Novas perspectivas para a educação brasileira despontam no país.
Em Marabá, cerca de 200 pessoas participaram nesta sexta-feira 25, na casa de eventos “O casarão”, da II Conferência Estadual de Educação que teve como tema Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação – O Plano Nacional de Educação, Diretrizes e Estratégias de Ação, Regional de Carajás.
Delegações dos municípios de Bom Jesus do Araguaia, Canaã de Carajás, Curionópolis, Brejo Grande do Araguaia, Eldorado dos Carajás, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia e Marabá, estarão reunidas durante dois dias (25 e 26) para discutir e debater propostas em prol de uma educação de qualidade.
José da Cruz Souza, da 4ª Unidade Regional de Educação, representou a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC) e em seu discurso de abertura, falou que a sociedade vive um momento histórico na educação do país, “mas que precisa articular as ações, respeitando as parcerias para que realmente aconteça a democratização da educação”.
Representando a coordenação da Conferência Estadual de Educação (CONAE-Pa), Leônidas Martins, do Conselho Estadual de Educação, apontou os avanços que já foram alcançados na educação, ressaltando que “muito ainda tem que ser mudado.
Dos 143 municípios, apenas oito têm um sistema de educação instalado. Precisamos avançar mais e este é o momento de juntarmos esforços e aprimorar e definir estratégias para a construção de uma política pública de educação”.
A comunidade estudantil da regional de Carajás foi representada pelo aluno Mário Germano Dantas de 17 anos, que na ocasião falou da importância de participar da conferência. Segundo o Germano, “os estudantes estão antenados nos novos rumos que estão sendo desenhados para a educação. É valida a participação do aluno em espaços como este, no qual vão ser discutidas propostas que irão beneficiar todos os alunos de Marabá, do Estado e do Brasil”.
Padrão único – Conferencista palestrante do evento, Olgaíse Maués, professora doutora e pós doutora em educação da Universidade Federal do Pará (UFPA) e pesquisadora do CNPq, falou às delegações sobre o plano nacional de educação e a construção de um sistema articulado de educação e seus eixos temáticos.
Segundo a palestrante, é necessário questionar que concepção de educação vai permear a construção de um sistema nacional de educação. “É preciso que se tenha essa percepção de educação como direito e não como bem público”. Para ela, quando o sentido de educação deixa de ser um direito e passa ser um bem público, isso implica na possibilidade de apenas alguns adquirir um bem, no caso a educação particular e descarta-se o compromisso do Estado de garantir a educação a todos.
“Temos que visualizar a educação com um padrão unitário de qualidade e não um padrão único de qualidade. Sabemos das diversidades do Estado e do país, mas temos que pensar a educação na perspectiva de uma única qualidade para todos”, explicou Olgaíse Maués.
Em seguida, foi feita a leitura e a aprovação em plenária do regimento da conferência de educação. Neste primeiro dia, os debates aconteceram na Escola Municipal Pequeno Príncipe, em Nova Marabá. As delegações foram divididas em Grupos de Trabalhos (Gts), nos quais, os debates se basearam em seis eixos temáticos articulados, com destaque para o papel do Estado na garantia à educação, a qualidade da educação dentro de uma gestão democrática, o acesso, permanência e sucesso do aluno, formação e valorização do profissional da educação.
Neste sábado 26, a secretária de Estado de Educação, Maria do Socorro da Costa Coelho estará presente à conferência e dará posse aos gestores eleitos no município. Em seguida, as delegações, apresentarão os relatórios dos Grupos de Trabalho com as propostas para serem aprovadas em plenária. Presentes também no evento, o secretário de educação do município Ney Calandrine, a deputada Bernadete Ten Catem e Wendell Bezerra, coordenador do SINTEPP.
Fonte: Agência Pará