Na noite de ontem, 27, as atenções voltaram-se para o céu. O eclipse total de Superlua pôde ser visto de todo o Brasil e foi um verdadeiro espetáculo. Muitas famílias em Parauapebas reuniram-se para acompanhar o fenômeno e ficaram encantadas com o evento raro que só irá se repetir em 2033.
Esse tipo de eclipse aconteceu apenas cinco vezes em mais de 100 anos, o último foi em 1982. “Fiquei impressionada e achei muito legal acompanhar isso. Foi lindo. É um evento raríssimo, o último foi no ano em que eu nasci”, disse a analista Márcia da Silva, de 32 anos.
Da construção onde será sua nova casa, a estagiária de Direito, Gerzania Barroso, acompanhou o eclipse. “Minha sobrinha ficou sabendo desde sexta e tinha me chamado. Ela disse que 23h11, o eclipse estaria completo e nesse horário a sombra encobriu a lua direitinho”, lembrou.
O Supervisor de Controle de Qualidade Ferro e Manganês, Herbert Cordeiro, reuniu esposa e filhas e chegou a fazer um vídeo para guardar até o próximo eclipse dessa natureza. “Foi um momento compartilhado em família, um momento de olhar pra o futuro. Onde vamos estar no próximo? Estaremos bem? Todos juntos?”, refletiu.
Anderson Souza é fotógrafo profissional e, claro, não perdeu a oportunidade do registro. “Além de único, também tem a questão da beleza que o evento nos proporciona. Uma coisa é fotografar a lua cheia, com uma quantidade de luz considerável, outra é conseguir fotografar com essa mudança de luz. Pra conseguir equilibrar isso com uma câmera fotográfica, tem que ter bastante técnica. O grande desafio foi esse. Mas acredito que deu certo e espero poder repetir esse feito”, disse.
*As fotos, de Anderson Souza, foram produzidas para a FanPage da Agência de Notícias Conecta Carajás, que cedeu o uso para o blog.