semana, a praia ficou lotada com famílias inteiras disputando um espaço ao sol. E enquanto muitos buscavam diversão à beira do rio, outros faturavam com a venda de alimentos. Aliás, um dos pratos mais pedidos entre as barracas comerciais é o peixe tucunaré frito, seguido por carne de sol.

Todavia, a venda de itens periféricos também animou os ambulantes que se espalham pela areia da praia. “Estamos vendendo aqui chapéus de praia, óculos, boias para as crianças brincarem, coletes, vários modelos de biquínis”, explica o vendedor Ezequias Rodrigues.

Clara Nunes mantém uma barraca de venda de alimentos e bebidas no local e espera que o mês de julho seja melhor do que em 2017, mas adverte que para isso a Prefeitura e órgãos de segurança precisam organizar os espaços para que os banhistas se sintam atraídos e seguros. “A gente sente falta de bons shows na praia para atrair grande público. Há muito tempo a praia não tem mais de 10 mil pessoas num único dia”, avalia.

Não houve nenhum registro de afogamentos no primeiro final de semana e os bombeiros fizeram pequenas contribuições, mas sem nenhum registro grave.

A Prefeitura mantém uma estrutura de apoio na Praia do Tucunaré, com equipe de saúde, meio ambiente (para limpeza do balneário) e de esporte, que coordena competições ao longo do mês de julho numa arena montada na beira do rio.

Ulisses Pompeu – de Marabá
Pará

Programação veraneio 2018 em Santana do Araguaia terá início nesta sexta-feira

Praia do Boto tem programação diversificada durante todos os finais de semana de julho
Continua depois da publicidade

Santana do Araguaia se prepara para iniciar a programação do Veraneio 2018, na Praia do Boto, em Barreira do Campo. A programação terá inicio oficial nesta sexta-feira (6). De acordo com assessoria da prefeitura de Santana do Araguaia, este ano será realizado “o melhor veraneio dos últimos tempos”.

Na praia está sendo montada uma grande estrutura para as apresentações, shows, desfiles, entre outras atrações. As apresentações culturais terão inicio na próxima sexta-feira, quando abrirá oficialmente a programação do Veraneio, com apresentações de diversos shows durante toda a temporada.

O veranista Steve Araújo diz que todos os anos ele e a família vão à praia do Boto e já no próximo final de semana vai “bater cartão” no balneário mais frequentado da região. “Estive lá semana passada, a programação está muito boa, a prefeitura está de parabéns. Não apenas em Santana do Araguaia, mas em todas as praias da região as atrações estão muito boas,” elogiou.

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Pedro Coutinho (Sex. 06/07)

Manu (Sab. 07/07)

Cleo Andrade (Sext. 13/07)

Ravelli (sab. 14/07)

Carol Alves (Sext. 20/7)

Koyote luxúria (Sab. 21/07)

Diogo Braga (Sext. 27/7)

Cleber e Cauan (Sab. 28/07)