Terminando seu terceiro ano do mandato para o qual foi eleita em 2020, com 8.420 votos e 54,99% da preferência do eleitorado, Iara Braga (PSD) vem mudando o conceito de política em Eldorado do Carajás. Entrevistada com exclusividade pelo Blog em 2021, meses após ser empossada como a primeira prefeita do município em seus mais de 30 anos de emancipação, a professora goiana resumiu seu posicionamento: “O meu partido é o povo de Eldorado. Quem me ajudar a cuidar dele terá o meu apoio”.
Até então, em torno de 30 mil habitantes já foram beneficiados pelas ações e projetos da sua gestão. São iniciativas que abrangem um grande leque de prioridades, com atenção especial à saúde, área crítica durante a pandemia da covid-19, quando assumiu o cargo.
Uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) foi construída na Vila Tancredo Neves, enquanto a localizada no KM 2 foi reformada e ampliada, assim como a Unidade de Saúde da Família (USF) da Vila Gravatá. O município também recebeu um novo Centro de Fisioterapia, localizado no KM 100, a reabertura do Centro Cirúrgico do Hospital Municipal, e duas novas ambulâncias.
Já na Educação, Iara Braga se empenhou na melhora da infraestrutura das escolas, com a climatização de 90% das salas de aula de Eldorado do Carajás, e reforma e ampliação das escolas Santa Luzia, localizada na Vila Viveiro, e Construindo Conhecimento, na comunidade Lourival Santana. Além disso, mais de 14 mil uniformes escolares foram entregues gratuitamente aos estudantes da rede pública de ensino, os quais são transportados nos dois novos ônibus escolares adquiridos pela gestão.
Outras obras não menos importantes implementadas pela prefeita são a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Bairro Abaeté e de uma ponte de concreto na vicinal Castanheira. Por fim, o governo municipal também adquiriu e entregou uma nova caçamba de lixo e uma nova patrol.
Com pouco mais de uma semana restante em 2023, a gestão de Iara Braga se prepara para adentrar o último ano do atual mandato com a previsão de concluir as obras da USF do Bairro Abaeté, a construção de um centro de atividades no Setor 5 e de uma ponte de concreto sobre o Rio Sororó, na Gameleira.
Além disso, a construção de um novo Hospital Municipal de Eldorado, cujo prédio havia sido demolido e que funcionava em local alugado quando assumiu o cargo, também está no calendário de projetos para o próximo ano.