Manoel Claudio Furtado Veloso, médico cardiologista, é casado com a psicóloga Tábata Pereira da Silva Veloso e pai de Júlia e Theo. Exerce a medicina em Marabá desde 1990. Dr. Veloso é filho de Geraldo Veloso também médico e um dos políticos mais ilustres de Marabá, onde foi prefeito por dois mandatos. Em 2016, Dr. Veloso disputou sua primeira eleição. Naquele ano, concorreu ao cargo de prefeito de Marabá e, tendo recebido mais de 47 mil votos, ficou em segundo lugar. Em 2018, concorreu ao cargo de deputado federal, obtendo 35 mil votos em Marabá. Na eleição deste ano, Dr. Veloso concorre ao cargo de prefeito de Marabá, pelo PSL (17), tendo como vice, a Professora Claudia, do MDB.
Blog do Zé Dudu – Qual o foco da sua campanha? O que o senhor pretende passar aos eleitores neste momento?
Dr. Veloso – Os três últimos prefeitos tiveram atuações lamentáveis. O atual prefeito se gaba de ter “dinheiro em caixa” e colocado a casa em ordem. O que ele não diz é que esse dinheiro poderia ter sido usado para fazer obras relevantes. O que ele fez foi uma maquiagem nas principais vias da cidade. Basta sair do centro de cada núcleo para a gente encontrar a Marabá do Abandono. Na maioria dos bairros falta a infraestrutura mais básica – água, esgoto, calçamento, saúde pública, escola, transporte. Então, sei que podemos fazer muito mais. A arrecadação de Marabá vem subindo de forma consistente há mais de cinco anos. Há margem para investimentos, principalmente, em saúde, educação e saneamento. Nosso slogan, Marabá Merece Muito Mais, reflete nossa preocupação em transformar os recursos arrecadados em reais benefícios para nossa gente. Então, a primeira mensagem aos marabaenses é de esperança. Podemos e faremos muito mais. Chega de obras de fachada, feitas apenas para tapear a população.
Zé Dudu – Como o senhor vê Marabá hoje?
Dr. Veloso – Venho afirmando que Marabá ficou estagnada, parada no tempo. Porque os últimos três prefeitos pouco ou nada fizeram para manter Marabá como a cidade mais importante da região do Carajás. Neste aspecto, Canaã dos Carajás e Parauapebas assumem cada vez mais o protagonismo político, econômico e cultural da região. Nos últimos anos, Parauapebas construiu um novo Hospital Municipal, UPA e Policlínica. Enquanto isso, Marabá tem hoje menos leitos que tinha há 10 anos atrás e praticamente a mesma rede de atenção básica. Foram feitos “puxadinhos” e “reforminhas” no nosso Hospital Municipal e o atual prefeito simplesmente desistiu da UPA, mesmo tendo recebido o prédio pronto.
Zé Dudu – Caso eleito, qual será a sua prioridade ao assumir? Para onde serão direcionadas as suas primeiras ações?
Dr. Veloso – Não posso negar que diversas áreas requerem atenção urgente, então, para cada uma delas tenho as primeiras medidas. Na área da saúde, vou botar para funcionar imediatamente o posto de saúde do Bairro da Paz – construído na gestão passada e que o atual prefeito nunca colocou em operação – e retomar os Corujões da Saúde, uma forma de atender à demanda em horários alternativos. Vou enviar à Câmara Municipal o projeto que cria o Renda Cidadã, uma ajuda financeira para os mais carentes. Vou iniciar o programa de calçamento de ruas e avenidas, nos bairros mais periféricos. Vou reativar imediatamente o Conselho de Desenvolvimento de Marabá, para trazer à mesa todos os segmentos da cidade para juntos estabelecermos uma agenda mínima de medidas que sirvam como atrativos para empresários e trabalhadores visando reaquecer a economia de Marabá e proteger os empregos e os empreendimentos.
Zé Dudu -Por que votar no Dr. Veloso?
Dr. Veloso – Nos últimos 30 anos de minha vida, me preparei para este momento. Tenho a honra de ser filho de Geraldo Veloso, um dos maiores prefeitos de Marabá. De meu pai, herdei o amor pela medicina e pela política. Acima de tudo, tenho uma paixão enorme por Marabá. Sei que posso, com a ajuda de Deus e o apoio dos marabaenses, inaugurar um tempo de prosperidade e paz social em nossa cidade. Por isso, afirmo sempre que votar em Dr. Veloso não é apenas uma escolha partidária. É uma escolha sobre o futuro que queremos para nossa cidade.
Por Eleuterio Gomes – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Marabá