Por Ulisses Pompeu – de Marabá
Os eleitores marabaenses poderão conhecer e avaliar as propostas dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador a partir do dia 21 de agosto (daqui a uma semana), quando será dado início à veiculação da propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio. A propaganda não será veiculada apenas aos domingos e continuará até o dia 4 de outubro.
A veiculação para o cargo de prefeito e vice-prefeito será às segundas, quartas e sextas-feiras. Já para vereador, a propaganda será transmitida às terças, quintas e sábados. Os horários de transmissão serão das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h na televisão e, no rádio, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30.
No último dia 9, o juiz da 100ª Zona Eleitoral de Marabá, Eduardo Antônio Martins Teixeira e a promotora eleitoral Alexssandra Muniz Mardegan reuniram os representantes das coligações e partidos para definir o tempo de propaganda e realizar o sorteio da ordem de apresentação das propostas na TV e rádio.
A coligação Mudança pra Valer, do candidato João Salame Neto (PPS), ficará com maior tempo no horário eleitoral gratuito, no rádio e na TV. Serão 10 minutos e 3 segundos. A coligação Trabalho e Compromisso por Marabá, do candidato Sebastião Miranda Filho, terá 9 minutos e 5 segundos. A coligação A Marabá que Queremos, encabeçada pelo atual prefeito Maurino Magalhães de Lima, terá 6 minutos e 39 segundos. A coligação Frente da Esquerda, do candidato Manoel Rodrigues da Silva (PSOL), terá 2 minutos e 7 segundos. Por último, Paulo César de Carvalho Silva (PRP), terá 2 minutos e 4 segundos.
Os candidatos a vereador do PPS vão abrir o horário eleitoral no rádio e na televisão, na terça-feira, dia 21. Em seguida, aparecem os candidatos da coligação Avança Marabá, PSB, Mudança Pra Valer, Frente de Esquerda, Reconstruindo Marabá, PRP, PP, Muda Marabá, PTB, PMN, PT, PR e Juntos Venceremos.
Na quarta-feira, 22, será transmitida a propaganda dos candidatos a prefeito. O primeiro programa será de Maurino Magalhães e, em seguida, será exibido o de Tião Miranda. O terceiro será de César do Comércio, o quarto de João Salame e Manoel Rodrigues da Silva será o último. No dia 24, sexta-feira, quem era último passa a ser primeiro e assim continua a rotatividade dos candidatos.
Os partidos ou coligações de prefeito e vice terão direito a 30 minutos de inserções, a serem distribuídos entre 4 blocos de audiência, no intervalo de 8h às 24h, ao longo dos 45 dias de propaganda, tanto no rádio quanto na televisão e de segunda-feira a domingo.
Serão 10 minutos para todos os candidatos a prefeito e seus vices, e os 20 minutos restantes proporcional à representatividade na Câmara dos Deputados. A partir deste ano o cálculo levará em conta também a representatividade do Partido Social Democrático (PSD), criado no ano passado.
Ficou definido na reunião promovida pela Justiça Eleitoral que a emissora geradora para a televisão será a RBA (Rede Brasil Amazônia), enquanto para as rádios será a Liberal FM.
4 comentários em “Eleições 2012: em Marabá, João Salame sai na frente com maior tempo de TV e rádio”
minha gente vamos dar mais uma chace pro maurino qm sabe ele nao muda maraba mais uma ves!!!!!!!!!!1111111
Sonha que o TIAO ganha algo. Ta comendo?
A única maneira do João estar a frente do Tião é dessa maneira ou em ordem alfabética.
Aqui em Maraba é Tião Miranda na cabeça, e olhe vcs vão ver em torno de 60%, no mínimo.
sou fã desse blog embora muitas notícias que são relevantes não estarem postadas;
como a atuação do Jader no senado; e do Lula que está na veja, publicado por Ferreira Gullar ” só o chefe não sabia”