O primeiro turno das eleições ocorre no próximo domingo (2). Os eleitores devem escolher candidatos para presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.
Faltando poucos dias para a eleição, algumas pessoas ficam em dúvida sobre o seu local de votação e zona eleitoral. Veja como encontrar essa informações:
Site do TSE
O cidadão que quer confirmar sua zona eleitoral pode entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É bem simples, basta o eleitor informar o número do CPF ou do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe.
O resultado indicará os números da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação.
Na parte superior da página, existe a opção “eleitor e eleições”. Ao clicar nesse tópico, a pessoa será redirecionada para dois menus: em “Eleitor”, é só clicar no link “Local de votação/zonas eleitorais”.
A página indicará o resultado com o número da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação. Para pesquisar, basta preencher três informações:
- nome, número do título de eleitor ou CPF
- data de nascimento
- nome da mãe
Ainda na página principal do TSE há outra possibilidade de consulta no “Autoatendimento do Eleitor”, disponível no alto do menu “Eleitor e Eleições”, ou no conjunto de menus localizados no lado direito da capa do portal.
Neste caso, para realizar a consulta, basta clicar no ícone “Onde Votar” e preencher o formulário disponível com as mesmas informações pessoais para obter os dados do local de votação.
O eleitor ainda pode consultar os locais de votação para o eleitorado que solicitou o voto em trânsito e, ainda, o voto em trânsito do eleitorado militar e servidores da Justiça Eleitoral que estarão em serviço no dia da eleição.
e-Título
Além do site do TSE, o eleitor pode confirmar sua zona eleitoral pelo aplicativo e-título. Para realizar a consulta, basta entrar no aplicativo e, no menu principal, clicar em “Onde Votar”. Uma nova tela se abrirá, com os dados sobre a seção, zona e endereço.
Pelo app, o cidadão pode ativar a localização do celular e ser guiado até sua zona eleitoral por meio de um mapa virtual.
O e-título pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Apple e Android.
O download ficará suspenso no dia 1º de outubro, dia anterior à eleição, e retorna somente no dia seguinte ao pleito. No segundo turno, será possível baixar o aplicativo somente até 29 de outubro, data anterior ao segundo turno.
Chatbot do WhatsApp
O eleitor ainda pode saber da sua zona eleitoral pelo Chatbot do TSE. Para acessar o assistente virtual, o eleitor pode salvar o número +55 61 9637-1078 na lista de contatos do WhatsApp ou clicar neste link e salvar o contato para receber os conteúdos do bot.
A consulta ao local de votação deve ser feita da seguinte forma: no menu principal, basta clicar em “Acesse o Chatbot” e, em seguida, “ver tópicos”. Na sequência, dentro de “Serviços ao Eleitor”, basta escolher a opção “Local de votação”. A partir daí, a consulta pode ser feita pelo nome completo, título de eleitor ou CPF.
Ao inserir qualquer um desses dados, juntamente com a data de nascimento e nome completo da mãe, o aplicativo apresentará o resultado, com as informações sobre o domicílio eleitoral – zona, seção, local, endereço e município –, bem como com um mapa que indica, com precisão, o local onde a eleitora e eleitor deve comparecer para votar no dia 2 de outubro, primeiro turno das Eleições 2022.
Fonte: G1