“A melhor educação do Estado, e não tem pra ninguém.”
Pode parecer pedante, mas é essa a afirmação de que compartilham professores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que encerra 2012 comemorando excelentes resultados. A pasta tem cerca de 3.500 servidores. Mas não é apenas falácia, não: órgãos oficiais reconhecem o esforço e o talento do município, que nos últimos oito anos deu condições, por meio de projetos e programas, para que 15 mil pessoas pudessem aprender a ler e a escrever, saindo para sempre da condição pejorativa de analfabetas.
Há três semanas, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), uma espécie de termômetro da qualidade de vida nos municípios brasileiros, e nele Parauapebas aparece na primeiríssima colocação, como o melhor lugar do Pará onde viver. O indicador de desenvolvimento local é 0,7974, o que o coloca entre os 350 melhores do Brasil, num universo de 5.568 municípios. O IFDM vai de 0 a 1; quanto mais próximo de 1, mais desenvolvimento é o lugar.
A título de comparação, Belém é o segundo melhor município do Pará, com indicador de 0,7855, mas ocupa a 443ª colocação nacional. Se Parauapebas fosse um país, teria qualidade de vida superior à da vizinha Argentina, da petrolífera Arábia Saudita ou da gigante Rússia.
Para conquistar esse pódio, a educação da rede pública municipal teve papel fundamental. Isso porque, no período entre censos, 2000 e 2010, a taxa de analfabetismo foi reduzida à metade, passando de 16,3% para 8,1%. “Atribuímos esses resultados aos investimentos que fizemos em nossos oito anos de trabalho”, destaca o titular da Semed, Raimundo Oliveira Neto, de acordo com quem a educação municipal está entre as melhores da Região Norte, deixando para trás municípios antigos e com tradição na área.
“Reduzimos o analfabetismo à metade como nenhum dos 608 municípios com mais de 100 mil habitantes fez. Demos um salto no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – tanto no ensino fundamental menor (de 3,5 pontos em 2005 para 4,9 em 2011) quanto no fundamental maior (de 3,4 para 4,4 pontos), e a expectativa é atingir as metas do Ministério da Educação (MEC) em 2015, ou seja, antes do estabelecido para 2021”, pontua.
Entre 2000 e 2010, conforme a apuração do IFDM, a qualidade da educação evoluiu da lanterna vermelha (0,3679 ponto) para um farol azul (0,6943 ponto), um salto de qualidade da ordem de 47% em apenas uma década. Nem mesmo o Egito, conhecido como um dos berços culturais da humanidade, ou a Índia, que atualmente se destaca por sua competência no ensino de base e na formação de engenheiros de ponta, têm índice de educação similar.
“Os investimentos feitos em formação continuada para os professores da nossa rede; em construção das mais modernas escolas do Pará; na humanização do ensino; e no potencial de nossos alunos nos possibilitam celebrar cada divulgação de estatística, em que Parauapebas sempre aparece e vai aparecer em posição de destaque”, afirma Neto.
Mais Números
Além da pesquisa do Firjan, na semana passada a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou estudo segundo o qual Parauapebas está também entre os três melhores do Estado no Índice Social de Desenvolvimento Municipal (ISDM). O peso “Educação” foi preponderante na análise de dados e o maior responsável para que, considerando-se apenas esse critério, o município se posicionasse no topo entre 775 cidades da Amazônia.
“Essas pesquisas não foram encomendadas por nós. São dados públicos, de órgãos oficiais, disponíveis nos sites de quem os organizou [no caso, a Firjan (www.firjan.org.br) e a FGV (portal.fgv.br)]. Além disso, são estudos recentes e que abrangem o período de nossa gestão, o que mostra o quanto evoluímos em oito anos”, ressalta o secretário de Educação.
Em razão de todo o trabalho entre 2005 e 2012, a Semed e o seu titular foram agraciados uma dezena de vezes com comendas das mais variadas espécies: “Ouro” (2006), “Palma de Ouro” (2007, 2009 e 2010), “Top Brasil Marketing” (2010, 2011 e 2012), “Integración Latino America” (2011) e “Gestor Nota 10” (2010 e 2011).
