Efemérides: 15 de setembro

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Com o objetivo de homenagear os clientes em todo Brasil foi estipulado nos estados do país o dia 15 de setembro como o “Dia do Cliente”. A data, que é a grande sensação do comércio na temporada de inverno, serve para a distribuição de brindes, divulgação de campanhas de valorização do cliente e promoções. O que se pretende com a comemoração do Dia do Cliente é aprimorar as relações comerciais, fortalecer empreendimentos, estimular ações de capacitação profissional para a prestação de serviços de melhor qualidade, movimentar a economia num mês de fracas vendas, criar novas oportunidades de negócios e, com isso, colaborar para a geração de emprego e renda.

A comemoração partiu de uma ideia do administrador gaúcho João Carlos Rego, conferencista e palestrante das áreas de Marketing e Recursos Humanos. Foi justamente o seu estado, o Rio Grande do Sul, quem oficializou a data no calendário no ano de 2003. Esta data foi escolhida pois no mesmo dia é comemorado o Dia Nacional de Defesa do Consumidor.

Fazendo uma diferenciação entre consumidor e clientes, pode-se definir que consumidor é aquela figura que compra para o seu próprio uso e não para revender. Já cliente é aquele que compra com caráter da habitualidade, de um mesmo fornecedor, ou seja, o cliente compra, volta a comprar e ainda recomenda o produto, o serviço ou o estabelecimento.

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1 comentário em “Efemérides: 15 de setembro

  1. JOÃO CARLOS REGO Responder

    Grato pela menção ao DIA DO CLIENTE neste blog.
    Apenas uma pequena retificação. A data escolhida para comemorar o DIA DO CLIENTE, 15 de setembro, é a mais distante possível da data em que é lembrado o DIA INTERNACIONAL DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR, que é 15 de março.
    É 15 de setembro, porque setembro é o mês de pior volume de vendas no varejo, conforme pesquisa junto a CDLs e Associações Comerciais.
    E porque havia um hiato entre as datas comemorativas do calendário promocional no segundo semestre (Dia dos Pais – nada em setembro / Dia da Criança / Vendas de Natal e final de ano.
    Em 15 de setembro nasceu Rolim Amaro, fundador da TAM, uma empresa que cresceu justamente por prestar uma atenção difenciada a seus Clientes.
    Vide mensagem abaixo, por favor:

    Prezados(as) Amigos(as)

    Na Edição deste mês de setembro da Revista Venda Mais, nas páginas 10 e 11, acompanhem a matéria sobre O DIA DO CLIENTE, a mais nova data comemorativa do Brasil, iniciativa da qual sou o autor.
    Caso sua Organização, ou seus Clientes, parceiros e fornecedores pretendam realizar alguma ação de marketing em comemoração ao DIA DO CLIENTE em 15 de setembro, desde já, colocamos o Portal do DIA DO CLIENTE – http://www.diadocliente.com.br – à sua disposição, sem custo algum, para divulgar e difundir estas ações comemorativas.
    Visitem, por favor, o Portal do DIA DO CLIENTE e constatem a magnitude e importância do que está sendo construído em todo o País. Você e sua Organização não podem ficar de fora. Agradeçam explicitamente a escolha e a preferência de seus Clientes e eles certamente ficarão agradavelmente surpresos e ficarão ainda “mais Clientes” de sua Organização.
    Quem festeja e homenageia os Clientes no SEU DIA, e realiza promoções, anuncia, promove eventos, envolve os colaboradores, decora especialmente, distribui brindes e não deixa a data passar em branco, certamente é mais facilmente lembrado. Isto se traduz em novas oportunidades de negócios. Ampliem sua ação de marketing com as novas tecnologias: usem MSN, Orkut, Twitter, Facebook, Comunidades e o que estiver ao seu alcance.
    O Portal contém mais de 500 ilustrações de mais de 50 diferentes ramos de atividade econômica, de norte a sul do Brasil, que podem servir como exemplo e fonte de inspiração. E está vindo muito mais por aí. Já temos ilustrações de empresas como Scania, Lojas Americanas, FNAC, Lojas Checklist, Via Embratel e muito mais,
    Participem da construção desta bela história. Não deixem esta data passar em branco. Entrem em ação antes dos concorrentes e façam uma bela ação de marketing no DIA DO CLIENTE. E para que todos fiquem sabendo, contem para nós.
    Basta enviar-nos material ilustrativo (cópias de mensagens, de mídias, de anúncios, matérias jornalísticas, vídeos, registros fotográficos, etc.) para o email contato@diadocliente.com.br .
    E caso recebam alguma mensagem, email marketing, etc., alusiva à comemoração ou alguma promoção no DIA DO CLIENTE, mandem para nós também. Cada nova ilustração irá somar para tornar a data mais forte, expressiva e consolidada. Todos ganham.
    Conheçam nosso trabalho em palestras e treinamento empresarial em http://www.joaocarlosrego.com.br .
    Quem criou o DIA DO CLIENTE e está fazendo a data ganhar esta dimensão, movimentando o Brasil inteiro (consultem sites de busca para constatar), creiam, tem muito a apresentar. Sem dúvida, é uma atração mais do que especial para seus eventos empresariais, convenções de empresas, confraternizações de final de ano e ações de capacitação. Consultem!
    Aguardo seu material e lhes desejo pleno sucesso em sua comemoração.
    FELIZ DIA DO CLIENTE, hoje e sempre!
    Grato
    JOÃO CARLOS REGO
    Conferencista – Criador do DIA DO CLIENTE
    http://www.joaocarlosrego.com.br
    http://www.diadocliente.com.br
    51-3333-1080
    contato@diadocliente.com.br
    MSN: jc_rego@hotmail.com

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