O 57º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia reuniu em Belém, durante quatro dias, profissionais da área para discutir sobre a saúde da mulher. Entre os temas, as Doenças Sexualmente Transmissíveis – DSTs – lideraram as palestras.
Formado em 1998 e desde 2002 em Parauapebas, Dr. Ricardo Wagner, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Associação Médica Brasileira – AMB e pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia – FEBRASGO -, recém chegado do evento, informou que as discussões no Congresso foram amplas.
“O Congresso foi bom. Passei por todos os temas, desde as DST’s até a área de estética genital. Mas, o tema recorrente no meu trabalho são as DST’s, que vêm sendo muito diagnosticadas em Parauapebas. Discutimos sobre a Micoplasma (micro-bactérias); a mudança no tratamento da Sífilis e a Candidíase, que não é DST, mas é bem frequente por aqui, pelo uso de calças apertadas”, esclareceu.
Segundo o especialista, que a partir da próxima semana assinará uma coluna semanal com o tema “Saúde da Mulher”, no Blog, “as estatísticas não aparecem mais porque, no Brasil, apenas os casos de HIV e de Sífilis em gestantes e bebês são notificados obrigatoriamente ao Ministério da Saúde. Algumas DST’s merecem atenção por serem recorrentes e a prevenção já está disponível, como é o caso do HPV, que causa câncer no útero, ânus, orofaringe e pênis, mas poucos recorrem à vacina. Outra DST que me preocupa é a Micoplasma, cujo os diagnósticos vêm crescendo assustadoramente em Parauapebas e região. Inclusive, é a que mais atendo no meu consultório. Para se ter uma ideia, já não temos remédios para tratá-la, devido à alta resistência da bactéria”, finalizou o especialista.
Você, leitor, pode pautar a coluna semanal do Dr. Ricardo Wagner no Blog. Para tanto, envie sua dúvida ou questionamento para o WhatsApp (94) 99134-30-37 que ela será respondida pelo Dr. Wagner.
2 comentários em “DST’s ainda lideram as estatísticas na Saúde da Mulher”
Dr Wagner ótimo esclarecimento sobre a saúde da mulher
Excelente profissional!!!
Um dos mais conceituados médicos da nossa região.
Acredito que essa coluna vai ser muito útil referente a saúde da mulher.