Eleições 2024: Primeira pesquisa em Parauapebas aponta Aurélio Goiano na preferência do eleitorado da Capital do Minério  

Tanto na sondagem estimulada quanto na espontânea, o vereador do PL aparece na dianteira. O nome do também vereador Rafael Ribeiro vem em segundo lugar

Continua depois da publicidade

A 277 dias das eleições municipais, o Doxa Pesquisas publica, nesta quinta-feira (22), sua primeira sondagem oficial registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). Tendo como alvo Parauapebas, os números indicam a liderança do vereador Aurélio Goiano (PL), com 36,8% da preferência do eleitorado da Capital do Minério, para ocupar a prefeitura nos próximos quatro anos.

Em segundo lugar, aparece o vereador Rafael Ribeiro (MDB), com 15,5%, seguido do deputado estadual Braz (PDT), 8,2%; ex-prefeito Valmir Mariano (PSD), 3,4%; Hipólito H2 (Podemos), 3,2%; Dr. Felipe (PRB), 2,5%; e o deputado federal Keniston Braga (MDB), 1,9%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 28,6%.

PESQUISA ESTIMULADA

Esse é o resultado da pesquisa estimulada, em que o entrevistador oferece ao entrevistado uma relação com os nomes dos concorrentes. Porém, na pesquisa espontânea, onde entrevistador pergunta “em quem você votaria para prefeito nas eleições deste ano?”, sem apresentar os nomes dos pré-candidatos, Aurélio Goiano continua na frente, na preferência do eleitor, com 12,6%.

PESQUISA ESPONTÂNEA

Depois vêm: Rafael Ribeiro, com 3,2%; Braz (PDT), 1,7%; Darci Lermen, que não pode mais concorrer à reeleição, mesmo assim tem, 1,5%; Keniston Braga, 0,4%; Fred, Hipólito H2 e Wilson, 0,2% cada.

A sondagem também mediu a rejeição aos nomes dos pré-candidatos, onde o pesquisador pergunta “em quem você não votaria de jeito nenhum?”: na dianteira aparece o deputado Braz, com 10,3% de rejeição, seguido de Aurélio Goiano, 9,7%; Valmir Mariano, 8%; Keniston Braga, 7,6%; Rafael Ribeiro, 5,5%; Hipólito H2, 2,1%; e Dr. Felipe, 1,1%, sendo o menos rejeitado.

REJEIÇÃO

A pesquisa, entretanto, mostra que todos os pré-candidatos atingiram baixa rejeição, uma vez que 32,8% disseram que não rejeitam nenhum dos nomes; e outros 23,1% não se manifestaram.

O Doxa também quis saber sobre a avaliação do governo de Darci Lermen, à frente da Prefeitura de Parauapebas. E o resultado apontou que 60,5% dos eleitores desaprovam o seu governo; enquanto 34,0% aprovam a maneira do prefeito governar. Outros 5,5% não se manifestaram.

Sobre o governador Helder Barbalho, este tem a aprovação de 50,6%, e sua desaprovação é de 37,8%. Outros 11,6% dos entrevistados não se manifestaram.

A respeito do governo Lula, este tem a aprovação de 45,2% dos eleitores do município, enquanto 51,1% desaprovam.

Ficha técnica da pesquisa

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o Nº PA-08242/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Análise: Dornélio Silva – Cientista Político da Doxa

Dados da pesquisa

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em Parauapebas-PA

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 500 entrevistas

Período: 15 a 17 de fevereiro de 2024

Contratante:  DDD91 LTDA / DDD91-Estado do Paráonline

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião