“Prego batido e ponta virada”. Com essa frase, Geane de Deus Viana, pré-candidata à Prefeitura de Jacundá, anunciou a chapa puro-sangue para concorrer nas eleições majoritárias deste ano ao lado da empresária Zezé Pessoa do Vale, pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), indicada como pré-candidata a vice.
A biografia das duas envolve passagem pela administração pública de Jacundá. Geane de Deus é ex-vereadora pelo Partido dos Trabalhadores, teve passagem pela Secretaria de Educação e, até recentemente, presidia uma entidade sem fins lucrativos voltada a assistência de idosos. Ela deixou a ala petista para assumir um papel de protagonista no PDT.
Sua provável companheira de chapa, Zezé Pessoa do Vale, teve passagem pela Secretaria de Assistência Social na primeira gestão do ex-prefeito Adão Ribeiro, em 2001. Deixou a vida pública para cuidar da família, que atua no ramo de imóveis e pecuária.
O anúncio da chapa majoritária do PDT aconteceu após o Partido dos Trabalhadores negar qualquer interesse em participar da coligação. Uma ala petista defendia a ideia, enquanto a maioria discordou do projeto. E, há 12 dias para o término das convenções, o PTD marcou a convecção para o dia 14.
(Antonio Barroso)