A segunda pesquisa eleitoral do Instituto Simetria em Parauapebas, sudeste do Pará, aponta o crescimento dos dois pré-candidatos que lideram a corrida para prefeito neste ano. Na consulta estimulada, Aurélio Goiano (Avante) tem 45,8% das intenções de voto, seguido de Rafael Ribeiro (UNIÃO), com 24,7% da preferência dos eleitores ouvidos. Comparados aos números da primeira sondagem feita pela mesma entidade, Goiano subiu apenas 2,6 pontos percentuais, enquanto Ribeiro teve uma elevação de 5,7 pontos percentuais.
Ou seja, na primeira sondagem, Aurélio Goiano tinha 43,2%, e Rafael Ribeiro aparecia com 19% da preferência. Logo, o vereador do Avante pouco saiu do lugar, enquanto o presidente da Câmara de Parauapebas subiu a passos largos, conforme os números apurados em campo.
Na pesquisa espontânea, Goiano aparece com 41,3% e Ribeiro tem 18,1%. Mesmo assim, também registra boa subida, haja vista que, na primeira pesquisa, eles tinham, respectivamente, 27,3% e 10,2%.
Vale explicar que, na pesquisa estimulada, o entrevistador oferece ao entrevistado uma lista com os nomes de todos os concorrentes. Já na espontânea, ele pergunta em quem o entrevistado pretende votar nas próximas eleições.
Então, na estimulada, depois de Aurélio Goiano e Rafael Ribeiro, que lideram a corrida vêm: Dr. Felipe, 2,7%; Valmir Mariano e Hipólito H2, 1,8% cada um; Keniston Braga, 1,2%; Graziela Ribeiro, 0,5%, outros, 0,3%; e não avaliou, 31,2%.
Na pesquisa espontânea, após Aurélio e Rafael, que também lideram nessa modalidade, vêm: Dr. Felipe, 4%; Hipólito H2, 2,7%; Valmir Mariano, 2,5%; Keniston Braga, 2,3%; Graziela Ribeiro, 1,2%; nenhum, 1,8%; e não avaliou/indeciso, 14,9%.
Quanto ao quesito rejeição, representado pela pergunta “em quem você não votaria de jeito nenhum?”, o nome de Rafael Ribeiro é citado por 8,7% dos entrevistados. Já 10,4% não votariam em Aurélio Goiano. Os menos rejeitados são: Dr. Felipe, com 3,4; Keniston, 6,4%; Graziela, 7,2%; e Hipólito, 10,4%.
Vereador
Na sondagem para a eleição à Câmara Municipal, os números confirmam o bom desempenho do vereador Zé do Bode, apontado em primeiro lugar, com 14,5% da preferência dos entrevistados. Depois dele vêm: Laércio da ACT, com 7,5%; Carteiro, 5,8%; Andrew, 4,6%; e Leo Márcio, 4%, seguidos de outros nomes com percentuais abaixo de 3%.
A pesquisa também mediu o desempenho do atual prefeito de Parauapebas, Darci Lermen; do governador do Pará, Helder Barbalho, e do presidente da República, Luis Inácio da Silva Lula.
Perfil da amostra
- O levantamento foi realizado entre os dias 11 e 14 de junho de 2024;
- Foram ouvidos, de modo presencial, 600 eleitores;
- Margem de confiança: 95%;
- Margem de erro: 4% para mais ou para menos;
- Estatístico responsável: Rui da Costa Abrantes (Core 6221).
4 comentários em “Eleições em Parauapebas: Aurélio Goiano mantém a liderança seguido de Rafael Ribeiro, aponta pesquisa Simetria”
AURELIO GOIANO VENCERA E FACIL ESSA ELEIÇÃO , Q FICARÁ MARCADA COMO A MAIOR DERROTA DE UM CANDIDATO DE DIREITO , PREFERIDO DO PREFEITO, E Q SE CONTAR O QUE DEIXARAM DE FAZER ATÉ ENVERGONHA QUEM ENTENDE DE POLITICA…
Pingback: Parauapebas: Zé do Bode lança sua candidatura a vereador em grande evento - ZÉ DUDU
Esse pessoal das pesquisas, podiam colocar o endereço onde foi ouvido as pessoas. Eu ainda não vi alguém dessas pesquisas.
Louvável o esforço do articulista para tentar minimizar o esqualido desempenho do candidato da situação,mesmo com todas as ações eleitorais da Prefeitura,em especial a “Prefeitura nos Bairros”.
Rafael respira por aparelhos,em estado grave.
A campanha não decola de jeito nenhum…