Nesta segunda-feira (21), o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, realizará uma entrevista coletiva na qual dará detalhes sobre a operação que apreendeu diversas armas e munições, além de prender cinco pessoas em flagrante delito, durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão domiciliares, referentes ao crime ocorrido na última segunda-feira (14), em um acampamento localizado na PA-150, no município de Eldorado do Carajás, no sudeste do estado.
A coletiva está marcada para as 10h, na sede da Delegacia de Geral da Polícia Civil, em Belém. A ação foi realizada por agentes da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários de Redenção, com o apoio da delegacia do município e das Superintendências de Marabá e de Redenção.
Durante a operação, realizada neste sábado (19), foram presas em flagrante cinco pessoas suspeitas de incendiar o acampamento Osmir Venuto da Silva, localizado entre os municípios de Eldorado do Carajás e Sapucaia, no último dia 14. Segundo informações da polícia, armas, munições e materiais usados no crime também foram apreendidos na operação.
De acordo com testemunhas, o crime teria sido cometido por quatro homens armados que chegaram ao local e atearam fogo no acampamento. No ataque, foram incendiados barracos, motocicletas, eletrodomésticos e objetos pessoais de aproximadamente 35 famílias que ocupavam uma área da fazenda há pelo menos oito anos.
Os acampados também relataram que os criminosos efetuaram disparos de arma de fogo, agrediram as vítimas e fizeram ameaças de morte. As investigações para elucidação total do crime continuam em andamento e uma Comissão da Pastoral da Terra (CPT) também acompanha o caso. (Tina Santos – com informações da Polícia Civil)