Aconteceu, nesta quarta-feira (2), na reta final para as eleições deste ano, uma reunião promovida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), com agentes e instituições que integram as forças de Segurança Pública para tratar das estratégias e ações que serão adotadas para assegurar uma eleição limpa e segura nos municípios de Marabá, Nova Ipixuna e Bom Jesus do Tocantins. Durante a reunião foram apresentados os locais de votação, a logística da votação e os núcleos de centrais de transmissão.
Estiveram presentes na reunião os juízes eleitorais Caio Marco Berardo e Alexandre Hiroshi Arakaki, responsáveis respectivamente pelos ofícios da 100ª e 23ª Zonas Eleitorais (ZEs). O Ministério Público foi representado pelas promotoras de Justiça Mayana Silva de Sousa, da 100ª, e Jane Cleide Silva Souza, da 23ª ZE.
Também participaram da reunião a Polícia Civil do Pará, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e a Guarda Municipal de Marabá.
Esta importante etapa fortalece o compromisso dos órgãos de segurança pública no pleito eleitoral, além de fornecer às instituições as informações necessárias para a construção do Plano Tático e Operacional de Segurança para as Eleições 2024.
Na reunião, foi reforçada a necessidade de colaboração das instituições e a disposição para o diálogo e o compromisso com os trabalhos em prol do pleito. Foi destacado também que o trabalho em conjunto é de extrema importância para garantir a legitimidade do processo eleitoral de votação.
A proposta é realizar o pleito com toda eficiência e, para isso, é preciso que haja rigor e que todos caminhem de mãos dadas, sem poupar esforços, a fim que haja uma eleição com excelência com seriedade e transparência primando pela liberdade ao direito do voto e pela democracia.
(Fonte: MPPA)