Não à toa, entre 2006 e 2012, a marca Semed foi a mais veiculada nos impressos do município, aparecendo em ao menos 650 textos de jornais, com 95% de menções positivas – 70% desses textos destacando o desempenho de alunos e professores. Em consulta rápida à expressão “Semed” no buscador do Google, a Secretaria aparece em 29 mil menções. Por meio de busca filtrada, é lembrada em ao menos 1.000 reportagens, outro recorde. Além disso, a educação de Parauapebas ganhou o mundo em texto publicado na Enciclopédia Barsa, de 2008. Nenhuma outra do Norte e Nordeste teve tantos méritos.
24 comentários em “Educação: Parauapebas tem a melhor qualidade de vida do Pará”
gente não adianta discutir. Eu acho que deveríamos olhar problemas e consertá-los. Evidente que qualidade de vida pode ser obtido em qualquer lugar. Até na hora de comprar colchões, escolher a refeição, roupas etc. você pode mudar sua qualidade de vida.
Que absurdo que vc está escrevendo. Tenho certeza que é por pura falta de conhecimento. A VALE faz a parte dela, mas a população local é muito mal educada, prova disso é a quantidade de pessoas que pilotam/guiam veículos sem nenhuma educação e respeito pelo o próximo. A VALE orienta, cobre e pune dentro da área dela, mas fora, não é papel da VALE e sim meu, seu e dos órgãos públicos não fazem absolutamente nada, tenha senso, faça a sua parte, ajude a VALE a mudar a cultura desse povo mal educado e violente, faça a sua parte e para de criticar os outros. Os incompetentes é que vivem transferindo a sua culpa para os outros.
digo: civilidade
Conheço todos os estados do Brasil, mas o Pará (Parauapebas) é o exemplo de uma cultura de preguiça, indolência, gente mal educada, gente sem ética, gente sem cultura. Não sei pq alguns se aborrecem quando falamos a verdade. Deveriam admitir que estão em processo de evolução e civilizados.
Some daqui seu bostão. Tú é do tipo que deveria ser linchado! Isso sim!
O que faz aqui?… Vai viver num paraíso então. Tens sorte. Pq se eu soubesse quem és e te visse na rua ia te rachar a cara com uma porrada só! FDP miserável!
“Revoltante” Tá ai mais uma prova da “ignorância da sua cultura”, é só isso que vcs pensam fazer violência, gente rancorosa só pensam em “dar porrada”, “quebrar a cara do outro”, continue assim seu troglodita vc é mais um dos milhares nessa região que alimenta a miséria. Vá estudar, fazer uma faculdade, ou lêr um livro! Analfabeto comedor de peixe com farinha.kkkkk
Marcelo, vc deve ter cultura mas educação vc não tem. Parauapebas tem muitos problemas concordo. Mas o que aborrece é o desdem é desprezo que vc demonstra ter por esse lugar e pelas pessoas. Invez de ficar soltando suas grosserias, faça algo de útil para melhorar esse lugar; por causa de pessoas como vc que só vem para cá para tirar proveito das nossas riquezas,ganham dinheiro e saem falando mal que essa terra é assim.
Marcelo Schnider, para o seu conhecimento tenho duas faculdade, adm e desenvolvimento de sistemas. Agora, gente da sua espécie que pensa ser melhor que todo mundo, e quer humilhar e pisar as pessoas. Falar mal da terra alheia, ser grosseiro e um tremendo de um mal educado, devemos tratar assim: Na base da porrada mesmo! O que faz aqui nessa terra de ignorantes? O que faz aqui comendo do pão de pessoas trabalhadoras que aqui vieram buscar um futuro melhor? Não sou paraense, sou mineiro, e moro aqui já há 10 anos. E me orgulho de morar numa terra que mesmo não sendo um paraíso tem me dado comida, trabalho e sustento para mim e meus filhos! Saindo daqui já vai tarde! Repito: Seu MERDA!!!!
