Celebra-se hoje (27) o Dia do Profissional Liberal. O decreto 35.575, publicado no mesmo dia do ano de 1954, reconheceu a Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Profissional Liberal é a pessoa que presta serviços como autônomo em sua área de trabalho. No caso, então, advogados, jornalistas, dentistas, arquitetos ou psicólogos são alguns exemplos de profissionais que podem ser liberais. Eles precisam, para poder trabalhar como profissionais liberais, obter registro de autonomia, que é conseguido na prefeitura do município onde moram.
O profissional liberal pode ainda constituir uma empresa, com finalidade de prestação de serviço, o que implica, no Brasil, fazer um contrato social, registrado em Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
No caso de atividades mercantis – em comércio ou indústria – o registro é feito em Junta Comercial, o que caracteriza outro tipo de serviço: uma atividade mercantil.
Serviço autônomo se diferencia nisso: é prestação de serviço. De oferecer uma habilidade pessoal em troca de um valor em dinheiro. Não fornece produto, fornece mão-de-obra qualificada.
VANTAGEM
A vantagem número um de ser um profissional liberal é você não ficar preso às vagas do mercado de trabalho, podendo atuar na área que escolheu por conta própria. Outra vantagem, conseqüência dessa, é que você estipula seus horários e, mesmo tendo que – é claro – cumprir seus prazos para com o cliente, possui mais flexibilidade nesse sentido. Sabe-se que, dependendo da produtividade, muitos profissionais podem vir a ganhar muito mais do que ganhariam se estivessem empregados com carteira assinada
DESVANTAGEM
Já a desvantagem consiste nos impostos e encargos que, numa empresa, seriam divididos entre você e o patrão e, em se tratando de autônomo, caem 100% nas costas do profissional, que também deve pagar pelos seus próprios benefícios, por exemplo: férias remuneradas, Plano de saúde, FGTS, Aposentadoria, Não poder contar com uma quantia fixa e garantida todo mês seria um ponto negativo.