Para não esticar muito o assunto: nunca lavaram as caixas d’águas das escolas, só lodo, água de péssima qualidade quando tem. Meus filhos estudam lá e nunca recomendaram a eles a leitura de pelo menos um livro, apenas trechos de textos descontinuados e por isso pago estudo complementar a meus baixinhos.
Acho que o secretário deve se desapegar do governo e cair logo no anonimato, pois, em oito anos não lembraremos mais destas caras que por aí passaram, se tornarão zumbis-políticos…
Esse políticos que só querem fazer marketing deveriam se preocupar em realmente cuidar da educação.
Acredito que a nova gestão será melhor…
o marcelo respeite o povo que aqui vive respeite essa terra de gente trabalhadora respeite o Parà voce esta insatisfeito pegue seus panos de bunda e cai fora, “nao queremos nossos jacares tropeçando em voces” ok marcelo
Chega a ser ironico ler uma materia dessa. Se fosse verdade os pais não enviariam seus filhos pra estudar em outro estado. E dizer que essa favela tem a melhor educação do Pará, acredito, pois é o conceito de educação que os paraenses demonstra no dia dia. Nunca vi tanta gente mal educada nessa região. Santa paciencia…
Como podem afirmar uma coisas assim: melhor lugar para viver e boa educação não combinam com Parauapebas. Pegue um caderno e um livro de uma criança do ensino municipal veja os absurdos que lá existem. Este senhor, que graças a Deus está com o pé na rua da SEMED fez 2 coisas apenas enquanto Secretario: MAQUIAR a verdade cruel e PROMOVER-SE. Vai tarde!
Rosita Naym, concordo com vc em número, genero e grau
o primeiro mal educado que tem aqui é vc, que não sabe respeitar a terra dos outros e nem as pessoas que aqui vivem.
Marcelo Schnider, O que tú faz aqui na nossa cidade seu merda? Se isso aqui é uma favela, vai morar em são paulo, no rio… e viver fugindo de bala, de assaltante.
Ah vá!!! Pensa antes de falar merda. Se tú tá aqui é porque lá na bosta da cidade onde tu nasceu nem pão pra comer tú tinha!
Se esta noticia,fosse verdade seria bom,principalmente para nossas crianças e nossos professores,porém a verdade é outra, nossos professores,não tem um salario digno,muitos dos professores não tem o reconhecimento, que deveriam ter,enquanto muitos politicos,não tem sequer um projeto de educação,para o nosso povo.Quando falta água os alunos,ficam sem poderem estudarem..
comparando com ensino medio da rede estadual de educação gerida pelo tucanato Jatene e cia! a educação municipal é otima parabens ao neto pelo otimo trabalho desenvolvida a frente da SEMED e rezar pra que a nova secretaria de educação não comenta as mesmas burrices que cometeu na direção do ensino Médio!
véi melhor educação uma ova! pod ser boas em colegios particalares,nos publicos é uma negação a seduc federal que tinha que ta fiscalizando isso…..
Fico pasma de saber que parauapebas tem a melhor educação do Pará. Conheço um monte de criança que passa de ano sem saber ler. O vejo aqui no peba é que todas as crianças passam de ano e não importa se aprenderam ou não. Essa qualidade da educação de parauapebas é estatistica, só no papel.
Níngue faz milagre total querida. vê se acorda ! Vai salvar o mundo, importante que cada ano melhorou, diminui o indice de analfabeto.
diminuiu quanto ? 0,00000001% né essa cidade está anos luz de ter uma boa educação esse povo tinha é que ter vergonha de dizer que essa é a melhor educação do pará
Parabens ao Prof. Raimundo Neto, pelo pouco apoio da Administração fez o melhor possível. Além de Valmir seria um bom prefeito. É parte boa e humana que restou do PT.
Era pra ser uma das melhorares do Brasil ,